Prefeitura de Campo Limpo Paulista promove ações de combate à violência sexual contra crianças e adolescentes
Conecte-se conosco

Campo Limpo Paulista

Prefeitura de Campo Limpo Paulista promove ações de combate à violência sexual contra crianças e adolescentes

Entre as ações, estão rodas de conversa com profissionais de várias áreas, como do Esporte, Cultura e Educação e conteúdo de conscientização nos canais oficiais da Prefeitura.

Publicado

em

Atualizado há

O Dia Nacional do Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes é marcado dia 18 de maio (Prefeitura de Campo Limpo Paulista)

A Prefeitura de Campo Limpo Paulista realiza uma programação especial em alusão a Campanha Maio Laranja, que marca a data 18 de maio, como o Dia Nacional do Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Entre as ações, estão rodas de conversa com profissionais de várias áreas, como do Esporte, Cultura e Educação e conteúdo de conscientização nos canais oficiais da Prefeitura. Uma das ações ocorreu logo na manhã desta segunda-feira (16), com o grupo de idosos, que participou da palestra realizada pela Secretaria de Esporte e Lazer, com o tema ‘Conscientização e proteção às crianças’.

A professora do esporte que acompanha os idosos para diversas modalidades, Lucianie Esperança, diz que é muito comum ouvir relatos dos alunos da terceira idade, que cuidam de netos e bisnetos para ajudar os familiares na rotina de trabalho. E não pensou duas vezes em convidar eles para participarem do bate papo de abertura. “É importante todos os grupos saberem como lidar com situações de violência em crianças e adolescentes. E nada melhor do que a prevenção e orientação para esse público também”, garante a professora.

Julieta Isabel Abreu Botelho, 69 anos, foi uma das participantes da palestra e garantiu que a manhã foi de muito aprendizado. “Devemos sempre ficar atentos aos sinais que crianças e adolescentes dão quando se sentem coagidos. Esse é um tema muito importante e a palestra foi sensacional”, diz Julieta.

Outras ações

Na terça-feira (17), das 09h às 11h, os alunos da Unidade de Gestão de Cultura participarão de um bate papo sobre conscientização e proteção das crianças e adolescentes. O evento será nas salas que eles já praticam outras atividades, no Centro Cultural, que fica na Av. Alfried Krupp, 1025. Dando sequência no evento, no dia que marca a data específica, na quarta-feira (18), o dia todo haverá conteúdos de conscientização nos canais da Prefeitura (facebook e Instagram). E para encerrar as ações, na quinta-feira (19), às 9h30, os psicólogos da educação, Rafael Favarin e Michele Gutierres, farão uma palestra online aberta ao público, com transmissão pelos canais oficiais da Prefeitura, facebook https://bit.ly/3aIIoE4 ou youtube https://bit.ly/3FRXOnZ.

A Assistente Social da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, Angela Gonçalves, garante que todas as ações que forem trabalhadas sobre esse tema têm o intuito de oferecer proteção às crianças e adolescentes e que há sinais de alerta que podem ser reconhecidos. “Muitas vezes as vítimas têm vergonha e medo de falar o que acontece. Mas é necessário abordar esse assunto com elas, ouvir e denunciar. Quanto antes identificar a violência, denunciar e direcionar os afetados para atendimento com profissionais, menores serão os danos”, afirma a assistente social.

Canais de denúncia

A Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social do município oferta serviços de fortalecimento de vínculos e socioassistenciais, com atendimento de crianças e adolescentes. Só no ano passado (2021), o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), registrou 23 casos de negligência e abuso sexual infantil. Já este ano, em apenas cinco meses, nove casos foram registrados. E qualquer pessoa que esteja com suspeita ou até mesmo presencie violências contra crianças e adolescentes, podem colaborar denunciando. Os meios são vários, seguros e anonimatos. Veja abaixo as opções de canais na região:

  • Creas: (11) 4812-6886
  • Disque 100 
  • Conselho Tutelar de Campo Limpo Paulista: (11) 4039-4762
  • Delegacia de Polícia de Campo Limpo Paulista: (11) 4039-1499
  • Polícia Militar: 190
  • Polícia Federal: 181

Campo Limpo Paulista

Prefeito e vice-prefeito de Campo Limpo Paulista testam positivo para Covid-19

Os dois seguem sem sintomas e em absoluto isolamento.

