Ativistas convocam vigília para evitar o despejo da Mata Ciliar
Conecte-se conosco

Jundiaí

Ativistas convocam vigília para evitar o despejo da Mata Ciliar

Uma barraca foi instalada no local e algumas pessoas se revezam para evitar a saída da ONG, após notificação

Publicado

em

Atualizado há

Mata Ciliar
Recinto onde são tratados os animais silvestres resgatados fica muito próximo à obra realizada pela concessionária (Foto: Arquivo/Mata Ciliar)

A notícia de que a Associação Mata Ciliar terá de deixar a área de quase três hectares, utilizada há anos para a reabilitação de animais silvestres, gerou revolta e comoção de moradores, simpatizantes da causa e ativistas ambientais de Jundiaí. Uma vigília foi convocada pelas mídias sociais para que as pessoas permaneçam na região próximo onde obras estão em execução pela empresa VOA-SP, concessionária que administra o aeroporto sob responsabilidade do Governo do Estado.

A informação de que a VOA-SP notificou extrajudicialmente a ONG, ontem (17), foi trazida com exclusividade pelo Tribuna de Jundiaí. Segundo o documento, os animais e equipamentos devem ser removidos da área até amanhã (19). A justificativa é que o aeroporto passará a operar por instrumentos e irá incrementar as rotas comerciais. “A manutenção dos animais ao lado da pista de pouso e decolagem cria riscos, tanto no que tange a gerenciamento de voos quanto ao ruído aeronáutico e seu impacto na fauna em reabilitação”, ressaltou a empresa, na notificação.

Vigília

Assim que a notícia foi divulgada, movimentos passaram a ser organizados para evitar que a Mata Ciliar deixe o local. “Deram 48h para a ONG Mata Ciliar sair e retirar todos os animais e equipamentos da área próxima ao aeroporto de Jundiaí. Eles fazem um trabalho primordial de preservação e cuidado dos animais da nossa região. Por favor compartilhem nas redes e quem puder ajudar na resistência pessoalmente”, diz a mensagem publicada no Instagram.

grupo de pessoas está nas proximidades do aeroporto: ong pode deixar o local (Imagens: Rede social)

A publicação também dá orientações sobre a vigília nas proximidades da entidade. “Os ativistas estão se revezando para ocupar o espaço dia e noite. Quem puder se organizar para vir, logo cedo já teremos pessoas por lá.

Imagens que circulam pela internet, hoje (18) pela manhã, mostram até uma barraca de camping instalada exatamente no ponto em que uma obra é realizada pela VOA-SP, próximo aos recintos utilizados para reabilitação de animais como onças-pardas, jaguatiricas e lobos-guarás.

Irregular

De acordo com a VOA-SP, foi sugerido à Mata Ciliar uma permuta de área, além do custeio de “todas as obras necessárias de mudança e construção de novos viveiros”.

“Desde 2019, ambas as partes iniciaram diálogo para a devolução da área e remanejamento total da ONG para outro local do município. Mesmo assim, a ONG acelerou obras na área da concessionária, construindo viveiros de animais silvestres a 10 metros da avenida Emilio Antonon e a 300 metros da pista de pouso, colocando em risco a segurança aeroportuária, em desacordo com a legislação. A empresa tem constatado diariamente a presença de urubus por conta dos animais silvestres ali presentes”, destaca, em outro trecho da nota.

Ainda conforme a VOA-SP, o aeroporto existe há 80 anos naquele espaço e já se configura como um “indutor de desenvolvimento regional”.

A concessionária reforça ainda que tem licença de funcionamento expedida pela Cetesb e apoia ações sustentáveis, “com programas de carbono free para combustíveis, a VOA-SP se coloca à disposição para o diálogo, apoiando ações de suporte à fauna ali existentes assim como todo o meio ambiente”.

Trabalho da Mata Ciliar é exemplo em todo o Brasil na reabilitação de animais silvestres (Foto: Divulgação/Mata Ciliar)

Mata Ciliar

Nos últimos dias, a Mata Ciliar tem apontado as obras que estão sendo realizadas pela VOA-SP naquela região. Vídeos e fotos foram publicadas no Facebook, cobrando apoio de autoridades e da população para o problema gerado aos animais silvestres tratados pela ONG.

