Connect with us

Jundiaí

Adotar é um ato de amor: história emocionante inspira acolhimento de animais idosos em Jundiaí

Analista de T.I. adota cães idosos do DEBEA de Jundiaí e transforma a própria vida ao oferecer amor, cuidados e um lar repleto de afeto.

Published

on

Atualizado há

Diane e seus filhos
Foto: Arquivo Pessoal

A adoção de animais idosos é, muitas vezes, deixada de lado em abrigos, mas pode ser um dos atos mais poderosos de amor — e quem prova isso com todas as letras é Diane Graziela dos Santos, 39 anos, analista de T.I., moradora de Campinas. Ela adotou não apenas um, mas dois cães idosos do Departamento de Bem-Estar Animal (DEBEA) de Jundiaí, e sua história é um verdadeiro manifesto sobre afeto, empatia e transformação pessoal.

Em 2010, Diane começou sua jornada de acolhimento ao lado de Márcia Ienne, do projeto Bicho é Legal, com a adoção das gatinhas Lilika e Pankeka. “Naquela fase, eu enfrentava problemas de depressão”, relembra. A perda precoce de Lilika, com apenas oito meses, foi devastadora. Mas a presença constante de Pankeka, hoje com quase 15 anos, ofereceu suporte emocional durante esse momento difícil.

A partir daí, outros laços foram sendo formados. Pipoka viveu com Diane por 13 anos, até sua despedida em 2022, por conta de um câncer raro. No final de 2011, Brankinha chegou através de uma doação no Carrefour. “Por 11 anos, éramos só nós três, vivendo momentos de diversão com catnip, ratinhos, bolinhas e arranhadores”, conta.

Laços que atravessam cidades e corações

A história ganhou novos capítulos quando Diane conheceu Wilson, seu atual marido, e mudou-se para Campinas com seu gato Café. Foi nessa nova fase que um documentário sobre animais esquecidos em abrigos a sensibilizou profundamente. “Conversamos e decidimos que, como forma de gratidão pela nossa nova casa, poderíamos abrir espaço para um animal que precisasse.”

Na véspera de seu aniversário, Diane fez um post no Facebook: “Alguém conhece um cachorro abandonado, adulto, que se dê bem com gatos?”.

Muitos ofereceram filhotes de raça, abandonados por darem “trabalho”, mas ela queria algo mais significativo. “Inclusive, eu realmente pensei em sugerir que essas pessoas tomassem uma pílula chamada ‘vergonha na cara’, pois qualquer forma de vida exige esforço e responsabilidade emocional, física e financeira.”

Foi então que recebeu uma mensagem da Dra. Claudia Medina, com vídeos de dois cães idosos: Júnior, com cardiopatia, e o famoso Sorriso, mascote do DEBEA.

“Na hora, eu respondi: ‘Vou ficar com eles’. E a Dra. Cláudia indagou: ‘Os dois? Tem certeza?!’ Eu já respondi: ‘Sim, são meus filhos agora, hein’”, conta emocionada. A adoção foi oficializada em 17 de junho de 2021.

“Graças a Deus, nesta jornada de adoção, tive ajuda de profissionais e pessoas incríveis: Claudia Medina, Larrisa Giarola, Luisa Carlete, Jonathan Cardio, que trabalham no DEBEA. Se eu pudesse voltar no passado, com certeza os adotaria novamente, afinal, os animais são anjos que Deus deixou aqui na terra para podermos suportar a passagem.”

Harmonia entre espécies e gratidão cotidiana

Desde então, Sorriso e Júnior ganharam um lar amoroso, onde convivem em perfeita harmonia com os gatos da casa. “Eles dormem na sala e têm acesso a toda a casa. Os gatos e os cães vivem em paz, respeitando o espaço e o tempo de cada um.” Com seus gestos carismáticos, como “fazer graça” durante as refeições e roubar pão de queijo, os cães rapidamente conquistaram todos ao redor.

