A educação como chave para a alimentação saudável: uma mistura de sucesso
Conecte-se conosco

Jundiaí

A educação como chave para a alimentação saudável: uma mistura de sucesso

Desde pequenos, crianças de Jundiaí aprender a plantar, colher e experimentar novos sabores

Publicado

em

Atualizado há

Eduardo e Giovanna na horta da Emeb Prefeito Vasco Antonio Venchiarutti. (Foto: Larissa Knupp/Tribuna de Jundiaí)

Os tomates ainda estão verdes, mas já aguçam a curiosidade das crianças. Para o pequeno Eduardo Henrique Maia Rios, da turma G4 da professora Beatriz Maltauro – ou ‘profe’ Bia, essa, na verdade, é a grande graça. “O que eu mais gosto da horta é ver as coisas crescerem”.

Na Emeb Prefeito Vasco Antonio Venchiarutti, do Caxambu, escola do Eduardo e da ‘profe’ Bia, as crianças aprendem desde cedo a se alimentarem de forma saudável e para isso contam com uma ajuda e tanto: a educação. Parte dos alimentos preparados na merenda escolar é plantado e colhido ali mesmo, pelos alunos, por meio de um trabalho de cuidado com o meio ambiente e de apresentação das hortaliças.

“Quando a criança participa do processo, do plantio, da rega, do cuidado, aquilo se torna muito significativo pra ela. Então ela vai ter vontade de experimentar porque ela participou de todo o processo. Isso incentiva a criança”, conta a professora.

Segundo a nutricionista Priscila Brazão Lumazini, o cuidado com a alimentação desde os primeiros anos de vida é essencial, pois é quando os hábitos alimentares são criados. “Essa é a importância de oferecer uma alimentação rica em nutrientes aos pequenos, baseada em alimentos in natura, como frutas, legumes e verduras, e reduzida em alimentos industrializados”. Estes hábitos, para Priscila, favorecem uma vida mais saudável, prevenindo e controlando a obesidade, evitando complicações à saúde, como diabetes tipo 2, hipertensão, doença renal, dentre outras.

Priscila ainda reforça que os hábitos de incentivo realizados pela escola devem ter continuidade em casa. Para a Giovanna Comparone Balestrin, do G4, este não parece ser um problema. “Eu queria comer tomate, mas minha mãe disse que meu pai já tinha comido tudo”, fala.

Mesmo não gabaritado, o pequeno Eduardo do G4 é um especialista quando o assunto é plantar e colher. Ele ajuda a ‘profe’ Bia no plantio e cultivo, mas deixa escapar que também aproveita o momento de mexer na terra para fazer um pouco de bagunça. “Ah, eu faço os dois”.

Eduardo, do G4, adora ajudar a professora Bia no plantio e colheira. (Foto: Larissa Knupp/Tribuna de Jundiaí)

As PANCs

A implantação das Plantas Alimentícias Não Convencionais ou PANC na dieta escolar é outra iniciativa de Prefeitura de Jundiaí para que os alunos da rede municipal tenham uma alimentação ainda mais nutritiva. Além das que são oferecidas na merenda vindas do Vale Verde, espaço de plantio e colheita de vegetais orgânicos que vão direto para as Emebs, 30 escolas já têm hortas específicas para o cultivo da PANC. Ao todo, 25 espécies do grupo de não convencionais são plantadas no município, entre elas, a capuchinha, a mais bonita da horta segundo a pequena Giovanna.

“Eu e meus amigos gostamos de comer capuchinha, com arroz, com feijão”.

Na tarde desta quarta-feira (16), a merendeira Inês a preparou com um patê, servida no pão para as crianças. Hora ou outra, alguém ignorava o lanche e ia direto para a planta, colocando as folhas na boca e sentindo o sabor característico da PANC de flor colorida.

A capuchinha é uma das PANCs preferidas das crianças. (Foto: Larissa Knupp/Tribuna de Jundiaí)

Segundo a diretora, Selma, nem todas as crianças comem todas as hortaliças, especialmente as PANCs, mas apresentar as folhas e vegetais ainda nessa idade é como plantar uma sementinha – papel que toda a equipe escolar tem desenvolvido. “Toda semana quando chegam as PANCs, a merendeira Inês vai até a sala, apresenta, deixa que as crianças cheirem, toquem, sintam a textura. Ela ainda criou o Relógio das PANCs, que é uma roleta em que crianças colocam o ponteiro correspondente a PANC que vai ser consumida no dia. Tudo isso pra incentivar”, conta.

O Relógio das PANCs, desenvolvido pela merendeira Inês, mostra aos alunos a planta do dia. (Foto: Larissa Knupp/Tribuna de Jundiaí)

“Apesar das PANCs não fazerem parte da alimentação habitual dos brasileiros atualmente, são altamente nutritivas e resgatam nossa biodiversidade e os valores de uma alimentação mais sustentável. Assim, a sua apresentação às crianças, além de promover mais variedade alimentar e enriquecimento de nutrientes, exerce uma função cultural e econômica”, defende a nutricionista Priscila.

