APAE Jundiaí: Semana das Deficiências começa com palestras
Connect with us

Jundiaí

APAE Jundiaí: Semana das Deficiências começa com visita de estudantes da rede municipal

A Semana das Deficiências Intelectual e Múltipla, na APAE Jundiaí, segue até o dia 28 de agosto com diversas outras atividades

Published

on

Atualizado há

Crianças da rede municipal, que foram convidadas pela APAE Jundiaí
Foto: APAE Jundiaí

Na última quarta-feira, 21 de agosto, a APAE Jundiaí deu início à Semana das Deficiências Intelectual e Múltipla com uma programação especial focada na inclusão e conscientização. As atividades começaram com a visita dos estudantes da EMEB José Romeiro Pereira (GEVA) durante os períodos da manhã e tarde. As crianças participaram de uma palestra lúdica, onde música e interação foram elementos centrais, proporcionando uma experiência de aprendizado dinâmica e envolvente.

A professora do GEVA ressaltou o valor dessa vivência para os alunos. “Esta visita permite que eles conheçam outras realidades e possam conviver e interagir com outras deficiências. Em nossa escola, temos uma cadeirante que é muito respeitada pelas crianças. Essa é uma vivência que acredito que eles vão levar para a vida inteira. Entre eles não há preconceito, só amor e empatia. Quando eles perguntam, nós explicamos que todos são iguais”, explicou.

Ela reforçou que os aprendizados dessa experiência serão abordados em sala de aula. “Na escola, estamos com uma atividade chamada texto literário e eles vão relatar no diário tudo que viveram aqui hoje”, destacou a professora, evidenciando o impacto positivo tanto para a APAE Jundiaí quanto para os estudantes municipais.

A fonoaudióloga e musicoterapeuta Marília Prado de Oliveira liderou a palestra lúdica, combinando música, dança e muita interação. “É muito interessante proporcionar que eles experimentem essa vivência e aprendam que as pessoas com deficiência podem fazer tudo que eles fazem, como brincar, cantar e dançar. As mensagens que eles deixaram para os nossos assistidos foram muito amorosas. Esta é uma idade muito gostosa de trabalhar e eles estão aprendendo que todos devem ser recebidos e incluídos”, comentou Marília.

Além da palestra na APAE Jundiaí, os estudantes assistiram a duas apresentações de dança orientadas pela professora Raquel Tumolo. Ela explicou a importância da dança no desenvolvimento das pessoas com deficiência, destacando a dança como uma ferramenta poderosa de comunicação e autoconhecimento.

APAE Jundiaí: visita à mostra de artes e impacto na vida das crianças

Após as apresentações, as crianças visitaram a Mostra de Artes organizada pelos estudantes da Escola de Educação Especial da APAE de Jundiaí. A exposição foi preparada pelos alunos e professores da APAE Jundiaí e retratou passeios pelos pontos turísticos locais realizados em atividades externas.

Os estudantes do 3º ano C, Alice, Isabeli, Luísa e Marlon, ficaram encantados com a visita. “A gente gostou muito e quando voltar pra casa, vamos ensinar nossos pais que somos todos iguais e podemos fazer tudo que quisermos”, gritaram eufóricos. Marlon reforçou. “As crianças com deficiência ou não devem ser tratadas da mesma maneira.”

Crianças da rede municipal, que foram convidadas pela APAE Jundiaí
Foto: APAE Jundiaí

O diretor escolar Edison Marin ressaltou a importância da Semana das Deficiências Intelectual e Múltipla. “Mostrar para a sociedade que, independentemente da deficiência, todos têm potencialidades que podem e devem ser exploradas”, comentou ele.

Edison destacou que a inclusão só ocorre quando as pessoas com deficiência têm a oportunidade de demonstrar suas capacidades. “Com a visita dos estudantes da EMEB conseguimos conscientizar as crianças: desde pequenas entenderem que não devemos excluir ninguém. A ideia é ir além do informar, estamos capacitando os alunos a espalharem a mensagem de inclusão e respeito às diferenças no seu meio”, completou o diretor.

A Semana das Deficiências Intelectual e Múltipla na APAE Jundiaí segue até o dia 28 de agosto com diversas outras atividades. O objetivo é promover a inclusão e aumentar a conscientização sobre as capacidades e direitos das pessoas com deficiência, fortalecendo a mensagem de que todos devem ser respeitados e incluídos na sociedade.

