Maggie Smith, atriz de 'Harry Potter' e 'Downton Abbey', morre aos 89 anos
Connect with us

Minuto de Silêncio

Maggie Smith, atriz de ‘Harry Potter’ e ‘Downton Abbey’, morre aos 89 anos

Nascida em 1934 em Ilford, Londres, Maggie Smith teve uma carreira brilhante, que resultou no Oscar de Melhor Atriz por “Primavera de uma Solteirona”.

Published

on

Atualizado há

Maggie Smith interpretou Minerva
Warner Bros. Pictures/Divulgação

A renomada atriz britânica Maggie Smith, conhecida mundialmente por seus papéis em “Harry Potter” e “Downton Abbey”, faleceu aos 89 anos. A notícia foi confirmada por seus filhos, Toby Stephens e Chris Larkin, em uma declaração oficial à imprensa.”É com grande tristeza que anunciamos a morte da dama Maggie Smith. Ela faleceu pacificamente no hospital na manhã de hoje, sexta-feira, 27 de setembro.”

O texto ainda destacou o caráter reservado da atriz, mencionando que ela estava cercada por amigos e familiares em seus momentos finais. “Ela deixa dois filhos e cinco netos que estão profundamente abalados pela perda de sua mãe e avó extraordinária”, acrescentaram.

A família aproveitou a oportunidade para expressar gratidão à equipe médica do hospital Chelsea and Westminster, agradecendo pelo cuidado e apoio durante os últimos dias de vida de Maggie. Eles pediram que a privacidade fosse respeitada neste momento de luto.

A carreira de Maggie Smith

Nascida em 1934 em Ilford, Londres, Maggie Smith teve uma carreira brilhante que se estendeu por várias décadas. Após a Segunda Guerra Mundial, sua família mudou-se para Oxford, onde seu pai trabalhou como patologista na Universidade de Oxford. Foi lá que ela começou sua carreira nos palcos, frequentando a Oxford Playhouse School entre 1951 e 1953.

Sua estreia nos palcos ocorreu em uma produção da Oxford University Dramatic Society de “Noite de Reis”, de William Shakespeare. Logo, Smith se estabeleceu como uma figura de destaque nos teatros de Londres, incluindo o famoso The Old Vic.

Premiações e reconhecimentos

Maggie Smith alcançou grande sucesso em várias frentes, incluindo o cinema. Em 1969, ela ganhou seu primeiro Oscar de Melhor Atriz por sua atuação em “Primavera de uma Solteirona”. Posteriormente, em 1978, recebeu um segundo Oscar, desta vez como Melhor Atriz Coadjuvante por sua participação em “Suíte Califórnia”, de Neil Simon.

Além disso, Smith foi condecorada com vários prêmios ao longo de sua carreira, incluindo British Academy Film Awards por papéis em filmes como “Uma Janela para o Amor” (1985) e “Paixão Solitária” (1987).

Em 1990, Maggie Smith foi nomeada Dama Comandante da Ordem do Império Britânico, ganhando o título de “Dama Maggie Smith”. No entanto, seus papéis mais icônicos ainda estavam por vir.

Ela ficou imortalizada no coração do público jovem como a professora Minerva McGonagall, na série de filmes Harry Potter. Já para os fãs de séries, ela eternizou a personagem Violet Crawley, a Condessa Viúva de Grantham, em Downton Abbey, pela qual ganhou três prêmios Emmy.

Nos últimos anos, Maggie Smith continuou a impressionar com sua presença e inteligência. Quando perguntada em 2017 sobre sua ausência em cerimônias de premiação, a atriz respondeu com seu habitual senso de humor: “Eu realmente acho que se eu fosse para Los Angeles, por exemplo, eu assustaria as pessoas. Elas não veem pessoas mais velhas.”

Vida pessoal

Maggie Smith foi casada duas vezes, primeiro com o ator Robert Stephens, de quem se divorciou em 1974, e depois com o dramaturgo Beverley Cross, até sua morte em 1998. Ela deixa dois filhos, os atores Chris Larkin e Toby Stephens, além de um legado inestimável no mundo das artes dramáticas.

Minuto de Silêncio

Falecimentos em Jundiaí nesta sexta-feira (27)

Published

on

Falecimentos em Jundiaí

A relação de falecimentos em Jundiaí são divulgadas pelo Velório Municipal, com autorização das famílias. Dos óbitos registrados, oito famílias autorizaram a publicação. Falecimentos em Jundiaí registrados nesta sexta-feira (27) Wilson Paschoal Champa, 77 anos, casado, residente do bairro Vila Comercial, em Jundiaí. Falecido no dia 25 de setembro, sepultado no Cemitério Parque dos Ipês, em 27 de setembro. Brigida Ponzeto Bigardi, 94…

Continue Reading

Minuto de Silêncio

Falecimentos em Jundiaí nesta quinta-feira (26)

Published

on

Falecimentos em Jundiaí

A relação de falecimentos em Jundiaí são divulgadas pelo Velório Municipal, com autorização das famílias. Dos óbitos registrados, cinco famílias autorizaram a publicação.Falecimentos em Jundiaí Carolina Vieira Reynaldo, 27 anos, casada, residente do bairro Vila Nambi, em Jundiaí. Falecida no dia 25 de setembro, sepultada no Cemitério Parque dos Ipês, em 26 de setembro. Thereza Busatto Leite, 89 anos, viúva, residente do bairro…

Continue Reading

Minuto de Silêncio

Falecimentos em Jundiaí nesta terça-feira (24)

Published

on

Falecimentos em Jundiaí

A relação de falecimentos em Jundiaí são divulgadas pelo Velório Municipal, com autorização das famílias. Dos óbitos registrados, duas famílias autorizaram a publicação. Falecimentos em Jundiaí Geraldo Fernandes Rosa, 81 anos, casado, residente do bairro Vila Liberdade, em Jundiaí. Falecido no dia 23 de setembro, sepultado no Cemitério Municipal Nossa Senhora do Desterro, em 24 de setembro. Aparecido Pinheiro da Costa, 65…

Continue Reading

Minuto de Silêncio

Falecimentos em Jundiaí nesta segunda-feira (23)

Published

on

Falecimentos em Jundiaí

A relação de falecimentos em Jundiaí são divulgadas pelo Velório Municipal, com autorização das famílias. Dos 15 óbitos, oito famílias não autorizaram a publicação. Falecimentos em Jundiaí Maria Aparecida Rodrigues de Araújo, 61 anos, casada e residente do Centro de Jundiaí. Falecida no dia 22 de setembro, sepultada no Cemitério Municipal Nossa Senhora do Montenegro, em 23 de setembro. Iracema…

Continue Reading

Minuto de Silêncio

Sucesso na web, Padre Fabrício Rodrigues morre aos 29 anos em acidente 

Sacerdote ganhou popularidade nas redes sociais após ter uma crise de riso durante live em 2020

Published

on

Padre Fabrício Rodrigues segurando santa no altar de igreja.
Padre tinha 29 anos e era querido pela população (Foto: Reprodução/ Instagram @pe.fabriciorodrigues)

O padre Fabrício Rodrigues morreu nesta sexta-feira (13) após colidir a motocicleta que pilotava contra um cavalo, que estava solto na Rodovia BR-230, na cidade de São João do Araguaia (PA). O padre acabou falecendo no local após o impacto do acidente. O animal também não sobreviveu.  População se depesde do Padre Fabrício Rodrigues com missa O corpo do padre…

Continue Reading
Advertisement