Câncer de mama: tatuadora de Jundiaí reconstrói aréolas de pacientes
Connect with us

Jundiaí

Tatuadora de Jundiaí oferece reconstrução de aréolas para mulheres que superaram o câncer de mama

Lilian Gazzi transforma a vida de mulheres que passaram por mastectomia com a reconstrução de aréolas.

Published

on

Atualizado há

Tatuadora de Jundiaí oferece reconstrução de aréolas para mulheres que superaram o câncer de mama
Tatuagens são feitas em realismo e podem variar de acordo com a pele da paciente (Foto: Reprodução/ Instagram)

Outubro chegou e com ele a cor rosa, que representa a campanha de conscientização do câncer de mama. No estado de São Paulo, em 2023, 20.470 mulheres foram diagnosticadas com câncer de mama, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA). 

Muitas dessas mulheres acabam passando pelo tratamento e realização da mastectomia total – quando a mama é retirada, incluindo o tecido mamário, mamilo e aréola -, para a cura ou controle da doença. 

O processo muitas vezes é a única alternativa da paciente que enfrentou o câncer de mama e pode deixar danos na autoestima da mulher. Pensando nisso, a tatuadora de Jundiaí Lilian Gazzi percebeu a carência do trabalho de reconstrução de aréolas e passou a oferecer o serviço. 

“Na época em que me interessei nem era tatuadora, mas trabalhava em estúdio de tatuagem e percebi que existia uma carência para esse tipo de trabalho. Há 13 anos, quando comecei, só haviam profissionais homens e as pacientes não se sentiam à vontade”, recorda. 

Lilian detalha que a situação é bem delicada e que, muitas vezes, as mulheres que passam pelo procedimento não querem nem tirar a roupa na frente do companheiro, quanto menos na frente de um profissional homem, destacando a sua importância dentro do cenário profissional.

Hoje, a tatuadora conta com a recomendação de alguns profissionais de saúde para que as pacientes recuperem sua autoestima e passem a se reconhecer na frente do espelho.

“Após a retirada e o tratamento, finalmente a paciente enfrenta sua última batalha, que é a reconstrução da mama. Porém, mesmo após esse último estágio, ela ainda não reconhece a mama porque está sem Aréola. Então, hoje em dia, o próprio médico sugere e encaminha as pacientes para o profissional de sua confiança”, detalha. 

Lilian conta que, apesar da medicina ter evoluído significativamente, ainda não há nada que possa atribuir a reconstrução das aréolas nas pacientes que tiveram câncer de mama e que, por isso, os médicos fazem o encaminhamento para concluir todo o trabalho do cirurgião. 

O “toque final” para pacientes que enfrentaram o câncer de mama

Para a psicóloga Thaíse Goes Carneiro, a reconstrução dos mamilos por meio da tatuagem pode ser transformadora para pacientes que enfrentaram o câncer de mama. “O processo de mastectomia não afeta apenas a saúde física da mulher, mas também provoca uma desconexão com sua imagem corporal. A ausência de mamilos pode simbolizar, para muitas, uma perda da feminilidade e identidade”, explica. 

Thaíse também detalha que a reconstrução da aréola não é somente o toque final, mas também é uma forma simbólica de resgatar uma parte importante física que, para muitas, foi retirada pelo câncer de mama. 

“A sensação de retomar o controle sobre seu corpo, após ele ter sido “invadido” pelo câncer, fortalece a autoestima e promove o sentimento de que essa etapa está, de fato, sendo superada”, afirma a psicóloga. 

A tatuagem de reconstrução é uma ótima alternativa da paciente seguir em frente e deixar sentimentos como vergonha, ansiedade e insegurança para trás. Thaíse destaca que, além da tatuagem, é fundamental que as mulheres façam acompanhamento terapêutico e recebam apoio da família. 

“Nesse Outubro Rosa, vale lembrar que o caminho para a recuperação do câncer de mama vai além da cura física e projetos como estes, são ferramentas valiosas na reconstrução emocional dessas mulheres, oferecendo, através da tatuagem mamária, um novo olhar sobre si mesmas, repleto de força, coragem e esperança”, comenta.

Realismo na pele

O processo de criação destas obras é feito com base no aspecto da pele, avaliando as cicatrizes, a escolha da agulha e a profundidade de aplicação, assim como as técnicas variam de acordo com a pessoa, visando machucar o menos possível. 

Já os desafios artísticos ficam por conta da habilidade do profissional em reproduzir a aréola mais sintética possível, aplicando técnicas que trazem um efeito tridimensional, tornando-a tatuagem mais natural possível. 

