A equipe da Clínica da Família Hortolândia intensificou as ações de conscientização contra a dengue em Jundiaí, levando informação até a feira livre do bairro. A iniciativa abordou feirantes, clientes e moradores, reforçando a importância da prevenção e do descarte correto de objetos que possam acumular água, evitando a proliferação do mosquito Aedes aegypti.
📝 Participe do nosso grupo exclusivo de vagas de empregos e receba diariamente as novidades direto no seu WhatsApp! Acesse e faça parte da nossa comunidade 👉 https://bit.ly/Tribuna-de-Jundiaí-Emprego-3
Ação educativa e prevenção
Durante a mobilização, os Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) explicaram os sintomas da dengue e divulgaram informações sobre a rede de atendimento municipal. Uma barraca educativa foi montada para ensinar os moradores sobre o ciclo do mosquito e como evitá-lo.
“Precisamos que as pessoas entendam que somente com a colaboração de todos evitaremos novos casos. Outro alerta importante é sobre a gravidade da doença, que pode atingir qualquer pessoa, independentemente da idade”, afirmou a enfermeira Dândara Camargo.
Conscientização na comunidade
Para o gerente da Clínica da Família Hortolândia, Leonard Cabral, levar a prevenção até os locais de grande circulação é essencial. “Estamos atuando fortemente na conscientização das pessoas. Essa ação extramuro integra nossas iniciativas para chegar onde a comunidade está. É fundamental entender o que é a dengue e que a luta contra o Aedes é de todos nós”, ressaltou.
A mobilização impactou moradores como o vigilante patrimonial Celso de Arruda, que aproveitou para mostrar para sua bisneta, Lorena Vitória, de quatro anos, como o mosquito se prolifera. “Desde pequenas, as crianças têm que saber sobre a doença e entender os cuidados. Tenho dois amigos que estão afastados em situação lastimável devido à dengue”, comentou.
Já o feirante Vanderlei Teodoro reforçou a importância do alerta. “Esse tipo de conscientização é sempre bom. A maioria ignora, mas tem muita gente pegando dengue. Eu já tive e sei o quanto é ruim”, disse.
Números da dengue em Jundiaí
De acordo com o último Boletim de Arboviroses, Jundiaí contabiliza 1.897 casos de dengue e uma morte confirmada. Desde janeiro, as ações de combate foram intensificadas em todas as regiões da cidade. Além da fiscalização de imóveis, há mutirões de limpeza para remoção de objetos descartados irregularmente, campanhas de educação em saúde e monitoramento de casos suspeitos.
A Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) orienta que qualquer pessoa com febre, dor de cabeça, dores no corpo, manchas na pele, dor nos olhos, fraqueza ou vômito deve procurar as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Clínicas da Família de seu bairro, de segunda a sexta-feira.
Para casos graves, com sintomas como dor abdominal intensa, vômitos persistentes, sangramento, náuseas e alteração de consciência, a orientação é buscar atendimento imediato nos Prontos Atendimentos (PAs):
PA Ponte São João: 7h às 19h (portões fecham às 18h);
PA Retiro: 7h às 19h (portões fecham às 18h);
PA Hortolândia: atendimento 24h;
UPA Vetor Oeste: atendimento 24h.
A prevenção ainda é a melhor forma de combater a dengue. Mantenha sua casa e quintal livres de recipientes com água parada e fique atento aos sintomas!
A Serra do Japi foi um dos grandes destaques do evento 'O Desafio de Mensurar Impacto', promovido nesta terça-feira (22) pelo Sistema Paulista de Ambientes de Inovação (SPAI) e organizado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo. A programação reuniu representantes de ambientes de inovação de todo o estado e evidenciou experiências de impacto concreto…
A Prefeitura de Jundiaí iniciou nesta terça-feira (22) a 10ª edição da Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, reunindo representantes da sociedade civil, entidades e poder público em dois dias de discussões fundamentais para o futuro das políticas voltadas à população idosa. O evento ocorre no Auditório Elis Regina, no Complexo Argos, das 8h às 17h, e segue até…
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência, personalizar conteúdos e anúncios, e recomendar conteúdos relevantes. Ao continuar navegando em nosso site, você concorda com a nossa Política de Privacidade.AceitoPolítica de Privacidade