Enzo está 100% saudável após doação de medula óssea
Connect with us

Saúde

Enzo está 100% saudável após doação de medula óssea

Pedro, irmão gêmeo de Enzo, foi seu doador de medula óssea. “A alegria de saber que eles são unidos desde o ventre até a medula é uma grandeza de Deus”, comemora a mãe

Published

on

Atualizado há

À esquerda, Enzo em tratamento para receber a doação de medula óssea; à direita Enzo pós-transplante.
Enzo está curado e saudável (Foto: Arquivo pessoal)

Neste sábado, 21 de setembro, é comemorado o Dia do Doador de Medula Óssea e não poderíamos relembrar a história de Enzo e seu irmão gêmeo, Pedro, que foi o seu doador de medula óssea. 

Enzo enfrentou uma batalha entre 2019 a 2020 contra a leucemia, quando tinha apenas 5 anos, passando pelo Grendacc, hospital referência em oncologia infantil de Jundiaí. Em busca de sua cura, uma onda de solidariedade se fortificou em busca de conseguir o valor do remédio blinatumomab, que não era fornecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS) naquela época. 

Com o medicamento em mãos, o transplante foi realizado e foi um sucesso. Hoje, Enzo está saudável e totalmente curado, prestes a tocar o sino da vitória e, em entrevista ao Tribuna de Jundiaí, sua mãe Rosana Nunes conta como foi todo esse processo e a importância da doação de medula óssea. 

Enzo durante internação (Foto: Arquivo pessoal)

“Eles são unidos desde o ventre até a medula”

Rosana explica que os primeiros dias após o transplante foram de cuidado extremo com idas e vindas ao hospital para estar monitorando a medula, realização de exames e, claro, cuidar da alimentação e seguir repouso. “A recuperação foi perfeita e ele não teve nenhuma complicação”, recorda.

Enzo precisou de uma dieta especial nessa recuperação pós-transplante (Foto: Arquivo pessoal)

Mas antes de chegar neste período de recuperação, Rosana contou que teve dúvidas em passar por esse processo com o seu outro filho e afirma que, mesmo ele sendo muito pequeno, ela sempre conversou e tentou explicar de uma maneira que ele entendesse que ele salvaria a vida do irmão. 

“Eu sabia que para salvar um filho o outro tinha que internar para realizar o procedimento e, eu como mãe, fiquei com dúvidas e medo porque não queria arriscar meu outro filho, mas tivemos muitas conversas com profissionais sobre como seria o processo e eles falaram que não teriam riscos para o doador”, detalha. 

O procedimento consiste em retirar células do sangue do doador. A recuperação seria de até dois dias. “Não teria nenhum corte profundo ou perigo para a sua saúde e isso aliviou meu coração de mãe”, afirma Rosana. 

A família no Hospital de Amor, em Barretos – SP (Foto: Arquivo pessoal)

Agora para o Enzo, a preocupação não foi embora. “Mesmo sendo irmão com uma medula 100% compatível ainda existia um pequeno risco de rejeição, mas graças a Deus foi perfeito e muito bem acompanhado lá no Hospital de Amor, em Barretos. Lá é referência em transplante e fomos bem atendidos e cuidados”, completa Rosana. 

A medula pegou com 9 dias, segundo a mãe de Enzo (Foto: Arquivo pessoal)

Rosana ainda recorda que os filhos ficaram separados por alguns meses devido ao isolamento social provocado pela pandemia da Covid-19, o Enzo precisava evitar ao máximo a exposição por conta dos riscos. 

Veja o momento do reencontro de Enzo com o seu irmão, doador de medula óssea:

Enzo reencontra seu irmão Pedro, seu doador, após meses sem se ver devido à pandemia (Foto: Arquivo Pessoal)

Hoje eles estão com 9 anos e são inseparáveis e Rosana destaca a importância de ser um doador de medula e em saber que o doador não corre riscos.

Enzo e Pedro estão com 9 anos (Foto: Arquivo Pessoal)

“A alegria de saber que eles são unidos desde o ventre até a medula é uma grandeza de Deus, um renascimento. Sempre falo para o Pedro sobre a sua importância na vida do irmão. Uma médica do Grendacc disse que ganhei na loteria quando soube que o irmão era compatível e eu ganhei mesmo com essa benção. Espero que muitas outras pessoas possam encontrar o seu salvador”, finaliza. 

Enzo e Pedro em passeio pela cidade (Foto: Arquivo pessoal)

Como ser um doador de medula óssea?

