Paratriatleta que teve pernas amputadas visita jovem que passou por procedimento em Jundiaí
Connect with us

Saúde

Paratriatleta que teve pernas amputadas visita jovem que passou por procedimento em Jundiaí

A paratriatleta teve duas pernas amputadas e foi até o HSV conversar com Ingryd, para lhe mostrar a importância de se manter firme e a possibilidade de ter uma vida normal

Published

on

Paratriatleta que teve pernas amputadas visita jovem que passou por procedimento em Jundiaí
Ingryd recebe apoio de Nayara, Adriele e Rosimere (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Após sofrer uma infecção generalizada há cinco anos e ter ambas as pernas amputadas, a paratriatleta Adriele da Silva, visitou nesta semana a paciente Ingryd Soares Lucena, vitima de um grave acidente no último mês. Depois do procedimento cirúrgico realizado no Hospital São Vicente de Paulo (HSVP), Ingryd precisou amputar uma das pernas e conta que a conversa com Adriele foi motivadora.

“Foi muito legal ver que ela se manteve firme, continuou a rotina dela e mantém uma vida normal. Talvez eu não me torne atleta, mas acredito que quando eu estiver de alta também procure algum esporte para me ajudar nesse período de recuperação”, conta.

Para a psicóloga Nayara Pancelli, é importante que a paratriatleta compartilhe as experiências que viveu com a paciente. “Converso todos os dias com a Ingryd e estimulo a paciente para que os sentimentos sejam expressos e ela consiga lidar melhor com essa nova fase da vida dela. A visita foi muita válida e trouxe uma nova perspectiva para a Ingryd”.

Adriele explica que iniciou os esportes para fortalecer o corpo antes de receber as próteses. O primeiro exercício foi à natação e logo depois o atletismo. “Procurei pelo Programa de Esportes e Atividades Motoras Adaptadas (PEAMA) aqui em Jundiaí quando ainda estava na cadeira de rodas e depois fui para o triatlo. Foi difícil no começo, mas é fundamental que o corpo se mantenha ativo para que a recuperação seja mais efetiva”, diz.

A paratriatleta conta que ficou sabendo do acidente que vitimou Ingryd e do estado de saúde da paciente após diversos amigos entrarem em contato. “Recebi muitas ligações e fui pesquisar sobre o que havia acontecido. Prontamente me coloquei a disposição para vir até o hospital conversar com ela e mostrar que a vida continua e que ainda há muitas oportunidades e conquistas para ela após a alta”, motiva Adriele.

“Agradeço demais todo o atendimento que minha filha tem tido aqui. Estou feliz por ver ela mais animada, mais disposta. Aos poucos vamos nos restabelecendo”, disse a mãe da paciente, Rosimere Soares Marques, que também estava no local do acidente.

Saúde

Acesso a tratamento de doenças raras no Brasil enfrenta desigualdades

Muitas doenças raras chegam a ser diagnosticadas, mas não dispõem de tratamento algum. Matéria por Victória Ribeiro, da Agência Einstein

Published

on

Muitas doenças raras chegam a ser diagnosticadas, mas não dispõem de tratamento algum.
Foto: Canva

Embora sejam frequentemente consideradas incomuns, as doenças raras (DRs) afetam cerca de 13 milhões de brasileiros, de acordo com estimativas do Ministério da Saúde. À medida que esse se torna um assunto cada vez mais discutido, porém, as dificuldades também ficam evidentes: a falta de diagnóstico precoce, a inacessibilidade a tratamentos especializados e a escassez de centros de referência bem…

Continue Reading

Saúde

Estudo liga uso da maconha a certos tipos de câncer

De acordo com a pesquisa, usuários de maconha têm entre 3,5 e 5 vezes mais probabilidade de desenvolver cânceres de cabeça e pescoço

Published

on

De acordo com a pesquisa, usuários de maconha têm entre 3,5 e 5 vezes mais probabilidade de desenvolver cânceres de cabeça e pescoço
Foto: Canva

Pesquisadores da Universidade do Sul da Califórnia (USC) conduziram um estudo que aponta que fumar maconha com frequência e em excesso pode aumentar o risco de desenvolver certos tipos de câncer. Este estudo analisou 20 anos de dados de saúde de pessoas que eram dependentes de maconha e foi publicado no JAMA Otolaryngology – Head & Neck Surgery. De acordo…

Continue Reading

Saúde

Pesquisa encontra substância semelhante à anfetamina em cigarros eletrônicos no Brasil

Outros componentes foram encontrados em cigarros eletrônicos, como glicerol, propilenoglicol, formaldeído, acetaldeído, acroleína, acetona e nicotina – todas com efeitos nocivos à saúde.

Published

on

Pessoa jovem fumando cigarros eletrônicos
Foto: Canva

Os cigarros eletrônicos, muitas vezes vistos como uma alternativa mais segura ao cigarro tradicional, contêm uma mistura complexa de substâncias, muitas delas tóxicas e com potencial viciante. Uma pesquisa recente, da Universidade Federal de Santa Catarina e a Polícia Científica, trouxe à tona a presença de octodrina, uma substância da mesma família da anfetamina, em diversas marcas de cigarros eletrônicos…

Continue Reading

Saúde

Mpox vira emergência global: Saiba os sintomas, transmissão e tratamentos da doença

A mpox é causada pelo vírus da varíola dos macacos, que pertence ao mesmo grupo de vírus da varíola, mas é menos prejudicial.

Published

on

varíola-dos-macacos-compressed
Foto: halfpoint/ Canva

Em 2022, o Brasil registrou a primeira morte causada pela mpox. Desde então, a doença tem se tornado mais preocupante. Nesta quarta-feira (14), a Organização Mundial da Saúde (OMS) convocou um comitê de emergência e declarou a doença como uma "emergência de saúde global". A principal preocupação é a rápida propagação, especialmente em países africanos. O Centro de Controle e…

Continue Reading

Saúde

OMS declara mpox como emergência em saúde pública global

A mpox é uma doença zoonótica viral, ou seja, transmitida de animais para humanos. Saiba mais.

Published

on

Pessoa infectada por mpox
Foto: Canva

Nesta quarta-feira (14), a Organização Mundial da Saúde (OMS) elevou o nível de alerta para a doença Mpox no continente africano. Em uma coletiva de imprensa, o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, anunciou que a situação constitui uma emergência de saúde pública de importância internacional, o mais alto nível de alerta da entidade. A mpox é uma doença zoonótica…

Continue Reading