Connect with us

Jundiaí

Alunos de Jundiaí aprendem a usar tecnologia de forma criativa em sala de aula

Projeto do NATE já atendeu 48 turmas e ensina estudantes a criarem com tablets, Chromebooks e o Canva.

Published

on

Atualizado há

Criança utilizando computador em sala de aula.
Foto: Prefeitura de Jundiaí

Com o objetivo de transformar o uso da tecnologia em sala de aula, os alunos do 5º ano da EMEB Luzia Francisca de Souza Martins, em Jundiaí, participaram nesta semana de uma oficina inovadora que alia plataformas digitais à criatividade. A atividade é promovida pelo Núcleo de Apoio a Tecnologias Educacionais (NATE), da Prefeitura de Jundiaí, e integra uma série de formações que já contemplaram 48 turmas desde março.

📝 Participe do nosso grupo exclusivo de vagas de empregos e receba diariamente as novidades direto no seu WhatsApp! Acesse e faça parte da nossa comunidade 👉 https://bit.ly/Tribuna-de-Jundiaí-Emprego-4

A proposta aposta no uso de tablets, Chromebooks e lousas interativas como ferramentas para desenvolver habilidades digitais, estimular a organização das ideias e incentivar o protagonismo infantil no universo online. Tudo isso com uma abordagem que valoriza a criação de conteúdo, e não apenas o consumo.

“Eles são nativos digitais, mas em geral consomem tecnologia de forma passiva, por meio de redes sociais e jogos. A oficina propõe o contrário: que eles criem, que se tornem produtores de conteúdo”, destaca Fabiana Almeida Castro, professora do NATE e responsável pela formação. Segundo ela, o uso do Canva durante as atividades contribui para o raciocínio lógico, a criatividade e o trabalho em equipe.

A iniciativa também dialoga com os projetos pedagógicos já em andamento na escola. “No final do ano, eles escrevem um conto, e agora poderão ilustrar e diagramar seus textos. Isso fortalece o envolvimento deles com a produção textual”, explica a professora Fernanda Martines Godoi, que acompanha o 5º ano.

Aprovação dos alunos

A oficina surpreendeu positivamente os alunos, como a estudante Laura Graciela Bezerra, de 10 anos. “Eu já fazia edições no celular, mas nunca tinha usado o Canva. Gostei porque aqui tem mais opções, e é mais fácil mexer no computador”, comentou.

Laura Graciela explora as ferramentas do Canva para montar sua história em quadrinhos (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Para Juliana Vidotti, coordenadora do NATE, a formação amplia os horizontes dos estudantes e mostra novas possibilidades de uso da tecnologia. “A proposta é que eles entendam a tecnologia como ferramenta de criação, e não apenas de consumo”.

A ação continuará até o início de julho e, devido à grande procura, o NATE já planeja expandir a oficina para outras escolas da rede municipal no segundo semestre.

Jundiaí

Fundo Social de Jundiaí reforça importância de doações de roupas de frio na Campanha ‘Aquecendo Vidas’

Com a chegada do frio, Campanha de Inverno 2025 intensifica apelo por roupas de inverno em bom estado para atender famílias em vulnerabilidade.

Published

on

Com as baixas temperaturas já registradas em Jundiaí, o Fundo Social de Solidariedade (Funss) intensifica a mobilização da população para reforçar as doações na Campanha de Inverno “Aquecendo Vidas”. Embora as arrecadações estejam ocorrendo em diversos pontos da cidade, a prioridade agora é clara: roupas, cobertores e calçados de inverno, limpos e em bom estado de uso. “Neste momento, precisamos…

Continue Reading

Jundiaí

Unace MEI: ACE Jundiaí lança grupo gratuito de networking para microempreendedores

Projeto da Associação Comercial visa impulsionar MEIs por meio de conexões estratégicas, mentorias e oportunidades de negócios.

Published

on

A Associação Comercial Empresarial de Jundiaí (ACE) deu início ao Unace MEI, um grupo de networking gratuito e exclusivo voltado a microempreendedores individuais. A iniciativa tem como principal objetivo criar um ambiente colaborativo de crescimento profissional e geração de novas oportunidades de negócios para MEIs da região. Encontro inaugural foca em conexões e vendas O primeiro encontro do Unace MEI…

Continue Reading
Pular para o conteúdo