Jundiaí

Inscrições para o 1º Prêmio de Inovação da ACE Jundiaí vão até o dia 24 de setembro

O Prêmio de Inovação visa reconhecer e valorizar ideias criativas e soluções excepcionais em diversos setores.

Published

on

ACE Jundiaí
Foto: Divulgação/ACE Jundiaí

Empreendedores têm a oportunidade de se destacar e compartilhar o sucesso de seus projetos no 1º Prêmio de Inovação 2024, promovido pela ACE Jundiaí em colaboração com o Grape Valley Jundiaí. As inscrições serão aceitas até o dia 24 de setembro. O Prêmio de Inovação visa reconhecer e valorizar ideias criativas e soluções excepcionais em diversos setores. Áreas como tecnologia,…

Continue Reading

Jundiaí

DAE Jundiaí interdita trecho da rua Bom Jesus de Pirapora neste fim de semana

Para a execução do serviço, o trecho entre a esquina da Rua Adolfo Torricelli e a Rua Antônio Liberato será interditado completamente.

Published

on

Vias interditadas pela DAE Jundiaí
Foto: DAE Jundiaí

A DAE Jundiaí realizará uma manutenção na rede de esgoto da Rua Bom Jesus de Pirapora neste fim de semana, nos dias 14 e 15 de setembro. A intervenção acontecerá no sábado e domingo, com o objetivo de garantir o bom funcionamento da infraestrutura de saneamento da cidade. Para a execução do serviço, o trecho entre a esquina da Rua…

Continue Reading

Jundiaí

Sebrae-SP e ACE Jundiaí oferecem cursos gratuitos para empreendedores

As aulas presenciais serão ministradas por analistas e consultores do Sebrae-SP na ACE Jundiaí, localizada na Rua Rangel Pestana, no Centro.

Published

on

Folha Sebrae; curso em parceria com ACE Jundiaí
Foto: Sebrae-SP

O Sebrae-SP, em parceria com a ACE Jundiaí, está oferecendo seis cursos gratuitos para empreendedores. Esses cursos visam aprimorar conhecimentos sobre ferramentas que podem ser utilizadas para impulsionar os negócios. As capacitações serão realizadas entre os meses de setembro e novembro, com duas sessões por mês, sendo uma presencial e outra remota. As aulas presenciais serão ministradas por analistas e…

Continue Reading

Jundiaí

Instituto Luiz Braille de Jundiaí precisa de voluntários; veja como participar

O Programa Tampinha Legal e a oportunidade de ajudar no cadastro de cupons fiscais da Nota Fiscal, contribuem para o financiamento do Instituto Luiz Braille

Published

on

Voluntária do Programa Tampinha Legal, do Instituto Luiz Braille
Foto: Divulgação/Instituto Luiz Braille

O Instituto Luiz Braille de Assistência ao Deficiente da Visão, em Jundiaí, está em busca de voluntários para apoiar duas importantes iniciativas que geram recursos para a instituição. Os voluntários que desejam colaborar podem se envolver em duas frentes de trabalho. A primeira é o Programa Tampinha Legal, que consiste em separar tampinhas plásticas por cor. Essa ação é parte…

Continue Reading

Jundiaí

Hospital São Vicente adota logística reversa em suas operações 

Iniciativa recebeu o nome de ‘Caixa Vai e Vem’ e tem como foco reduzir resíduos, uso de papel e reforçar o compromisso da instituição com o meio ambiente

Published

on

Hospital São Vicente adota logística reversa, caixas verdes são utilizadas no almoxarifado para recebimento e recolhimento de medicamentos.
Caixas de transporte são recebidas no almoxarifado da Instituição (Foto: Divulgação/ HSV)

Sustentabilidade é um assunto cada vez mais pautado e não seria diferente no Hospital São Vicente (HSV), em Jundiaí. A instituição adotou um novo projeto chamado ‘Caixa Vai e Vem’, o recurso que é conhecido como caixa retornável ou logística reversa foi aplicado nos departamentos de almoxarifado e farmácia.  O projeto que foi implantado pelo gerente de suprimentos, Valter João…

Continue Reading
Advertisement