Biblioteca promove edição online de Mostra Afro como continuação do mês da Consciência Negra
Conecte-se conosco

Jundiaí

Biblioteca promove edição online de Mostra Afro como continuação do mês da Consciência Negra

Realizada anualmente, a ZumbiTECA da Nelson Foot traz atividades temáticas e faz em seu nome uma homenagem ao líder quilombola Zumbi dos Palmares.

Publicado

em

A quarta edição da ZumbiTECA acontecerá online
Foto: Prefeitura de Jundiaí

A ZumbiTECA – Mostra Afro da Biblioteca Municipal Professor Nelson Foot chega à sua quarta edição. No entanto, por conta das medidas preventivas da pandemia, esse ano irá contar com uma atividade online. Marcada para esta quinta-feira (03), às 9h, a videoconferência sobre a ascensão do negro na sociedade será transmitida pela TVTEC, em seus canais no FacebookYouTube e a cabo (canal 24 da NET), e dá continuidade às atividades temáticas do Mês da Consciência Negra, lembrado em todo o Brasil em novembro.

Participam da videoconferência a socióloga Dani Rosa; de Isabela Galdino Miguel, assessora de políticas para Igualdade Racial da Unidade de Gestão da Casa Civil (UGCC); do médico veterinário Renan Rocha, que é também cofundador da Afrovet, iniciativa inclusiva e antirracista na Medicina Veterinária; do professor Afonso Machado, que é doutor em Educação; além da participação especial de voluntários e dos apoiadores e da intervenção musical de Fredy Fevereiro.

A diretora do Departamento de Fomento à Leitura e Literatura da Unidade de Gestão de Educação, Camila Rosalem, a mostra visa à transformação social. “A ZumbiTECA tem como objetivo despertar nos cidadãos afrodescendentes de Jundiaí o empoderamento de seus direitos e de pertencimento dos espaços públicos da cidade, impulsionando a possibilidade de realização pessoal de sonhos. Nesse sentido, a iniciativa, conduzida pelos servidores Tânia Henrique e Everton Souza, além de fomentar a leitura e literatura, estabelecem a biblioteca como espaço de educação complementar, formação, informação, lazer e convivência”.

Homenagens

Realizada anualmente, a ZumbiTECA da Nelson Foot traz atividades temáticas, em referência ao Mês da Consciência Negra. Em seu nome, faz uma homenagem ao líder quilombola Zumbi dos Palmares. Nas últimas edições, por exemplo, a Mostra já homenageou expoentes intelectuais, como Machado de Assis, Carolina Maria de Jesus, Lima Barreto, além do escritor Luiz Alberto Carlos. Dessa forma, as homenagens são feitas através de exposições de obras literárias, de arte, de música e de dança.

Jundiaí

Dia dos Pais: Comércio de Jundiaí abre até as 18h no Centro neste sábado

Consumidores poderão fazer passeios gratuitos do trenzinho Expresso da Alegria e assistir atração cultural na Praça do Coreto

Publicado

em

Comércio no Centro de Jundiaí
O embarque com os personagens infantis será na Praça Marechal Floriano Peixoto (Praça do Coreto), das 10 às 14h. (Foto: Divulgação)

O comércio de rua do Centro e dos bairros de Jundiaí atenderá até as 18h neste sábado (13/08), véspera do Dia dos Pais, celebrado no domingo (14). A Câmara de Dirigentes Lojistas de Jundiaí (CDL) e o Sindicato do Comércio Varejista de Jundiaí e Região (Sincomercio) realizarão os passeios gratuitos no Expresso da Alegria pelas ruas do Centro. O embarque…

Continuar lendo

Jundiaí

Pais ganham presentes no Hospital Universitário

A comissão de humanização, eventos e voluntariado do Hospital Universitário de Jundiaí presenteou os papais da instituição.

Publicado

em

Pais ganham presente de Dia dos Pais no Hospital Universitário

Os profissionais ganharam um kit para fazer a barba doada pelos voluntários da GSU Jundiaí (Grupo da Saúde Universal de Jundiaí) e os pais que estavam acompanhando as mamães e as crianças internadas ganharam chaveiros e um suporte para carregar celular doado pelas voluntárias do Arte & Amor. Os pais da UTI Neonatal receberam um cartão com o carimbo dos…

Continuar lendo

Jundiaí

Fundo Social de Jundiaí abrirá inscrição para dois workshops de gastronomia

Serão ofertados dois workshops: ‘Salgados para Festa’ e ‘Doces para Festa’. Ao todo são 34 vagas para pessoas com idade mínima de 16 anos.

Publicado

em

salgado-de-festa-workshop-gratuito-jundiai-compressed
Os cursos são gratuitos. Foto: timolina/Freepik.

A pré-inscrição online para os workshops 'Salgados para Festa' e 'Doces para Festa' se inicia na próxima terça-feira (16), às 9h. Os cursos são oferecidos de graça pelo Fundo Social de Solidariedade de Jundiaí (Funss), em parceria com a instituição Ensino Social Profissionalizante (Espro). Ao todo, serão 34 vagas para homens e mulheres, com idade mínima de 16 anos. Para…

Continuar lendo

Jundiaí

SAMU: Juntos, pai e filho dedicam suas vidas para salvar o próximo

O Serviço Móvel de Urgência e Emergência de Jundiaí realiza em média 1600 atendimentos mensais.

Publicado

em

Pai e filho trabalham juntos no SAMU (Foto: Divulgação)

Quando Geraldo José Velozo iniciou sua vida profissional na área da saúde, jamais poderia imaginar que um dia dividiria com o filho o orgulho e a satisfação de trabalhar em prol da sociedade, salvando e transformando vidas todos os dias. Desde cedo, Henrique Andrade Velozo, cresceu com a influência de seu herói, presenciando o amor e a dedicação com que…

Continuar lendo

Jundiaí

Dia dos Pais gelado? Confira a previsão do tempo para o final de semana

Toda o Estado de São Paulo seguirá a tendência e terá termômetros amenos no fim de semana

Publicado

em

Céu limpo em Jundiaí
Céu Limpo em Jundiaí na última quinta-feira (11). (Foto: Vera Aida Borin Souza)

O frio que atingiu a cidade de São Paulo e muitas do interior do estado nessa semana continuará até o domingo (14), data que será comemorado o dia dos pais, porém com menos força, de acordo com o Climatempo. A região Sudeste seguirá a tendência e terá termômetros amenos no fim de semana. Em Jundiaí, hoje (12) é previsto mínima…

Continuar lendo
Publicidade