Quem passa em frente ao muro azul da Emeb Manoel Aníbal Marcondes, localizada no centro da cidade, nem imagina que logo ali, atrás da fachada comum às escolas municipais de Jundiaí, se esconde um Quintal encantado, cheio de árvores frutíferas, insetos instigantes e uma variedade de espaços que desafiam e encorajam crianças e adultos a ressignificarem suas relações com a natureza
E foi pensando em estreitar ainda mais os laços que a escola distintivamente mantém com o meio ambiente que a equipe escolar e famílias convidam toda a comunidade a participar da terceira edição do Sustenta Quintal.
O evento reúne uma série de ações de cuidado e revitalização dos espaços e materiais da escola para que, a partir desse olhar focado, todos possam dilatar a vista e ir mais além, pensando em tudo aquilo que pode ser feito para melhorar a relação das pessoas com o mundo.
Uma história potente
Em 2020, após um período de reflexão e auto avaliação, a equipe do Quintal do Aníbal concluiu que a Sustentabilidade deveria ser formalmente inserida nos valores fundamentais da escola. A partir de um mapeamento dos espaços e das práticas desenvolvidas em conjunto com as crianças, o grupo percebeu que, desde a escolha dos materiais e do mobiliário até a realização das propostas pedagógicas, a sustentabilidade era uma prioridade. Era preciso, contudo, sistematizar essas práticas e, acima de tudo, integrar de forma permanente toda a comunidade nessa missão.
Assim, motivadas pelas metas da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), professoras e educadoras definiram, em conjunto com as famílias das crianças, metas de curto, médio e longo prazo a serem conquistadas com a ajuda de diferentes atores, como o poder público, a comunidade externa, a imprensa, organizações envolvidas com o tema a sustentabilidade, familiares e, acima de tudo, metas a serem conquistadas pelas próprias crianças, que desde muito cedo percebem seu poder e sua responsabilidade no mundo.
Como resultado do 1° Sustenta Quintal, realizado em outubro 2021, os envolvidos com o projeto conseguiram restaurar a tela do parque de areia, revitalizar os jardins da escola, consertar brinquedos que precisavam de manutenção, instalar um Ecoponto na unidade, plantar 5 tipos diferentes de árvores frutíferas (totalizando 17), e realizar a primeira coleta de doações para a inauguração do Brechó do Aníbal, um espaço acessível ao público.
Ainda em 2021, no mês de dezembro, aconteceu o 2° Sustenta Quintal. O evento seguiu alinhado aos princípios e objetivos definidos pelo grupo. Durante o dia, as famílias voluntárias realizaram a pintura da fachada da escola, a manutenção das árvores do Quintal, impermeabilização da casa da árvore e a construção do galinheiro. Paralelamente, foi realizada uma ação social que visou arrecadar brinquedos novos ou usados em excelente estado de conservação para serem doados.
Ações de cuidado com a escola e com a comunidade
Para 2022, as metas são ainda mais desafiadoras: a equipe prevê para o próximo sábado, dia 30 de julho, ações de cuidado e revitalização dos espaços, a construção de um abrigo para os coelhos, um deck no galinheiro, construção do andar térreo da casa da árvore e replanejamento conjunto dos contextos do Quintal.
Além das ações voltadas para a qualificação do espaço, também é parte do projeto da escola realizar ações com as crianças, para que elas possam observar o mundo sendo “consertado” e perceber que é possível arrumar o que está quebrado, com seu trabalho e força de vontade.
Algumas ações que também fazem parte do projeto Sustenta Quintal são:
● Consertaria A equipe convida parceiros para realizar pequenos consertos dos brinquedos e mobiliários de madeira no espaço do Quintal, com as crianças observando e participando do processo.
● Hospital do Livro Disponibilização de um local para armazenar os livros “doentes e machucados” que são recuperados e devolvidos ao uso com a ajuda das crianças e das famílias.
● Costuraria Existe na escola um ateliê de costura onde cotidianamente são separadas as fantasias/ roupinhas de boneca/ brinquedos e materiais de tecido que precisam de reparos. Famílias, parceiros da escola e educadoras trabalham nesse ateliê para trazer vida nova aos materiais e recolocá-los em uso.
● Ocupação da praça em frente à escola As ocupações na praça em frente à escola têm como objetivo envolver uma dimensão espacial maior, bem como diversos atores da sociedade, visando garantir os direitos das crianças de viverem em segurança na cidade. Para isso, a equipe e as crianças levantaram a história da Praça da Bandeira e elencaram uma série de problemas que impedem a permanência e tornam a praça um espaço hostil de passagem.
Para mudar esse cenário, a escola pretende mobilizar toda a comunidade, a associação de moradores do bairro, os lojistas, os vizinhos e todas as estruturas sociais circundantes para que, pouco a pouco, possamos transformar a arquitetura do local e acolher as crianças, educadoras e todos os indivíduos
Com a chegada do período de volta às aulas, a Prefeitura de Jundiaí, por meio da Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte, lança a "Ação Volta às Aulas", a ser iniciada na próxima segunda-feira, dia 27 de janeiro de 2025. Este projeto visa promover a segurança no trânsito, abordando questões cruciais de comportamento e atitudes de pais, alunos e…
A Prefeitura de Jundiaí, por meio de uma atuação integrada entre diferentes serviços e equipamentos públicos, reafirma seu compromisso com o apoio às mulheres vítimas de violência doméstica e familiar. A cidade oferece acolhimento e proteção em situações de vulnerabilidade, garantindo que as mulheres tenham acesso a uma rede de apoio eficaz e multidisciplinar. O primeiro passo no processo de…
O Serviço de Atendimento a Pacientes Especiais e Crônicos (SAEC) anunciou atualizações importantes nos seus canais de atendimento. Confira os detalhes a seguir. O SAEC informa que o atendimento pelo número 0800 está temporariamente inativo. Durante este período, os usuários podem entrar em contato pelo telefone (11) 4527-4262. A equipe técnica do SAEC está trabalhando ativamente para restabelecer o funcionamento…
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência, personalizar conteúdos e anúncios, e recomendar conteúdos relevantes. Ao continuar navegando em nosso site, você concorda com a nossa Política de Privacidade.AceitoPolítica de Privacidade