Primeira usina solar da Região de Jundiaí será em Campo Limpo Paulista
Connect with us

Campo Limpo Paulista

Primeira usina solar da Região de Jundiaí será em Campo Limpo Paulista

A usina está sendo construída no Distrito de Botujuru, onde serão instaladas mais de 1.900 placas solares.

Published

on

Atualizado há

Na foto, vemos uma usina fotovoltaica em construção. A imagem mostra uma grande área coberta por inúmeras placas solares organizadas de maneira ordenada. O local onde a usina está situada é uma região verde e aberta, com vegetação ao redor e algumas estradas de terra que circundam o terreno. As placas solares estão dispostas em linhas e colunas, ocupando um espaço considerável, indicando um projeto de grande escala. A usina está localizada em uma área rural, longe de grandes edificações, o que permite um aproveitamento eficiente da luz solar.
Energia Limpa: Campo Limpo Paulista avança com Usina Fotovoltaica (Foto: Prefeitura de Campo Limpo Paulista)

A Prefeitura de Campo Limpo Paulista será a primeira cidade da região a ter uma usina fotovoltaica, um sistema de energia solar para a produção de energia elétrica. Através dessa usina, a cidade poderá abastecer parte dos prédios públicos com energia limpa. Assim, gerando uma economia aos cofres públicos e também um cuidado maior com o meio ambiente.

A usina está sendo construída na Rua 1 do Bairro Santa Paula, no Distrito de Botujuru, em um terreno de 20 mil metros quadrados. Nesse local, a gestão instalará mais de 1.900 placas solares.

Foto: Prefeitura de Campo Limpo Paulista

De acordo com o prefeito Dr. Luiz Braz, cuidar do meio ambiente é uma obrigação para quem procura um futuro melhor. “Essa usina gera uma energia capaz de suprir o equivalente a mil casas populares que gastam em torno de R$100,00 por mês de energia. Isso só mostra a economia que a cidade terá com esse novo projeto, além de produzirmos uma energia limpa e sustentável para o meio ambiente,” completa.

Obras e proteção ao meio ambiente

Além disso, o espaço contará com uma sala de apoio técnico para visitas de alunos à usina, como explica o vice-prefeito Paulo Favaro. “Não podíamos deixar de lado a oportunidade de estudo que essa usina traz ao município. Por isso, criamos a sala de apoio técnico, possibilitando aos alunos da cidade ter uma aula na usina, o que permite aos alunos conhecer e entender de perto como uma usina solar funciona,” afirma o vice-prefeito.

O secretário de Serviços Públicos, Denis Braghetti, comenta sobre o andamento das obras. “Agora estamos no processo da criação das bases das placas. As obras estão indo em ritmo acelerado e logo nos próximos meses já entregaremos essa importante novidade para o município.

Além disso, ele ressalta que existe a possibilidade de ampliar essa usina, o que no futuro trará ainda mais economia e proteção ambiental à cidade.

Campo Limpo Paulista ganhou no ano passado o selo de Município Verde Azul graças ao trabalho de proteção ao meio ambiente. “Com essa usina, vamos manter e até mesmo ampliar o nosso reconhecimento de luta para proteger o nosso município contra a degradação do meio ambiente.”

Curiosidades sobre a Usina

Campo Limpo Paulista é a pioneira na região a trabalhar de forma efetiva com energia solar. O primeiro passo foi definir o local onde seria instalada a usina. Para isso, a Prefeitura contratou uma empresa realizou testes em terrenos disponíveis pelo município. Em seguida, constatou que o local escolhido é o que concentra a maior quantidade de raios solares ao longo do dia. Os painéis interceptam os raios solares que, ao passarem por um inversor solar, são convertidos em corrente elétrica.

A principal vantagem da utilização de usinas solares é que elas produzem energia totalmente renovável e limpa, além de ajudar o planeta a se tornar mais sustentável. Outra vantagem importante é que a usina solar possui uma longa durabilidade, com mais de 25 anos de vida útil dos painéis solares.

Campo Limpo Paulista

3º Festival Gastronômico de Campo Limpo Paulista começa com novidades

Com o tema “À Moda da Casa”, evento segue até o dia 30 de junho; confira!