Especialistas disseram que o barulho das máquinas estaria afetando os animais, causando estresse em lobos-guarás, jaguatiricas e onças-pardas. O corte do mato também expõe os recintos usados para reabilitação dos bichos.

“Pedimos à sociedade que continue intercedendo junto ao Governo do Estado de São Paulo a intervir pelos animais nesta situação”, escreveu a ONG.

Jundiaí

Programa Nascentes Jundiaí restaura áreas rurais equivalentes a 40 campos de futebol

O principal objetivo é implementar ações de conservação, restauração e recuperação, com foco na Bacia do Rio Jundiaí Mirim

Publicado

em

Por

Técnicos fazem o monitoramento das árvores após o plantio. Foto: Prefeitura de Jundiaí

O Programa Nascentes Jundiaí, iniciativa da Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT), celebra a restauração de uma área rural equivalente a 40 campos de futebol. O principal objetivo deste programa é implementar ações de conservação, restauração e recuperação para a adequação ambiental de propriedades rurais em todo o município de Jundiaí, com foco especial na Bacia do…

Continuar lendo

Jundiaí

Grendacc realiza Bazar Solidário com artesãos de Jundiaí

O bazar funciona até dia 26, das 9h às 17h, no Espaço Bazar de Marcas da instituição

Publicado

em

Por

Foto: Divulgação

Até o dia 26 de abril, das 9h às 17h, acontece o Bazar Solidário do Grendacc, que reúne artesãos e microempreendedores no Espaço Bazar de Marcas. Os expositores irão reverter 15% do total das vendas para a instituição. Esta é mais uma ação do projeto “Grendacc de Braços Abertos”, que visa gerar mais recursos para o Hospital da Criança e…

Continuar lendo

Jundiaí

Prefeitura de Jundiaí abre inscrições para vagas em varejões noturnos

A seleção permitirá o uso de área de sete vagas para comercialização de produtos alimentícios e não alimentícios, não comercializado nos locais.

Publicado

em

Por

Varejão Noturno em Jundiaí
Estão abertas vagas para os varejões noturnos do Eloy Chaves, Argos e Parque do Cerrado (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

O Departamento de Abastecimento de Jundiaí abriu inscrições para a seleção de interessados em atuar nos varejões noturnos da cidade. Os interessados podem se inscrever até sexta-feira (26). A seleção permitirá uso de área pública no local correspondente a sete vagas para comercialização de produtos alimentícios e não alimentícios, não comercializado nos locais. Estão abertas vagas para os varejões noturnos…

Continuar lendo

Jundiaí

Jundiaí contra a dengue: Jardim Estádio e Vila Esperança recebem nebulização veicular

O serviço de combate ao mosquito Aedes aegypti acontecerá nesta terça-feira (23), a partir das 5h.

Publicado

em

Por

O equipamento utiliza baixo volume de inseticida e elimina o mosquito Aedes aegypti adulto, no local de seu repouso, como muros e árvores (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Nesta terça-feira (22), a partir das 5h, a Vigilância em Saúde Ambiental (VISAM) de Jundiaí realizará nebulização veicular nos bairros Jardim Estádio e Vila Esperança. O serviço de nebulização veicular complementa a ação para combate e contenção da dengue na cidade. De acordo com o coordenador da VISAM, veterinário Luis Gustavo Grijota Nascimento, o equipamento utiliza baixo volume de inseticida…

Continuar lendo

Jundiaí

Prefeitura de Jundiaí terá capacitação de empreendimentos para projeto ‘Vovô Bem-Vindo’

O projeto promove passeios gratuitos em espaços públicos e estabelecimentos turísticos da cidade para grupos de pessoas com 60 anos ou mais.

Publicado

em

Por

Foto: Prefeitura de Jundiaí

Nesta segunda-feira (22), a Prefeitura de Jundiaí abriu inscrições para qualificação de empreendimentos cadastrados nas rotas turísticas, que desejam receber as excursões do projeto “Vovô Bem-Vindo”. A capacitação acontecerá no dia 29 de abril, a partir das 9h, no auditório do Paço Municipal. Os empreendimentos podem se inscrever pelo no site turismo.jundiai.sp.gov.br/projetovovobem-vindo. “O encontro tem a finalidade de auxiliar na preparação do…

Continuar lendo
Publicidade