Engordadouro: bairro alia tradição e qualidade de vida em Jundiaí

Engordadouro: bairro alia tradição e qualidade de vida em Jundiaí

Imagine um lugar onde você pode morar com tranquilidade, próximo ao Centro da cidade, a poucos quilômetros de centros comerciais e a poucos minutos do Distrito Industrial, com fácil acesso a rodovias como a Anhanguera. Imagine ainda poder desfrutar da natureza com a família e amigos na mesma região.

Pois bem, se você ainda não conhece precisa passar pelo menos um dia pelas bandas do bairro Engordadouro, na região noroeste de Jundiaí. 

Aliado a todas estas peculiaridades, você ainda pode descobrir muitas histórias de seus moradores e visitantes que fazem do bairro um local encantador e aprazível. 

A nossa reportagem foi conferir de perto o sentimento de quem anda pelas ruas e frequenta o dia a dia no local. Por lá, conhecemos o seu Nelson Tersigni, comerciante de 56 anos. Como antigo morador e frequentador do bairro há mais de 45 anos, ele conta, com brilhos nos olhos a transição da vida rural para a transformação em zona urbana que a região viveu.

LEIA TAMBÉM:

Myriad, no Engordadouro, chama a atenção por projetos e localização
5 motivos que fazem do Engordadouro um dos melhores bairros para morar
Condomínio no Engordadouro oferece qualidade de vida em lugar histórico de Jundiaí

“Eu trabalhei aqui na roça em plantações que existem até hoje. Este sempre foi um local de plantio de morangos, uvas e alface”, recorda, indicando que a boa essência do ‘interior’ do bairro ainda está intocada e convive junto com a valorização do local. “Aqui a gente preserva muito essa questão da raiz, temos muitos amigos de décadas e recebemos muito bem quem é novo por aqui”, diz, orgulhoso.

Seu Nelson Tersigni acompanha há 45 anos a evolução do bairro

Além das origens, ele destaca a localização estratégica do bairro, com proximidades a equipamentos públicos, farmácias, bancos e supermercados. “É muito bom e seguro de se morar. Todos se conhecem e somos cercados de plantações e mata nativa por todos os lados”, afirmou, ainda lembrando da possibilidade de vista da Serra do Japi em pontos mais altos do bairro e do grande cartão postal da região: o parque do Engordadouro, inaugurado em 2015, com 173 mil metros quadrados. 

História e origem do nome

O Engordadouro foi inicialmente uma fazenda da Família Scalla que, mais tarde, com a morte do proprietário, foi dividida entre os filhos. A divisão de lotes entre eles permitiu a venda para outras famílias em maioria de origem italiana. Na região estes sobrenomes são muito conhecidos: Demarchi, Stella, Galiego, Carossi, Picchi, Carbonari, entre vários outros. A origem do nome “Engordadouro” vem da passagem dos Tropeiros pela região, vindos do Sul e Centro-Oeste do país. Eles traziam cavalos e gados, aproveitando do capim e água abundantes para alimentar e matar a sede dos animais, além de ser uma parada estratégica para a tropa. “Temos muita história para contar por aqui, mas também é muito bom poder ver o crescimento e valorização que essa região vem passando”, conclui seu Nelson.

Para saber mais sobre o Myriad Parque Residencial Clube, acesse o SITE  

seta blue

Recomendados para você