Banco de Leite de Jundiaí recebe doação do Rotary Club Vila Arens
Connect with us

Jundiaí

Banco de Leite de Jundiaí recebe doação do Rotary Club Vila Arens

O órgão recebeu 3 bombas eletrônicas extratoras de leite, utilizadas para facilitar a ordenha do leite humano.

Published

on

Atualizado há

Banco de Leite de Jundiaí recebe doação do Rotary Club Vila Arens
A doação das bombas eletrônicas aconteceu através do projeto "Um gesto de amor que salva-vidas", da Rotary Club (Foto: Hospital Universitário de Jundiaí)

O Banco de Leite Humano do Hospital Universitário de Jundiaí recebeu 3 bombas eletrônicas extratoras de leite da marca MAM, através do projeto “Um gesto de amor que salva-vidas”, do Rotay Club Vila Arens.

Os profissionais utilizam as bombas extratoras para facilitar a ordenha do leite humano no Banco de Leite. De acordo com a entidade, os equipamentos custam cerca de R$ 4.455.

A entrega aconteceu no dia 16 de fevereiro, através de membros do Rotary Club. Participaram da entrega: Suzete Mensato Nachbar (Imagem Pública), Cleanto Medeiros (Protocolo), João Castro (2º Protocolo) e Vilma Nicolau (Associada do Rotary). Além disso, participaram também da cerimônia de entrega: Marcela Carvalho (Coord. Do Banco de Leite), Dr. Juan Carlos Melgar (Médico obstetra e professor da FMJ), Dr. Rodrigo Paupério S. De Camargo (Diretor Técnico do HU) e Dr. André Prado Grion (Vice Diretor Clínico do HU).

A coordenadora do Banco de Leite Humano, Marcela Carvalho, falou um pouco sobre o papel do órgão na região de Jundiaí.

“O Banco de Leite Humano atende aproximadamente 800 mulheres por mês, entre doadoras, gestantes e mães que necessitam de leite materno para seus filhos. O banco realiza um trabalho de conscientização e apoio relacionado a amamentação, os equipamentos doados irão contribuir muito nessa ação, as bombas extratoras de leite humano podem ajudar as mulheres com eficiência na retirada de leite”, explica.

Para que utilizar as bombas extratoras?

Banco de Leite de Jundiaí recebe doação do Rotary Club Vila Arens
Foto: Hospital Universitário de Jundiaí

O Banco de Leite pode utilizar as bombas eletrônicas extratoras em casos de mamas muito cheias, por exemplo. Após a massagem, as bombas auxiliam de maneira efetiva e rápida na extração do leite, favorecendo a pega e sucção do bebê. Nesses casos, a utilização da bomba alivia a dor, tornando o atendimento mais humanizado e contribuindo com o cuidado prestado ao recém-nascido.

Além disso, em caso de mulheres separadas de seus filhos, como ocorrem no caso de prematuridade, elas podem auxiliar no estímulo à produção de leite. Assim, as bombas favorecem a retirada e proporciona a continuidade da produção de leite.

Em caso das bombas extratoras duplas, ao passo que são colocadas simultaneamente nas mamas, promovem liberação de ocitocina simultaneamente, e favorece a produção e saída do leite. “Em muitos casos podem ser evitadas muitas complicações decorrentes das mamas cheias, como mastites e abcessos mamários”, finaliza Marcela.

Jundiaí

DAE Jundiaí inicia remanejamento de redes de água na rua Bom Jesus de Pirapora

A previsão é de que os trabalhos neste trecho da rua Bom Jesus de Pirapora sejam concluídos em 45 dias.

Published

on

Obras da DAE Jundiaí
Foto: DAE Jundiaí

A DAE Jundiaí segue avançando com seu programa de modernização da rede de água, e agora os trabalhos chegaram à rua Bom Jesus de Pirapora, entre as ruas Marcílio Dias e Gaspari Sobrinho. Nesta etapa, serão remanejados aproximadamente 1500 metros de rede, visando garantir um abastecimento mais eficiente e reduzir a ocorrência de vazamentos. Uma das vantagens desta obra é…

Continue Reading

Jundiaí

Funss de Jundiaí em parceria com o Senai oferece cursos profissionalizantes 

Entre os cursos ofertados no mês de outubro, estão os com tema natalino

Published

on

Panetones de chocolate com cereja produzidos no Funss de Jundiaí.
Curso de panetone terá turma aberta para 20 pessoas (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

No mês de outubro, o Fundo Social de Solidariedade (Funss de Jundiaí) realizará cursos próprios com a temática de natal, em parceria com o Senai, para capacitação de jovens interessados no mercado de tecnologia e administração.  As inscrições dos cursos do Funss Jundiaí e Senai serão abertas na segunda-feira (16), às 12h, a partir de Google Forms. Critérios para as…

Continue Reading

Jundiaí

Prefeitura de Jundiaí investe R$ 4,8 milhões em asfalto ecológico

As obras atualmente abrangem os bairros Água Doce, Fernandes, Santa Gertrudes e Bom Jardim. Saiba mais.

Published

on

asfalto sustentável
Foto: Prefeitura de Jundiaí

Desde 2019, Jundiaí tem implementado um projeto de asfalto ecológico em diversas áreas da cidade, com foco especial em bairros da zona rural. A ação já resultou na cobertura de 234 mil metros quadrados de vias com esse tipo de pavimentação sustentável, com mais 24 mil metros quadrados atualmente em execução. As obras, conduzidas pela Unidade de Gestão de Infraestrutura…

Continue Reading

Jundiaí

Faculdade de Medicina de Jundiaí abre inscrições para Mestrado na segunda (16)

Programa é focado na Saúde da Mulher , Saúde da Criança e Adolescente e Saúde do Adulto e Idoso e tem duração de 2 anos

Published

on

Turma do mestrado da faculdade de medicina de jundiaí em sala de aula.
Durante o curso, os alunos terão acesso a disciplinas fundamentais (Foto: Divulgação/ FMJ)

A Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ) iniciará as inscrições para seu renomado programa de Mestrado Acadêmico em Ciências da Saúde na segunda-feira (16). O programa é ideal para profissionais graduados que desejam se especializar em pesquisa científica e ensino superior, consolidando suas habilidades e construindo uma carreira de sucesso. O curso ofertado pela Faculdade de Medicina de Jundiaí tem…

Continue Reading

Jundiaí

Jundiaí confirma dois casos de mpox e reforça medidas preventivas

Felizmente, nenhum dos pacientes necessitou de internação e ambos já estão recuperados.

Published

on

Pessoa infectada por mpox
Foto: Canva

A Saúde de Jundiaí, por meio da Vigilância Epidemiológica (VE), confirmou dois casos de mpox no município em 2024. O primeiro caso confirmado, de um homem de 47 anos, teve início dos sintomas no dia 12 de agosto e o paciente procurou atendimento em 28 de agosto. Em seguida, foi confirmado o segundo caso, de um homem de 33 anos,…

Continue Reading
Advertisement