
Após a onda de calor excepcional em meio ao inverno, que chegou a registrar 34ºC nos termômetros em Jundiaí, uma nova frente fria chega para derrubar as temperaturas.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um “alerta amarelo” para os estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, indicando uma queda nas temperaturas até o final do dia.
A previsão da Climatempo aponta para máxima de 29ºC nesta sexta-feira (25) em Jundiaí, que começará com uma sensação residual de calor, mas ao longo do dia, os termômetros deverão cair gradualmente, chegando a mínima de 18ºC. Além disso, há a possibilidade de pancadas de chuva à tarde e à noite.
Já no final de semana, as temperaturas caem ainda mais. Sábado (26), os termômetros devem registrar entre 14º e 21ºC, com períodos de chuva a qualquer hora. No domingo (27), as mínimas e máximas ficam entre 12º e 17ºC, e as chuvas persistem ao longo do dia e à noite.
Mudanças climáticas
Uma das explicações para esses dias de calor excepcional é o fenômeno El Niño, que provoca o aquecimento das águas do Oceano Pacífico, e, por sua vez, dificulta a chegada de massas de ar frio, resultando em temperaturas mais altas durante o inverno.
Especialistas também apontam para o papel do aquecimento global nesse cenário. Quando um ano de El Niño se combina com o aumento das temperaturas causado pelo aquecimento global, fenômenos como ondas de calor tendem a resultar em temperaturas muito acima da média.