
Os estudantes do 5º ano C da Emeb Professora Marina Rinaldi de Carvalho, localizada no Jardim das Tulipas, em Jundiaí, tiveram a oportunidade de utilizar o FabLab na manhã da última sexta-feira (25) para desenvolver materiais destinados ao seu projeto pedagógico, visando implementar melhorias no bairro e no Parque Botânico Professor Aziz Ab’Saber.
Acompanhados pelas educadoras Núbia Dianin e Brígida dos Santos, que são professoras da turma neste e no ano passado, respectivamente, os 25 alunos puderam explorar as instalações do “laboratório maker” no Complexo Argos.
Durante a visita, as crianças utilizaram os Chromebooks para pesquisar sobre a flora do parque e as bancadas de trabalho para desenvolver seus projetos. Além disso, utilizaram os programas “Tinkercad” e “Scratch” para modelagem e programação, e uma cortadora a laser para criar totens de madeira com QR codes que fornecem informações sobre as árvores do parque.
Em setembro, a turma recebeu a visita do prefeito Luiz Fernando Machado, onde apresentaram as melhorias que já foram implementadas pela Prefeitura de Jundiaí no local, além de discutir novas demandas. Vale ressaltar que os estudantes também foram ao Paço Municipal para tratar de suas propostas e expectativas para o futuro.
Pesquisas locais
Em uma das estações, as alunas Eloá Conceição e Lara Pinheiro, de 11 anos, se dedicaram a pesquisar as características das árvores.
“Pesquisamos se cada uma delas é ou não alimentícia. Essa é uma informação importante, para que as pessoas saibam disso e não confundam, e para entender quais animais, como macacos e pássaros, são atraídos por elas”, comentaram as colegas.

Por outro lado, a dupla formada por Bryan Alexandria, de dez anos, e Kalebe Santos, de 11 anos, recordou a visita enquanto trabalhavam na cortadora a laser. “Estamos fazendo a impressão dos QR Codes e cortando a madeira que ficará ao lado das árvores identificadas. É de uma madeira muito boa, para resistir ao clima”, explicaram.
Cada QR Code direcionará para uma página na plataforma Padlet, onde estarão as informações pesquisadas pelos estudantes sobre as árvores do parque de Jundiaí, como mutambo, peroba rosa e ipê verde.
Importância da iniciativa
A gestora de Educação, Vastí Ferrari Marques, destacou a relevância desta iniciativa.
“O envolvimento dos estudantes com as melhorias do bairro e do parque são, na prática, a escuta das crianças e a realização dos eixos do programa Escola Inovadora e da metodologia do ‘Desemparedamento da Escola’, na modalidade Cidade Educadora. O interesse e compreensão das crianças sobre a realidade do bairro em que vivem demonstram a transposição dos conteúdos pedagógicos na vida delas e da comunidade, reiterando o compromisso da rede municipal com o incentivo às aprendizagens em contato com a natureza, investigação, prototipagem e pesquisa.”

Intervenções no Parque Botânico de Jundiaí
Atualmente, o Parque Botânico de Jundiaí está passando por diversas intervenções, que incluem a revitalização das pontes de madeira, troca de iluminação, novo paisagismo e melhorias na infraestrutura.
Essas ações visam proporcionar um ambiente mais agradável e educativo para a comunidade local.
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