Published

on

Pratos do Festival Gastronômico de Campo Limpo Paulista
Foto: Prefeitura de Campo Limpo Paulista

O mês de junho começa em Campo Limpo Paulista com muito sabor. Até 30 de junho, acontece na cidade a 3ª Edição do Festival Gastronômico. Uma das novidades deste ano é que a carne suína deixou de ser a protagonista, dando assim liberdade criativa aos estabelecimentos participantes. Além disso, pensando na comodidade do público, a Prefeitura criou duas novas categorias…

Continue Reading

Campo Limpo Paulista

Prefeitura de Campo Limpo Paulista levará serviços municipais ao Vila Firenze

O programa Prefeitura nos Bairros leva maior comodidade aos munícipes, levando até eles serviços como Sebrae, Banco do Povo, Procon e mais.

Published

on

Ônibus adaptado da Prefeitura de Campo Limpo Paulista estacionado em frente ao prédio da Câmara Municipal da cidade.
O Prefeitura nos Bairros estará na Vila Firenze nos dias 12 e 13 de junho, na EMEF Governador André Franco Montoro (Foto: Prefeitura de Campo Limpo Paulista)

A Prefeitura de Campo Limpo Paulista leva mais comodidade aos moradores do bairro Vila Firenze em Botujuru com a ação "Prefeitura no Bairro". Nos dias 12 e 13 de junho, das 9h às 14h um ônibus levará diversos serviços municipais à população. O ônibus estará em frente à Escola Governador André Franco Montoro, na Rua Pedro Lôbo, 191. "Através desse…

Continue Reading

Campo Limpo Paulista

Hospital de Clínicas de Campo Limpo Paulista: obras em andamento prometem transformação

Melhorias incluem novas UTIs, Centro de Imagens e investimentos em capacitação e infraestrutura para atendimento mais humanizado.

Published

on

A sala de espera moderna e iluminada do Hospital de Clínicas em Campo Limpo Paulista, com cadeiras de metal e balcões de atendimento.
Reforma em andamento no Hospital de Clínicas de Campo Limpo Paulista promete melhorias significativas (Foto: Prefeitura de Campo Limpo Paulista)

O Hospital de Clínicas de Campo Limpo Paulista (HC) concluiu a primeira fase de suas obras na última terça-feira (04). A reforma abrangeu a recepção, banheiros, iluminação e bancada da recepção, além da aquisição de novos equipamentos. Mais do que uma simples renovação estética, o objetivo é aprimorar o acolhimento dos pacientes e humanizar o atendimento, pilares da gestão municipal…

Continue Reading

Campo Limpo Paulista

GCM, bombeiros e Defesa Civil resgatam lontra no centro de Campo Limpo Paulista

Animal foi localizado e encaminhado para a Mata Ciliar, onde receberá os devidos cuidados para ser devolvido ao habitat natural

Published

on

Foto: GCM Campo Limpo Paulista

Na manhã desta quarta (5), uma operação conjunta entre a Guarda Civil Municipal (GCM), o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil resultou no resgate de uma lontra avistada no centro de Campo Limpo Paulista. A ação teve início após moradores alertarem as autoridades sobre a presença do animal na região. A equipe composta pelo GCM Bueno e pela GCMF…

Continue Reading

Campo Limpo Paulista

Campo Limpo Paulista: mutirão de cataratas opera mais de 100 pessoas

Em parceria com a Clínica Olhar, a Prefeitura promoveu um mutirão de cataratas entre os dias 30 e 31 de maio e 1º de junho.

Published

on

Duas mulheres abraçadas, uma delas com curativo no olho; médico realizando cirurgia de catarata em Campo Limpo Paulista.
O objetivo do mutirão foi zerar as filas de cirurgias eletivas para este procedimento (Foto: Prefeitura de Campo Limpo Paulista)

Em parceria com a Clínica Olhar, a Prefeitura de Campo Limpo Paulista promoveu um mutirão de cataratas. A ação aconteceu entre os dias 30 e 31 de maio e 1º de junho, com o objetivo de zerar as filas de cirurgias eletivas para o procedimento. De acordo com a Prefeitura, ao todo, o mutirão operou 100 moradores de Campo Limpo…

Continue Reading