Atualmente, há duas formas de realizar a doação de medula óssea, sendo por punção ou aférese. 

  • A punção é um procedimento realizado sob anestesia e a medula óssea é retirada do interior do osso da bacia. É necessário fazer a internação de 24 horas e o pós-procedimento pode ser dolorido nos primeiros dias. 
  • A aférese é um método que o doador de medula utiliza uma medicação por 5 dias, aumentando a produção de células-tronco no sangue. A doação é feita pela máquina de aférese que colhe o sangue de duas veias do doador, separando as células-tronco e devolvendo componentes do sangue. O procedimento não necessita de internação ou anestesia.

E hoje, das 10h às 14h, o Grupo Medula Óssea Jundiaí, está realizando o cadastramento de novos doadores de medula no Sesc Jundiaí (Av. Frederico Antônio Ozanan, 6600), em parceria com o Hemocentro da Unicamp. 

Saúde

Setembro amarelo: Pesquisas por burnout e sintomas cresceram 37% em 2024

Crescimento nas buscas e casos de burnout revelam urgência em debater a saúde mental no ambiente de trabalho

Published

on

As buscas online pela síndrome e seus sintomas cresceram 37% no Brasil, de janeiro a julho de 2024, conforme levantamento da Medprev sobre Burnout. O aumento significativo em relação ao mesmo período de 2023 reforça a urgência de abordar o tema durante o Setembro Amarelo, mês em que a conscientização da saúde mental está em destaque. O burnout é conhecido…

Continue Reading

Saúde

Campanha de conscientização sobre retinoblastoma começa hoje

Published

on

Close-up de olhos de uma criança, destacando a importância do diagnóstico precoce do retinoblastoma infantil.
Foto: Canva

A terceira edição da campanha De Olho nos Olhinhos tem início hoje (21), com o objetivo de conscientizar a população sobre os sinais e sintomas do retinoblastoma, um dos tipos mais comuns de câncer ocular em crianças de 0 a 5 anos. Esta mobilização de alcance nacional será realizada em 44 shoppings de 30 cidades brasileiras, com a participação de…

Continue Reading

Saúde

Parceria entre Hospital São Vicente e AC Camargo eleva qualidade dos diagnósticos em Jundiaí

Contrato firmado prevê uma redução de 33% no tempo de entrega dos resultados

Published

on

Amostra de exame sendo coletada em sala do Hospital São Vicente, em Jundiaí.
Exames são realizados por meio de coleta de amostras biológicas (Foto: Divulgação/ HSV)

O Hospital São Vicente (HSV) de Jundiaí comemora mais uma parceria com o A.C Camargo Câncer Center, referência nacional no tratamento oncológico, para a realização de exames anatomopatológicos e de imuno-histoquímica.  A nova parceria representa um avanço significativo na qualidade e na agilidade dos serviços oferecidos pelo Hospital São Vicente, especialmente no diagnóstico de doenças complexas como o câncer.  “Esses…

Continue Reading

Saúde

Vacinação infantil contra Covid-19 é retomada em Jundiaí com novo estoque

A vacinação para o grupo prioritário ocorre em seis locais, exclusivamente por agendamento

Published

on

Vacinação em Jundiaí está sendo realizada para crianças.
Para população a partir de 12 anos que faz parte do grupo prioritário, a dose aplicada será individual (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

O estoque de vacina contra a Covid-19 de Jundiaí foi reabastecido nesta terça-feira (17) e a aplicação das doses foi retomada para crianças de 6 meses a menores de 5 anos e para crianças de 5 a 11 anos que pertencem aos grupos prioritários. A informação foi confirmada em nota divulgada pela Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS). …

Continue Reading

Bem-estar

Confira como evitar infecções oculares com lentes de contato em clima seco

Para prevenir infecções oculares, recomenda-se o uso de solução higienizadora de dupla ação com 0,6% de peróxido de hidrogênio.

Published

on

O uso inadequado de lentes de contato pode resultar em infecções oculares
Foto: Canva

Mais de 3 milhões de pessoas utilizam lentes de contato no Brasil, e o crescente número de usuários tem levado a um aumento na incidência de ceratite infecciosa. Esta inflamação da córnea, a lente externa do olho, é especialmente preocupante devido ao clima seco predominante. A baixa umidade contribui para a evaporação acelerada das lágrimas, deixando os usuários mais suscetíveis…

Continue Reading
Advertisement