Amor no Cabide: irmãs espalham roupas de frio em cabides pelas ruas de Jundiaí
Conecte-se conosco

Jundiaí

Amor no Cabide: irmãs espalham roupas de frio em cabides pelas ruas de Jundiaí

Projeto começou no inverno jundiaiense de 2016

Publicado

em

Atualizado há

Amor no cabide
Amor no Cabide: irmãs espalham roupas de frio em cabides pelas ruas de Jundiaí (Foto: Divulgação)

Uma iniciativa realizada por duas irmãs está trazendo mais amor pelas ruas de Jundiaí. Em pleno inverno, elas colocam cabides com roupas de frio espalhados pela cidade, em locais pré-determinados que são chamados de ‘pontos de amor’.

O projeto, chamado ‘Amor no Cabide’, começou em Porto Alegre, em 2013, mas as irmãs Patrícia e Amanda Verdugo só ficaram sabendo em 2015, por meio de uma reportagem na televisão. Foi então, no inverno seguinte, que elas decidiram colocar o gesto de amor em prática.

“Então nós tivemos a ideia de trazer para Jundiaí, afinal o projeto consiste em ser copiado e espalhado. Nós começamos a instalar alguns pontos de amor pela cidade e escolhemos para isso os pontos de ônibus, pela quantidade de pessoas que transitam por eles e por serem cobertos”, explicou Amanda Verdugo ao Tribuna de Jundiaí.

Este já é o terceiro inverno consecutivo que o projeto acontece na cidade. Neste ano, são cinco pontos de amor, em que as pessoas podem pegar ou doar um agasalho. Para Amanda, a ideia é que o projeto seja da rua, de todo mundo. “Quem precisa pega, mas quem tem sobrando no guarda-roupa vai no ponto e deixa sua peça”.

Dessa forma, não existe um ponto de arrecadação específico: a doação é feita diretamente na rua, em cada um dos cabides disponibilizados nestes pontos. Mas nada impede que outras pessoas também criem suas plaquinhas e pontos de amor próprio.

“A nossa ideia é dar um primeiro passo, contagiar as pessoas, para que elas façam outros pontos no seu bairro, onde moram e trabalham, para espalhar pela cidade. No ano passado e neste ano, uma pessoa também fez o seu próprio ponto de amor, que atualmente está na Ponte São João”, continuou.

E quem pode pegar o agasalho? Amanda diz que qualquer um que precisa, não apenas moradores de rua.  “O movimento consiste em não julgar, ainda mais neste momento de crise em que o Brasil passa. Quem precisa pode ser um estudante que está passando na rua, pode ser a pessoa que saiu do trabalho desprevenida. Pode ser qualquer pessoa que esteja na rua e precise daquele agasalho naquele momento”.

E, depois de três anos de projeto, a jundiaiense garante que o sentimento de gratidão é imenso. “Ver que os agasalhos vão, é isso que move a gente. A gratidão é essa: ver o ponto fixo, chegar lá horas depois ou no dia seguinte e ver que alguém já pegou aquela peça. Ou então quando chegamos em um ponto para colocar um agasalho e vemos que alguém já colocou, se sensibilizou e quis fazer parte do movimento”, finalizou.

Sentiu vontade de fazer parte desse gesto de amor também? Confira o endereço dos pontos de amor fixos por Jundiaí:

❤ Ponto de ônibus na Rua Campos Sales, altura do nº 472 – Centro (Atrás do Velório Municipal e em frente a academia Mega Form)

❤ Ponto de ônibus na Rua Carlos Gomes, altura do n° 1.231 – Jd. Carlos Gomes (Lateral do Móveis Candieiro)

❤ Ponto de ônibus na Avenida 9 de Julho, altura do nº 300 – Vila Virgínia (Em frente ao espaço dos Food Trucks)

❤ Ponto de ônibus na Avenida Antônio Frederico Ozanan, altura do número 5.620 (Um ponto antes do Maxi Shopping).

