STF retoma julgamento de prisão após segunda instância
Connect with us

Política

STF retoma julgamento de prisão após segunda instância

O julgamento terá impacto na situação de 4,8 mil presos, incluindo o ex-presidente Lula

Published

on

STF retoma julgamento de prisão após segunda instância
Votação ocorre neste momento no STF (Foto: Carlos Alves Moura/Agência Brasil)

O Supremo Tribunal Federal (STF) retomou nesta quinta-feira (7), às 14h, o julgamento sobre a constitucionalidade da execução provisória de condenações criminais, conhecida como prisão após segunda instância.

A expectativa é de que o julgamento seja finalizado hoje, quando ocorre a quinta sessão da Corte para discutir a questão.

Até o momento, o placar do julgamento está 5 votos a 4 a favor da medida. Faltam os votos dos ministros Celso de Mello, Dias Toffoli.

No dia 17 de outubro, a Corte começou a julgar definitivamente três ações declaratórias de constitucionalidade (ADCs), relatadas pelo ministro Marco Aurélio e protocoladas pela Ordem dos Advogados, pelo PCdoB e pelo antigo PEN, atual Patriota.

O entendimento atual do Supremo permite a prisão após condenação em segunda instância, mesmo que ainda seja possível recorrer a instâncias superiores.

No entanto, a OAB e os partidos sustentam que o entendimento é inconstitucional e uma sentença criminal somente pode ser executada após o fim de todos os recursos possíveis, fato que ocorre no STF e não na segunda instância da Justiça, nos tribunais estaduais e federais. Dessa forma, uma pessoa condenada só vai cumprir a pena após decisão definitiva do STF.

A questão foi discutida recentemente pelo Supremo ao menos quatro vezes. Em 2016, quando houve decisões temporárias nas ações que estão sendo julgadas, por 6 votos a 5, a prisão em segunda instância foi autorizada. De 2009 a 2016, prevaleceu o entendimento contrário, de modo que a sentença só poderia ser executada após o Supremo julgar os últimos recursos.

Segundo o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o julgamento terá impacto na situação de 4,8 mil presos com base na decisão do STF que autorizou a prisão em segunda instância.

Os principais condenados na Operação Lava Jato podem ser beneficiados, entre eles, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, preso desde 7 de abril do ano passado, na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba, após ter sua condenação por corrupção e lavagem de dinheiro confirmada pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), no caso do tríplex do Guarujá (SP), além do ex-ministro José Dirceu e ex-executivos de empreiteiras.

Veja como votou cada ministro do Supremo

A favor da prisão em segunda instância:

Alexandre de Moraes, Luís Roberto Barroso, Edson Fachin, Luiz Fux e Cármen Lúcia,

Contra a prisão em segunda instância, ou seja, prisão somente após o chamado trânsito em julgado:

Marco Aurélio Mello, Rosa Weber, Ricardo Lewandowski e Gilmar Mendes.

(Agência Brasil)

Eleições 2024

Justiça Eleitoral confirma candidaturas de Gustavo Martinelli e Parimoschi

Aguardam confirmações de candidatura Ricardo Bocalon, Silas Feitosa e Professor Higor Codarin. O Tribunal Regional Eleitoral em Jundiaí julgou improcedente pedido de impugnação de Martinelli.

Published

on

Gustavo Martinelli e José Antonio Parimoschi
Foto: Divulgação

A Justiça Eleitoral de Jundiaí, através da juíza Bruna Carrafa Bessa Levis, confirmou as candidaturas de Gustavo Martinelli e José Antonio Parimoschi para a Prefeitura de Jundiaí. Dessa forma, aguardam pelas confirmações os candidatos Ricardo Bocalon, Silas Feitosa e Professor Higor Codarin. O Ministério Público de SP emitiu ao menos dois pedidos de impugnação da candidatura de Martinelli devido à…

Continue Reading

Eleições 2024

Horário eleitoral gratuito no rádio e na TV começa hoje (30)

Segundo a Lei das Eleições, o horário eleitoral gratuito é assim denominado porque não gera custos para partidos políticos, coligações, candidatas e candidatos

Published

on

Urna eletrônica para eleições e horário eleitoral
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O início do horário eleitoral gratuito nas emissoras de rádio e televisão, referente ao 1º turno das Eleições Municipais de 2024, acontece nesta sexta-feira (30). Esse período de propaganda se estenderá até o dia 3 de outubro, oferecendo a candidatas e candidatos aos cargos de prefeito e vereador a oportunidade de apresentar suas ideias e propostas às eleitoras e aos…

Continue Reading

Eleições 2024

Gustavo Martinelli desmente acusações e defende propostas em debate na Band

O candidato destacou a importância de um debate político limpo e baseado em ideias.

Published

on

Gustavo Martinelli em debate na Band
Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal

No debate com candidatos de Jundiaí na Band desta quarta-feira (28), Gustavo Martinelli apresentou suas propostas para o futuro da cidade. O candidato também desmentiu acusações e destacou a importância de um debate político limpo e baseado em ideias. Durante o debate, Gustavo Martinelli disse que sua campanha sempre foi pautada na transparência e no respeito ao eleitorado. “Recebemos relatos…

Continue Reading

Eleições 2024

Parimoschi ressalta ficha limpa, apoio de Luiz Fernando e apresenta propostas em debate da Band

Durante o debate, um dos pontos principais abordados pelo candidato foi a questão de habitação. Saiba mais.

Published

on

José Antonio Parimoschi, candidato a prefeito de Jundiaí, em debate da Band
Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal

No debate realizado pela Band, na noite desta quarta-feira (28), José Antonio Parimoschi, candidato a prefeito de Jundiaí, apresentou suas principais propostas e destacou sua trajetória como gestor ficha limpa. Parimoschi, que conta com o apoio do prefeito Luiz Fernando, ressaltou sua experiência na administração pública e se comprometeu a levar adiante projetos que impactaram positivamente a vida dos jundiaienses.…

Continue Reading

Eleições 2024

Debate na Band com candidatos de Jundiaí teve polaridade e ataques em comum

O debate – apesar de polarizado – não teve discussão. Ainda assim, todos os candidatos tinham em seu roteiro ataques em comum.

Published

on

Candidatos de Jundiaí em debate na Band
Foto: Reprodução/Youtube/Band Mais

Na noite desta quarta-feira (28), os candidatos à Prefeitura de Jundiaí, Gustavo Martinelli (UNIÃO), José Antonio Parimoschi (PL), Professor Higor Codarin (PSOL) e Ricardo Bocalon (PSB) participaram de um debate promovido pela TV Band Campinas. O debate - apesar de polarizado - não teve discussão. Ainda assim, todos os candidatos tinham em seu roteiro ataques em comum. Oposição e críticas…

Continue Reading
Advertisement