Pastel de Nata cruzando o Atlântico: de Portugal para Jundiaí

Pastel de Nata cruzando o Atlântico: de Portugal para Jundiaí

Os pastéis de nata ou pastéis de Belém são uma das mais populares especialidades da doçaria portuguesa. Mas você deve imaginar que teria de cruzar o Atlântico para apreciar este quitute, não é? Isto não é verdade.

Em Jundiaí, o Lisboa Culinária Portuguesa oferece esta sobremesa trazida diretamente de Portugal.

O doce é feito à base de massa folhada crocante (ou estaladiça para os patrícios) e recheio composto de ovos, açúcar e alguns outros ‘segreditos’ guardados a sete chaves. Para ter o sabor legítimo, o recheio não pode ser demasiado doce, a massa tem de ser pouco gordurosa e eles têm de ser tão bons mornos como frios.

Muita história envolvida

A receita original é exclusiva da Fábrica dos Pastéis de Belém, junto ao Mosteiro dos Jerônimos, em Lisboa, onde tradicionalmente, os pastéis de Belém comem-se ainda quentes, polvilhados de canela e açúcar em pó.

O Pastel de Belém foi eleito em 2011 uma das 7 Maravilhas da Gastronomia de Portugal.

Conta a lenda que o doce era  comercializado numa feira pelos monges e, com o encerramento do convento em 1834, a receita saiu para o exterior, tendo parado, em 1837, nas mãos do empresário Domingos Rafael Alves. A receita original só é conhecida atualmente, por pouquíssimas pessoas, e é mantida na “Oficina do Segredo”.

Fato é que poucos conseguem reproduzir o sabor e a crocância do original. Então, aproveite!

Serviço

O Lisboa fica aberto de terça a domingo para o almoço e de terça a sábado para o jantar.
O novo endereço: Rua Conrado Augusto Offa, 535, Chácara Urbana, Jundiaí – SP.
Telefone: (11) 2709-5100
fb.com/lisboajundiai/

Recomendados para você