Beco da Fepa é o novo cartão postal de Jundiaí
Conecte-se conosco

Jundiaí

Beco da Fepa é o novo cartão postal de Jundiaí

60 artistas grafitaram muro, que tem mais de 140 metros de extensão e 3 metros de altura

Publicado

em

Atualizado há

Beco da Fepa é o novo cartão postal de Jundiaí
Em cada desenho, muitas cores e um pouco da história do bairro (Foto: Divulgação/Prefeitura de Jundiaí)

Pelas mãos de cerca de 60 artistas locais e da capital e com reconhecimento internacional, Jundiaí ganhou um novo cartão postal: o “Beco da Fepa” – inspirado no Beco do Batman de São Paulo. A intervenção artística no muro, com 140 metros de extensão e 3 metros de altura da empresa Solistica, ocorreu neste domingo (13), com a participação de crianças, jovens e adultos da comunidade.

O que era cinza rapidamente ganhou cores e vida. Em cada desenho, um pouco da história do Jardim Fepasa, onde moram cerca de 380 famílias e 1800 pessoas. A ação, que integra o projeto Fepasa Viva, foi articulada por meio da Rede Jundiaí de Cooperação, vinculada à Unidade de Gestão de Governo e Finanças (UGGF), com patrocínio do Tauste Social.

“Chegamos ao bairro por causa de uma questão específica e vimos que era preciso ampliar. Reunimos o poder público com o privado e a comunidade para dialogar. Foi feito um planejamento, iniciando com cursos, visando a empregabilidade. Continuamos o processo, chegando hoje ao Beco da Fepa, que é o sinal da transformação da comunidade. Um dos objetivos da gestão do prefeito Luiz Fernando é a mudança positiva da comunidade, partindo também das mãos dos moradores e contando com auxílio da iniciativa privada, juntamente com o Poder Público”, explica o gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi.

Apoiando a ideia desde o início, o coordenador do Tauste Social, Guilherme Cunha, destacou que esse é um grande passo que o bairro dá. “Nosso lema é: juntos podemos mudar uma história. O Jardim Fepasa estava precisando valorizar seus artistas e seus moradores. Estamos satisfeitos em ver o que está ocorrendo com nossos vizinhos.”

Satisfação

Em meio a tanta história, uma imagem que a cada pincela chamava a atenção era a de Tomé Zabelê, músico e líder comunitário que marcou a história do Jardim Fepasa. Um dos responsáveis pela homenagem, pedida pelos moradores, foi o artista Twilê Jorge. “Está sendo muito gratificante participar, deixar grafado o Tomé aqui. Muitas crianças ainda não sabem o que ele fez pela comunidade. Será a oportunidade de conhecer e valorizar sua trajetória. ”

Para o artista plástico Didu Losso, patrocinado pelo Tauste Social, a ação, mais do que deixar o espaço bonito, também promoveu a união. “A arte é capaz de promover união, amor e dignidade. Temos aqui artistas da capital e locais, de diversas modalidades, dando o seu melhor, dando vida, esperança e progresso para esse bairro. Estou feliz por participar dessa transformação.”

Jensen Silva, o Jen-Jay, do Coletivo The King´s, um dos responsáveis pelo projeto artístico, ficou igualmente satisfeito com o resultado. “É emocionante. Tudo começou com uma ideia. Agora, não tem quem não vai saber que aqui é o Beco da Fepa.”

Morando no bairro há 30 anos, Elisabete Ribeiro Santiago da Silva, fez questão de comentar sobre sua nova vista. “Vou sair de casa todos os dias e dar de cara com esse muro bonito. Gostei muito. A Fepasa ganha uma cara nova.”

Durante o evento, as crianças puderam se divertir com as atividades do programa Ruas do Brincar. “É a integração de todos e a arte sendo utilizada como ferramenta de transformação, neste dia especial”, comemorou o gestor de Cultura, Marcelo Peroni, que prestigiou a ação.