❤ Ponto de ônibus na Rua Santa Maria, altura do número 331/338 – Ponte São João (Próximo do Jack Lanches).

Jundiaí

Rodada contribui para transformar relacionamento em negócios

ACE Jundiaí realizou uma Rodada de Negócios na Valec na noite de quinta (18), com a participação de empreendedores de diferentes segmentos

Publicado

em

Por

A ACE Jundiaí realizou uma Rodada de Negócios na Valec na noite desta quarta-feira, com a participação de empreendedores de diferentes segmentos. Para a Rodada, a concessionária foi transformada em um ambiente agradável, estilo bar, com bufê servindo petiscos e chope, o que criou uma atmosfera descontraída e propícia para o relacionamento e conexões entre os empresários. A presidente Leandra…

Continuar lendo

Jundiaí

De olho na sustentabilidade, Prefeitura de Jundiaí testa mais dois veículos 100% elétricos

Em parceria com o Grupo SHC, representante da JAC Motors Brasil/Ankai, carros estão destinados para uso da Unidade de Mobilidade e Transporte

Publicado

em

Por

Os veículos 100% elétricos serão testados pelas equipes da UGMT por 15 dias. Foto: Prefeitura de Jundiaí

Seguindo a tendência dos principais países europeus e preocupada com a necessidade da redução da poluição do meio ambiente, a Prefeitura de Jundiaí, em parceria com o Grupo SHC, representante da JAC Motors Brasil/Ankai, recebeu dois veículos 100% elétricos para um período de teste. Os carros estão destinados para uso das equipes da Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte…

Continuar lendo

Jundiaí

Jundiaí apresenta ‘Cidade das Crianças’ em seminário do MEC sobre intersetorialidade

Gestor de Cultura, Marcelo Peroni, representou o município no encontro “Intersetorialidade na Educação: construção e estratégias de implementação”

Publicado

em

Por

Unidades de Gestão de Educação e Cultura compõem uma das plataforma de governo da Prefeitura. Foto: Divulgação/Índio Reis

A convite do Ministério da Educação (MEC), o gestor de Cultura, Marcelo Peroni, representou Jundiaí no seminário “Intersetorialidade na Educação: construção e estratégias de implementação” e apresentou o programa municipal Cidade das Crianças. Realizado em Mauá, Município da região Metropolitana de São Paulo, o Seminário teve início nessa quarta-feira (17) e contou com as participações de cerca de 30 gestores…

Continuar lendo

Jundiaí

Jundiaí inicia preparativos para a realização da Conferência Municipal das Cidades

A Conferência Municipal será realizada no dia 15 de junho de 2024, sábado, durante todo o dia, no Espaço Expressa

Publicado

em

Por

Foto: Divulgação

O Conselho Municipal de Política Territorial (CMPT) se reuniu nesta quinta-feira (18), de forma extraordinária, a convite da Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA), com o objetivo de iniciar os preparativos para a realização da Conferência Municipal das Cidades. Essa será uma das etapas para a 6ª Conferência Nacional das Cidades, organizada pelo Governo Federal com…

Continuar lendo

Jundiaí

ATEAL celebra 100 mil pessoas atendidas e 41 anos de dedicação

Fundada em 1982, é uma instituição sem fins lucrativos, dedicada a oferecer terapias especializadas para indivíduos com desafios auditivos e de comunicação

Publicado

em

Por

Foto: Divulgação/ATEAL

A Associação Terapêutica de Estimulação Auditiva e Linguagem (ATEAL) anunciou que ultrapassou a marca de 100 mil pacientes cadastrados e assistidos. Este marco não apenas reflete o compromisso contínuo com aqueles que enfrentam dificuldades auditivas e de comunicação, como também celebra os 41 anos de trabalho e dedicação da instituição. "É gratificante saber que nosso espaço tem sido um refúgio…

Continuar lendo
Publicidade