A gestora da Unidade de Gestão de Educação (UGE) Vasti Ferrari Marques complementa. “O projeto Inova na Horta – o qual as PANCs estão inseridas – proporciona um resgate da culinária do tempo das avós, das bisavós, que utilizavam muitas dessas plantas naturais, tanto cozidas como cruas. Nós também acreditamos que, a partir desta iniciativa, está havendo uma redescoberta de novos caminhos. As famílias voltaram a cozinhar em casa, a descobrir novos sabores, novas formas de colocar em prática a vida saudável”, conclui.

A pequena Giovanna aconselha.

“Gi, como é que você sabe que a capuchinha é gostosa?”, pergunta a ‘profe’ Bia. “Eu experimentei”, fala despretensiosamente. E talvez seja essa a receita para uma alimentação mais saudável: experimentar.

Giovanna com a flor mais bonita da horta: a capuchinha. (Foto: Larissa Knupp/Tribuna de Jundiaí)

Jundiaí

Jundiaí: instituições iniciam treinamento para ‘Selo Empresa Amiga dos Direitos Humanos’

O encontro, de tema “Governança, Sustentabilidade e Direitos Humanos” começou nesta quarta (24); aulas seguem até sexta (26)

Publicado

em

Por

Treinamentos no Ciesp estão programados para acontecer até sexta-feira (26). Foto: Prefeitura de Jundiaí

As trilhas de formação para as instituições que participam do processo de aquisição do “Selo Empresa Amiga dos Direitos Humanos” começaram nesta quarta-feira (24) no auditório do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp). O encontro, de tema “Governança, Sustentabilidade e Direitos Humanos”, contou com a presença dos gestores Dr. Gustavo Maryssael (Casa Civil) e Sami Mansour (Desenvolvimento…

Continuar lendo

Jundiaí

Espaço Jundiaí Empreendedora fortalece vínculos locais com visita técnica

A equipe visitou a empresa Bom Sabor Marmitex, situada no Jardim Tarumã

Publicado

em

Por

A visita faz parte dos esforços do EJE para fortalecer os laços com os empreendedores locais e impulsionar o desenvolvimento econômico da região. Foto: Prefeitura de Jundiaí

O Espaço Jundiaí Empreendedora realizou uma visita técnica à empresa Bom Sabor Marmitex como parte de seus esforços para fortalecer os laços com os empreendedores locais e impulsionar o desenvolvimento econômico da região. Situada no Jardim Tarumã, a empresa é reconhecida por sua feijoada customizada, que é preparada conforme o gosto de cada cliente e se destaca pelo uso de…

Continuar lendo

Jundiaí

Jundiaí estabelece parceria com Lanxi, na China, visando intercâmbio e desenvolvimento

Acordo inclui colaborações em tecnologia, educação e infraestrutura entre as cidades.

Publicado

em

Por

Parceria internacional de Jundiaí, com Lanxi, cidade chinesa.
Encontro para assinatura da parceria aconteceu no Paço Municipal, na manhã desta quarta-feira (24) (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Na manhã desta quarta-feira (24), o Prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado, oficializou a assinatura de um acordo de cooperação entre a cidade paulista e o município chinês de Lanxi, localizado na província de Zhejiang. A cerimônia, realizada no Paço Municipal, contou com a presença de autoridades de ambas as cidades e marcou o início de uma promissora parceria com…

Continuar lendo

Jundiaí

Vandalismo em terminais urbanos de Jundiaí causam prejuízos aos usuários

Somente nos quatro primeiros meses de 2024, os gastos foram de R$ 73.274,91 com manutenção e substituição do que foi quebrado ou vandalizado

Publicado

em

Por

Portas do terminal Colônia foram pichadas. Foto: Prefeitura de Jundiaí

De acordo com levantamento feito pela Divisão de Infraestrutura de Transporte (DIT), da Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte de Jundiaí (UGMT), em 2023 foram realizados 1.380 atendimentos para reparos nos banheiros dos terminais urbanos pelas equipes de manutenção da Prefeitura. O vandalismo, além de causar prejuízo à estrutura dos locais, compromete o uso pelas pessoas que se deslocam…

Continuar lendo

Jundiaí

Vilas Nambi e Ruy Barbosa recebem ação de nebulização veicular nesta quinta (25)

A ação complementa o trabalho de vistoria efetuado nos imóveis das duas regiões para a busca de criadouros do mosquito da dengue

Publicado

em

Por

A nebulização é uma das ações. É fundamental eliminar objetos que possam servir de criadouros. Foto: Prefeitura de Jundiaí

A Vigilância em Saúde Ambiental (VISAM) realiza nebulização veicular na Vilas Nambi e Ruy Barbosa, nesta quinta-feira (25). A ação complementa o trabalho de vistoria efetuado nos imóveis das duas regiões para a busca de criadouros do mosquito Aedes aegypti e de orientação aos moradores. O veículo passará a partir das 5h. A orientação é que as pessoas não fiquem…

Continuar lendo
Publicidade