Animais do Zooparque de Itatiba ganham festa de Halloween
Connect with us

Itatiba

Assustadoramente fofo! Animais do Zooparque de Itatiba ganham festa de Halloween

De acordo com o Zooparque, as atividades de enriquecimento não apenas proporcionam diversão, mas também incentivam os comportamentos naturais das espécies.

Published

on

Atualizado há

Animais do Zooparque
Foto: Zooparque de Itatiba/Divulgação

Nesta quinta-feira, 31 de outubro, os animais do Zooparque de Itatiba, localizado no interior de São Paulo, ganharam uma festa especial de Halloween. Com uma decoração recheada de abóboras, melancias e bananas “fantasmas”, diversas espécies tiveram momentos de diversão com petiscos preparados especialmente pela equipe do zoológico.

Entre os lanches “horripilantes” oferecidos, destacaram-se as abóboras (com e sem “cabelo”), melancias, kiwis e até mesmo minhocas. A equipe responsável pela nutrição dos animais elaborou esses quitutes de acordo com as necessidades nutricionais de cada espécie, garantindo que a festa fosse tanto deliciosa quanto saudável.

De acordo com o Zooparque, as atividades de enriquecimento com petiscos não apenas proporcionam diversão, mas também incentivam os comportamentos naturais das espécies. Isso permite que os animais estimulem e desenvolvam seus sentidos, além de oferecer uma experiência educativa e divertida para os visitantes.

A bióloga Débora Alcântara Ribeiro, coordenadora ambiental e educacional do zoo, destaca que existem cinco tipos de enriquecimento ambiental: alimentar, sensorial, social, físico e cognitivo.

Animais do Zooparque
Foto: Zooparque de Itatiba/Divulgação

Importância do enriquecimento temático

Débora também explica que os tipos de enriquecimentos podem ser utilizados de formas variadas, associadas e alternadas. Quando se trata de datas temáticas, o tipo mais utilizado é o alimentar, que vai estimular o comportamento de caça e procura pelo alimento.

Segundo ela, essa ação também proporciona uma oportunidade de interação entre os animais e os tratadores, permitindo que estes conheçam mais sobre os hábitos de cada espécie. Assim, a festa de Halloween no Zooparque de Itatiba se tornou um exemplo brilhante de como o lazer e a educação podem andar juntos, beneficiando tanto os animais quanto os visitantes.

Petiscos
Foto: Zooparque de Itatiba/Divulgação

O Zooparque de Itatiba

Com uma área de 500 mil m², situada em um fragmento da Mata Atlântica, o Zooparque de Itatiba fica aberto para visitação de terça a domingo, das 9h às 17h. Os ingressos podem ser adquiridos antecipadamente pelo site.

O zoo está localizado na Rodovia D. Pedro I, Km 95.5, Paraíso das Aves, em Itatiba (SP).

Itatiba

Spid Fest: festival de arrancada em Itatiba começa nesta quinta-feira (21)

São esperados 150 veículos para o Spid Fest deste ano, com prêmios destinados aos pilotos que obtiverem os melhores tempos nas categorias.

Published

on

Spid Fest

O Festival de Arrancada Brasileira, também conhecido como Spid Fest, é o evento ideal para os apaixonados por velocidade e cultura automotiva. Realizado de 21 a 24 de novembro, em Itatiba, o festival oferece quatro dias intensos de competições e uma programação diversificada que inclui atrações culturais, gastronômicas e atividades para toda a família. Durante o Spid Fest, pilotos de…

Continue Reading

Itatiba

SpidCup reúne os pilotos mais rápidos do Brasil em Itatiba

Neste final de semana, a grande final contará com a presença de 130 pilotos que disputarão 14 categorias.

Published

on

Carros em pista disputando a final da SpidCup.
Jean Carlos Prando e Lucas Frigo já são campeões na temporada (Foto: Divulgação)

Neste final de semana, 12 e 13 de outubro, às 9h, em Itatiba (SP), é a grande final para os pilotos da SpidCup 2024. Ao todo, 130 pilotos de todo o país participarão de 14 categorias da competição. Na maior parte das categorias as disputas serão por centésimos de segundo, como na PRO MOD, que reúne os pilotos que já…

Continue Reading

Itatiba

Itatiba: Jaguatirica recebe tratamento para doença que deixa ossos ‘finos igual papel’

Esmeralda chegou debilitada ao Zooparque de Itatiba, com fraturas e ossos extremamente frágeis, necessitando de uma dieta ajustada e suplementação de cálcio.

Published

on

Jaguatirica Esmeralda no zoo de Itatiba
Foto: Zooparque de Itatiba/Divulgação

Esmeralda, uma jaguatirica resgatada de uma lavoura, foi diagnosticada com uma doença osteometabólica que afeta gravemente seus ossos. Desde fevereiro de 2024, ela vem recebendo tratamento no Zooparque de Itatiba. A doença deixa seus ossos "finos igual papel", exigindo um acompanhamento especializado para melhorar sua condição. A pequena jaguatirica foi encontrada ainda filhote e encaminhada para o Centro de Triagem…

Continue Reading
Skip to content