Fepasa Viva

O projeto Fepasa Viva foi lançado em agosto de 2018, com o objetivo de empoderar a comunidade do bairro. Todas as atividades desenvolvidas são articuladas por meio da Rede Jundiaí de Cooperação, sendo viabilizadas por parceiros, como o Sistema S (Sesi, Sesc, Senai, Senac e Sebrae), Fundo Social de Solidariedade, Unidades de Gestão da Prefeitura, Projeto Estudar, Proempi (Associação das Empresas e Profissionais do Setor Imobiliário de Jundiaí e Região) e Cijun (Companhia de Informática de Jundiaí). Além de dezenas de cursos, que impactaram mais de 200 famílias e registraram mais de R$ 200 mil de investimentos de parceiros, foi disponibilizada pela Cijun na região da Casa Verde e Casa Azul, a implantação de internet gratuita, o que custou R$ 58 mil.

Jundiaí

Rodada contribui para transformar relacionamento em negócios

ACE Jundiaí realizou uma Rodada de Negócios na Valec na noite de quinta (18), com a participação de empreendedores de diferentes segmentos

Publicado

em

Por

A ACE Jundiaí realizou uma Rodada de Negócios na Valec na noite desta quarta-feira, com a participação de empreendedores de diferentes segmentos. Para a Rodada, a concessionária foi transformada em um ambiente agradável, estilo bar, com bufê servindo petiscos e chope, o que criou uma atmosfera descontraída e propícia para o relacionamento e conexões entre os empresários. A presidente Leandra…

Continuar lendo

Jundiaí

De olho na sustentabilidade, Prefeitura de Jundiaí testa mais dois veículos 100% elétricos

Em parceria com o Grupo SHC, representante da JAC Motors Brasil/Ankai, carros estão destinados para uso da Unidade de Mobilidade e Transporte

Publicado

em

Por

Os veículos 100% elétricos serão testados pelas equipes da UGMT por 15 dias. Foto: Prefeitura de Jundiaí

Seguindo a tendência dos principais países europeus e preocupada com a necessidade da redução da poluição do meio ambiente, a Prefeitura de Jundiaí, em parceria com o Grupo SHC, representante da JAC Motors Brasil/Ankai, recebeu dois veículos 100% elétricos para um período de teste. Os carros estão destinados para uso das equipes da Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte…

Continuar lendo

Jundiaí

Jundiaí apresenta ‘Cidade das Crianças’ em seminário do MEC sobre intersetorialidade

Gestor de Cultura, Marcelo Peroni, representou o município no encontro “Intersetorialidade na Educação: construção e estratégias de implementação”

Publicado

em

Por

Unidades de Gestão de Educação e Cultura compõem uma das plataforma de governo da Prefeitura. Foto: Divulgação/Índio Reis

A convite do Ministério da Educação (MEC), o gestor de Cultura, Marcelo Peroni, representou Jundiaí no seminário “Intersetorialidade na Educação: construção e estratégias de implementação” e apresentou o programa municipal Cidade das Crianças. Realizado em Mauá, Município da região Metropolitana de São Paulo, o Seminário teve início nessa quarta-feira (17) e contou com as participações de cerca de 30 gestores…

Continuar lendo

Jundiaí

Jundiaí inicia preparativos para a realização da Conferência Municipal das Cidades

A Conferência Municipal será realizada no dia 15 de junho de 2024, sábado, durante todo o dia, no Espaço Expressa

Publicado

em

Por

Foto: Divulgação

O Conselho Municipal de Política Territorial (CMPT) se reuniu nesta quinta-feira (18), de forma extraordinária, a convite da Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA), com o objetivo de iniciar os preparativos para a realização da Conferência Municipal das Cidades. Essa será uma das etapas para a 6ª Conferência Nacional das Cidades, organizada pelo Governo Federal com…

Continuar lendo

Jundiaí

ATEAL celebra 100 mil pessoas atendidas e 41 anos de dedicação

Fundada em 1982, é uma instituição sem fins lucrativos, dedicada a oferecer terapias especializadas para indivíduos com desafios auditivos e de comunicação

Publicado

em

Por

Foto: Divulgação/ATEAL

A Associação Terapêutica de Estimulação Auditiva e Linguagem (ATEAL) anunciou que ultrapassou a marca de 100 mil pacientes cadastrados e assistidos. Este marco não apenas reflete o compromisso contínuo com aqueles que enfrentam dificuldades auditivas e de comunicação, como também celebra os 41 anos de trabalho e dedicação da instituição. "É gratificante saber que nosso espaço tem sido um refúgio…

Continuar lendo
Publicidade