Júnior, que hoje tem cerca de 17 anos, foi resgatado em estado grave após ser abandonado com ferimentos profundos. Já Sorriso é o único sobrevivente de uma ninhada acometida por cinomose. Ambos são símbolos de resistência, superação e alegria.

Em novembro de 2021, outro cão apareceu no portão da casa de Diane. “Ele não quis carne no churrasco, queria água.” Batizado de Gohan, ele convulsionou pouco depois, impossibilitando a adoção por outra família. “Como colocar para adoção um cachorro doente? Ele ficou conosco.”

Em 2022, após a morte da Pipoka, a irmã de Diane lhe deu de presente um Dachshund: Tobias, descrito com carinho como “terrorista dos nossos corações”. Hoje, a família multiespécie é composta por quatro cães, quatro gatos e um filho humano.

“Eles me transformaram da depressão para a vida”

Diane não esconde sua gratidão. “Eles me transformaram da depressão para a vida, me fizeram sentir outras formas de amor e ser grata por cada latido e miado saudável. Sei que os dias maus virão, mas todos os dias que passo com eles são presentes que recebo.”

Ela também reflete sobre o amor incondicional dos animais. “Os filhos criam asas e vão voar. Os animais sempre estarão lá, do seu lado, rico ou pobre, gordo ou magro. Sabe aquele juramento de casamento? ‘Na alegria e na tristeza, na saúde ou na doença, e por todos os dias da minha vida’? Não é para humanos. É para os animais.”

Adote um amigo: há dezenas de vidas à espera no DEBEA

A história de Diane inspira e emociona e mostra que adotar um animal idoso é mais do que um gesto de compaixão. É um reencontro com o amor genuíno, a lealdade e a cura.

No DEBEA de Jundiaí, dezenas de cães e gatos aguardam por uma nova chance. Animais que, assim como Sorriso e Júnior, têm muito a oferecer. Se você também deseja transformar e ser transformado, visite o Departamento de Bem-Estar Animal, da Prefeitura de Jundiaí, localizado na Rua Abrahão Farrão, 8 – Chácara São Francisco, Jundiaí – SP.

Mais informações: (11) 4582-2649

📝 Participe do nosso grupo exclusivo de vagas de empregos e receba diariamente as novidades direto no seu WhatsApp! Acesse e faça parte da nossa comunidade 👉 https://bit.ly/Tribuna-de-Jundiaí-Emprego-4

Jundiaí

Audiência da Lei Aldir Blanc em Jundiaí debate investimento de R$ 2,8 milhões na cultura local

Com participação ativa de artistas e gestores, encontro foca na elaboração dos editais e na construção coletiva das políticas culturais.

Published

on

Na noite da última segunda-feira (9), a Unidade de Gestão de Cultura (UGC) de Jundiaí (SP) promoveu a primeira das três audiências públicas da nova fase da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB). O encontro ocorreu na Sala Glória Rocha, no Centro das Artes Prefeito Pedro Fávaro, reunindo cerca de 80 participantes, entre artistas, representantes da sociedade…

Continue Reading

Jundiaí

Concerto ‘Sons da Cidade’ une vozes de Jundiaí e SP em apresentação solidária na Agapeama

Evento será no dia 14 de junho, às 19h, com entrada mediante doação de leite. Coral Divino em Canto recebe o grupo paulista Máfia Sonora.

Published

on

O bairro Agapeama, em Jundiaí, será palco de mais uma emocionante edição da série de concertos “Sons da Cidade”, promovida pelo Coral Divino em Canto, mantido pelo Colégio Divino Salvador. O evento acontece no sábado, 14 de junho, às 19h, na Igreja Presbiteriana Unida de Jundiaí (Rua Porto Velho, 113). A entrada é solidária: um litro de leite em caixinha. Repertório eclético e convidados especiais Com…

Continue Reading
Pular para o conteúdo