Publicado

em

prefeito-e-vice-prefeito-de-campo-limpo-paulista
Os dois, que estão com todas as doses da vacina, seguem sem sintomas. Foto: Divulgação/Prefeitura de Campo Limpo Paulista.

O prefeito Dr. Luiz Braz e o vice-prefeito, Paulo Fávaro, testaram positivo para Covid-19 nesta terça-feira, 29. Os dois, que estão com todas as doses da vacina, seguem sem sintomas, em absoluto isolamento e despachando de casa, via reuniões online com a equipe gestora da Prefeitura.

Continuar lendo

Campo Limpo Paulista

Campo Limpo Paulista terá mutirão de castração em julho

É importante ressaltar que o proprietário deverá levar o animal assim que receber o whatsapp de confirmação com o dia e horário, ou então, o telefonema da equipe do Bem Estar Animal da Prefeitura de Campo Limpo Paulista.

Publicado

em

Mutirão de castração
O castramóvel é um caminhão adaptado para a castração de cães e gatos, funcionando com um hospital volante. (Foto: Divulgação)

Nos dias 10 e 11 de julho, acontece mais uma edição do mutirão de castração promovido pela Equipe de Bem Estar Animal, coordenada pela Secretaria de Meio Ambiente. Os animais que serão castrados já foram, previamente, inscritos e aguardavam na lista de espera. A castração acontece, assim como nas edições anteriores, no Centro Esportivo Municipal, das 8h às 16h. É…

Continuar lendo

Campo Limpo Paulista

PAT de Campo Limpo Paulista tem 45 novas vagas de emprego

Os interessados devem comparecer ao PAT munidos de RG , CPF, comprovante de residência e cartão do PIS, para a realização do cadastro

Publicado

em

PAT campo limpo paulista
O PAT fica localizado na Avenida Alfried Krupp, 995, e funciona das 8h às 16h30min. (Foto: Divulgação)

O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Campo Limpo Paulista está com 45 novas vagas de emprego em aberto, sendo 30 vagas para auxiliar de limpeza e 15 para ajudante de carga e descarga, entre outras vagas disponíveis. O interessado devem comparecer ao PAT munido de RG , CPF, comprovante de residência e cartão do PIS, para a realização do…

Continuar lendo

Campo Limpo Paulista

Programa ambiental deve plantar mil árvores por Campo Limpo Paulista

O projeto deve plantar árvores nativas, frutíferas e plantas com perfumes em áreas públicas como canteiros e pistas de caminhada da cidade.

Publicado

em

Pessoas plantando árvore
Os munícipes poderão solicitar plantações de árvores em suas calçadas, e receberão um certificado emitido pela Prefeitura (Foto: dolgachov/Envato Elements)

Campo Limpo Paulista criou o programa Mil Árvores para o Planeta com o objetivo de promover o desenvolvimento sustentável da cidade. Além disso, o projeto deve aumentar as áreas arborizadas e contribuir com a preservação do meio ambiente. A iniciativa é da Secretaria de Meio Ambiente - também recém criada no município. O projeto prevê o plantio de árvores nativas, frutíferas…

Continuar lendo

Campo Limpo Paulista

Campo Limpo Paulista ganha secretaria de Meio Ambiente

Inauguração aconteceu na manhã desta quinta-feira (09), com a presença de autoridades locais

Publicado

em

Campo Limpo tem secretaria de Meio Ambiente
A Secretaria do Meio Ambiente fica na Rodovia Edgard Máximo Zambotto, 300. (Foto: Prefeitura de Campo Limpo Paulista)

Pela primeira vez na história, Campo Limpo Paulista agora conta com uma Secretaria de Meio Ambiente. A cerimônia de inauguração aconteceu na manhã desta quinta-feira (09) no galpão que vai abrigar a sede da secretaria, que fica na Rodovia Edgard Máximo Zambotto, 300. O evento contou com a presença do prefeito Dr. Luiz Braz, da primeira dama Maria Cecília Mazon…

Continuar lendo