10 conselhos de especialistas para você escolher o melhor seguro para o seu carro

10 conselhos de especialistas para você escolher o melhor seguro para o seu carro

O momento é de instabilidade econômica, então cada Real economizado pode fazer a diferença no orçamento no fim do mês. Quando se trata de seguro de automóvel, no entanto, não adianta apenas cortar gastos.

É preciso analisar, comparar, cotar e escolher o melhor custo-benefício, para que, de fato, você e seu carro fiquem seguros. O Tribuna de Jundiaí, por meio da consultoria da Gebram Seguros, elaborou uma lista com 10 dicas para facilitar a sua vida na escolha da proteção do seu veículo. Confira:

1 – Faça simulações

Nos dias de hoje, as cotações, inclusive on-line, podem facilitar a sua vida e te dar uma ótima previsão de custos.

Nesse tipo de serviço, é possível saber, de maneira automática, o valor que será pago no seguro do seu carro em diferentes situações e seguradoras, aumentando assim as chances de você ter o mesmo tipo de proteção sempre com o menor preço possível.

Na Gebram Seguros, você pode cotar o seguro de automóveis, caminhões, ônibus, motos e outros. Você pode fazer isso on-line (clique aqui), pelo telefone (11) 4583-1111, ou diretamente nos escritórios com um corretor. A matriz da Gebram está localizada na Rua Eduardo Tomanik, 241, na Chácara Urbana, Jundiaí.

2 - Preencha os formulários com calma

Formulários podem ser um pouco cansativos de serem preenchidos, mas é necessário muita atenção e paciência em seus preenchimentos. Muitas vezes, um pequeno erro cometido pode causar grandes transtornos no futuro do segurado, como uma cobertura desnecessária ou ausência de alguma proteção essencial.

3- Clareza nas informações

Muita gente cai no erro de omitir informações para baratear o seguro, mas essa prática pode levar inclusive à perda do direito por parte do segurado. Portanto clareza e sinceridade são importantes para você obter a melhor cobertura.

4 – Seja um motorista exemplar

Ao respeitar as leis de trânsito, você automaticamente dirige de maneira mais segura, o que diminui drasticamente as chances de se envolver em qualquer tipo de acidente. Quem não usa o sinistro do seguro-auto, dentro do período de um ano, ganha um bônus no momento da renovação.

Os valores podem variar entre cada seguradora e isso é cumulativo, ou seja, o motorista parte da classe 0 e pode chegar até a classe 10. Cada ano sem utilização do sinistro um degrau nas classes é subido. Quem alcança a classe 10, tem quase 50% de desconto na renovação do seguro auto.

5 - Equipamentos de segurança reduzem os preços

Contar com equipamentos contra roubo instalados, tais como rastreadores, alarmes e até mesmo travas, diminuem as chances de roubo e facilitam a localização do veículo, o que reduzem o risco da seguradora, ou seja, contribuem para a queda do valor do seguro-auto. Se o seu veículo tiver um sistema de segurança instalado, o valor do seguro pode cair até 20%.

6 – Garagem protege e economiza

Quanto menos o carro ficar exposto a riscos, menor será o valor do seguro do automóvel. Deixá-lo na garagem de casa ou então dentro de estacionamentos fechados diminui consideravelmente as chances de roubo, furto e até mesmo pequenos acidentes. Ter um lugar para guardar o carro pode diminuir o preço do seguro em aproximadamente 25%, ou seja, um desconto bem considerável.

7 – Que não falte e não sobre

Quanto mais cobertura, mais caro será o seguro. Pode ser, entretanto, que uma cobertura restrita demais possa acabar te deixando na mão quando precisar. Por isso, entender as suas necessidades e conversar com seu corretor são passos importantes para encontrar o produto certo para você.

8 - Escolha bem o tipo de Franquia

A franquia é o valor que o cliente paga em caso de perda parcial que não envolve terceiros, arcando com parte do prejuízo. Se você souber escolher bem o tipo de franquia isso já vai ajudar bastante a diminuir o valor do seguro. Ao escolher a Franquia Normal, o segurado paga o valor total estabelecido para a categoria do seu veículo. Já na franquia reduzida, paga metade do valor da categoria do veículo. A escolha, contudo, influi no preço final do seguro. Então, cada caso é um caso. A dica é analisar com o corretor, qual seria o mais vantajoso para o seu perfil.

9 - Informe o corretor mudanças

Assim como preencher o questionário da maneira correta pode render descontos, atualizar informações ao fazer a renovação também pode gerar econoomia. É importante, além disso, informar ao corretor mudanças que possam encarecer o seguro para evitar incompatibilidade de dados em caso de sinistro. 

10 – Saiba se o seu carro é muito visado

Infelizmente os criminosos preferem determinados carros para roubar e furtar. Ter conhecimento do índice de sinistros de diferentes modelos ajuda a economizar no seguro-auto, pois te dará condições de escolher um carro que seja menos visado. Se você vai fechar o seguro para um veículo que já possui, passará, então, a conhecer melhor os seus riscos.

Para ter mais informações sobre seguro-auto, consulte:

Gebram Seguros
(11) 4583-1111
www.gebram.com.br

Recomendados para você