Sobre o pagamento, Lilian conta que quem tem condição paga completa, que não consegue pagar tudo é parcial e, para aquelas em situação de vulnerabilidade, o serviço é totalmente gratuito. 

“Se ela pode pagar integralmente, ela paga, mas se ela pode pagar somente o material, ela paga. Se ela não pode pagar nada, ela não vai pagar. Geralmente, as pacientes que chegam até o estúdio elas querem pagar por completo”, afirma. 

Lilian também conta que atende em campanhas nas cidades de Campinas, Limeira e Piracicaba, em São Paulo, neste mês para doar o seu dia “por caridade e amor” em instituições de apoio às pacientes com câncer. 

“Sou privilegiada por esse trabalho e por tanto aprendizado. Dessa forma eu honro muito cada superação alcançada”, finaliza. Acompanhe o perfil da tatuadora no Instagram @liligazzitattoo.

Jundiaí

Parque do Corrupira: revitalização avança com construção de novas quadras esportivas

O investimento acontece em conjunto com a reforma de outros dois parques. Confira!

Published

on

Parque do Corrupira em obras.
O investimento do Parque Corrupira é de aproximadamente R$ 3,6 milhões (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

O Parque do Trabalhador, conhecido popularmente como Parque do Corrupira, de Jundiaí (SP), teve suas obras de revitalização iniciadas em todo o espaço. O investimento acontece em conjunto com a reforma de outros parques (Eloy Chaves e Jardim das Tulipas). O investimento do Parque do Corrupira é de aproximadamente R$ 3,6 milhões e, ao todo com os outros parques, o…

Continue Reading

Jundiaí

Bazar do Hospital São Vicente será realizado na próxima quarta-feira (9)

As doações são recebidas todas as quartas-feiras, das 14h às 16h30, no mesmo endereço do Bazar do Hospital São Vicente: Rua Dr. Leonardo Cavalcanti, nº 350.

Published

on

Bazar Hospital São Vicente
Foto: Divulgação

O tradicional Bazar do Voluntariado do Hospital São Vicente de Paulo (HSV) já tem data marcada para o mês de outubro. O evento, bastante conhecido pela população de Jundiaí e região, acontecerá no dia 9, quarta-feira, das 8h às 16h. Os visitantes poderão encontrar uma ampla variedade de produtos, como roupas masculinas, femininas e infantis, calçados, artigos de decoração, roupas…

Continue Reading

Jundiaí

APAE Jundiaí é eleita uma das 100 melhores ONGs do Brasil

A premiação avaliou cinco critérios: Causa e Estratégia de Atuação, Responsabilidade, Gestão, Financiamento e Transparência na Comunicação.

Published

on

Fachada da Apae Jundiaí
Premiação avaliou cinco critérios, entre eles gestão e planejamento, comunicação e prestação de contas (Foto: Divulgação/ APAE Jundiaí)

Nesta quinta-feira (3), a APAE Jundiaí foi reconhecida como uma das 100 melhores ONGs do Brasil, em uma das mais prestigiadas premiações do terceiro setor. O Prêmio Melhores ONGs, organizado pelo Instituto Doar e pelo Instituto O Mundo Que Queremos, destaca as organizações que se sobressaem em gestão, governança, sustentabilidade financeira e transparência. A premiação avaliou as organizações inscritas com…

Continue Reading

Jundiaí

Fim de semana em Jundiaí terá clima ameno e com chances de chuva; confira a previsão do tempo

Confira a previsão do tempo para os próximos dias e saiba mais.

Published

on

Centro de Jundiaí vista de cima
Foto: Prefeitura de Jundiaí

Nesta semana, Jundiaí foi "surpreendida" com uma queda de temperaturas após dias secos e quentes. Neste final de semana de eleições municipais, a previsão do tempo é de um clima mais ameno e menos quente, com muitas nuvens e termômetros que não chegam a 30°C. De acordo com o Climatempo, ainda há possibilidade de chover em Jundiaí, mas deve ser…

Continue Reading

Jundiaí

Venda de ingressos para o Fextou Jundiaí já começou

Uma novidade do Fextou, é que todo o local será coberto, garantindo conforto independentemente do clima. Veja como adquirir os ingressos.

Published

on

Pôster Fextou
Foto: Divulgação

A venda de ingressos para o Fextou, o novo festival de música que chegará a Jundiaí, já está liberada. No dia 15, o festival contará com a presença do cantor Pablo, da Banda de Forró Saborear e do Grupo Calcinha Preta, proporcionando uma experiência musical incrível para o feriadão. No dia 16, a dupla sertaneja Henrique e Juliano, uma das…

Continue Reading
Advertisement