Foto: Prefeitura de Jundiaí
Foto: Prefeitura de Jundiaí

Neste ano, o Simpósio do Patrimônio Material e Imaterial de Jundiaí chega à sua décima primeira edição. O tema desta edição é “Patrimônio Cultural, Educação e Economia Criativa: Humanidades e Processos Formativos”. O simpósio é uma realização da Unidade de Gestão de Cultura da Prefeitura de Jundiaí e do Departamento de Patrimônio Histórico (DPH). O projeto conta ainda com parceria da Fatec São Paulo, Fatec Jundiaí, Fatec Itu e apoio do Centro Paula Souza, Nets e Geopatricom.

A ação acontecerá de 24 a 26 de agosto, no Espaço Expressa (antigo Complexo Fepasa). O objetivo do Simpósio é ampliar a discussão sobre o Patrimônio Cultural Material e Imaterial da cidade e de todo país. Além disso, reunir historiadores, arquitetos, professores, alunos e público em geral interessado no tema.

De acordo com o diretor do DPH, Elizeu Marcos Franco, o Simpósio faz parte da programação do Mês do Patrimônio Histórico e Cultural de Jundiaí. O programa municipal de educação patrimonial acontece durante o mês de agosto, e tem o objetivo de inserir na pauta de discussões da gestão patrimonial de Jundiaí e de outros municípios, os resultados das pesquisas, reflexões e intervenções no âmbito da preservação do patrimônio cultural.

[tdj-leia-tambem]

Eixos Temáticos

O Simpósio do Patrimônio Material e Imaterial em 2023 está dividido em três eixos temáticos, sendo o primeiro, “Identidades, Territorialidades e Patrimônio Histórico Cultural”; o segundo, “Educação Patrimonial”; e o último, “Patrimônio, Turismo, Hospitalidade e Lazer”.

A expectativa da organização é que o Simpósio possa se destinar ao debate, à reflexão e à troca de experiências sobre a temática do patrimônio cultural em suas múltiplas dimensões, a partir da apresentação de pesquisas, projetos e intervenções relacionados, sobretudo, à preservação patrimonial, às identidades, às territorialidades, à educação patrimonial, ao planejamento do turismo em espaços culturalmente e ambientalmente representativos, e à hospitalidade e lazer como estratégias importantes de desenvolvimento local e regional, a partir de políticas públicas de fomento ao turismo cultural.

Cronograma

  • Os interessados podem inscrever trabalhos com resumos expandidos e relatos de experiência até 23 de julho;
  • Divulgação dos trabalhos aceitos: até 01/08/2023;
  • Realização do Simpósio: 24/08/2023 a 26/08/2023;
  • Envio dos artigos e relatos de experiência completos para publicação nos Anais do Simpósio até 08 de outubro de 2023.

Todas as informações sobre o Simpósio, bem como o cronograma completo para inscrições e recebimento dos trabalhos, podem ser consultadas em https://www.even3.com.br/simposiojundiai2023/