Carnaval em Jundiaí: Comitê Integrado age rápido para evitar tumultos
Conecte-se conosco

Jundiaí

Carnaval em Jundiaí: Comitê Integrado age rápido para evitar tumultos

Publicado

em

Atualizado há

Comitê de monitoramento gestão carnaval
Além das câmeras e drone, comunicação via aplicativo também reforça a agilidade entre a tomada de decisões das equipes (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Para festejar o Carnaval com o bloco de rua Refogado do Sandi, cerca de 4 mil pessoas estiveram no Centro ao longo da tarde e noite dessa sexta-feira (09). O levantamento do número de público e a garantia da segurança dos foliões e demais munícipes são resultados do trabalho do Comitê Integrado de Monitoramento da Prefeitura, por meio de agentes no local dos desfiles e, remotamente, a partir da Sala de Situação do Paço Municipal.

“Assim como todas as ações da Prefeitura, a intersetorialidade é uma das marcas do monitoramento dos desfiles de Carnaval em Jundiaí, com foco tanto na garantia da segurança e da festa para os foliões, quanto na tranquilidade dos munícipes que aproveitam o feriado para descansar. Com os agentes no local e o monitoramento remoto, utilizando, inclusive, a comunicação via aplicativos, garantimos não só a resposta rápida em eventuais ocorrências, como também a liberação e limpeza das vias para a normalização de fluxos após os desfiles”, comentou o gestor de Cultura, Marcelo Peroni.

Vale frisar que, o Comitê integrado de Monitoramento da Prefeitura seguiu reunido até a dispersão completa dos foliões, onde, através da rápida intervenção, dispersou o início de tumulto; conteve consumo excessivo de bebidas alcoólicas a apreendeu jovem com entorpecentes, além da fiscalização de veículos, 2 automóveis e 2 motocicletas foram apreendidas.

O Comitê é composto por representantes das Unidades de Gestão e órgãos da Prefeitura: de Cultura (UGC), de segurança Municipal (UGSM), de Governo e Finanças (UGGF) – Fiscalização do Comércio, da Casa Civil (UGCC), de Mobilidade e Transporte (UGMT), de Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP), da Defesa Civil e da Companhia de Informática de Jundiaí (CIJUN); das Forças de Segurança: Guarda Municipal de Jundiaí (GMJ), Polícia Militar (PM) e Polícia Civil; além do SAMU, Corpo de Bombeiros e do Poder Judiciário – Juizado de Menores.

Além da presença dos agentes nos desfiles – somente da GMJ serão cerca de 100 guardas -, o monitoramento é garantido pela presença das câmeras fixas já instaladas nas ruas da cidade, além das instaladas para os dias de desfile e das viaturas. “Utilizaremos todo o efetivo do setor de Inteligência da Informação da Unidade de Segurança, além de drone, aliado às câmeras de segurança, possibilitando dias de tranquilidade para os foliões.”, comenta a gestora da UGSM, coronel Carla Basson.

A UGSM orienta ainda que o telefone de emergência da GMJ é o 153, para o qual podem ser reportados, por exemplo, casos de importunação sexual, que se tornou crime no Brasil em 2018, caracterizada como práticas de atos libidinosos sem anuência dos envolvidos.

Mais Carnaval

A programação de Carnaval com blocos de rua e de atrações para o público infantojuvenil Cidade das Crianças na Biblioteca Municipal Professor Nelson Foot e na Fábrica das Infâncias Japy segue até a terça-feira (13). Para conferir os detalhes das atrações, basta acessar o site da Cultura ou a Agenda Cultural.

Jundiaí

Jovens do ‘Ressignificando histórias’ compartilham experiências com o projeto em Jundiaí

Publicado

em

Por

No Arquivo, as atividades desenvolvidas pelos jovens são a digitalização, catalogação e higienização de documentos (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Numa iniciativa intersetorial das Unidades de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS) e de Cultura (UGC), o projeto “Ressignificando Histórias” continua impactando a vida de jovens atendidos pelos serviços da rede socioassistencial do Município. Com início em agosto do ano passado, o projeto segue com esta turma até o próximo mês de julho, com cerca de 20 jovens atendidos…

Continuar lendo

Jundiaí

Jundiaiense grava videoclipe com o padre Antônio Maria

Publicado

em

Por

Foto: Arquivo Pessoal

Reconhecido por sua atuação na Igreja Católica e por parcerias musicais com nomes como Roberto Carlos, Ângela Maria e Agnaldo Rayol, o padre Antônio Maria acaba de lançar um videoclipe em que canta com o jundiaiense Guilherme Henrique, 25 anos. A música, intitulada "Desculpe", entrou no ar no dia 15 de fevereiro e está disponível no YouTube. O videoclipe foi…

Continuar lendo

Jundiaí

Prefeitura de Jundiaí apresenta plano de requalificação a moradores da Vila Esperança

Publicado

em

Por

Reunião de Gestores da Prefeitura de Jundiaí com moradores da Vila Esperança
Encontro reuniu gestores e Munícipes para apresentação de propostas (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Neste sábado (02), gestores municipais se reuniram com moradores da Vila Esperança para apresentar o plano de requalificação desenvolvido para o bairro. O plano dispõe de ações a curto, médio e longo prazo, além de ações já executadas e em andamento. A apresentação das ações acontece após a primeira reunião realizada no final de novembro do ano passado, quando os…

Continuar lendo

Jundiaí

Micro, Pequenas e Médias Empresas alavancam desenvolvimento econômico de Jundiaí

Os dados mostram que, de 2017 – primeiro ano de Gestão – a 2023, houve um aumento de 174,2% nas PME’s

Publicado

em

Por

Foto: Prefeitura de Jundiaí

A criação de um ambiente favorável aos negócios é uma marca tradicional de Jundiaí, que ano após ano se consolida como uma das principais potências econômicas do país. Além das empresas de grande porte e das multinacionais, o potencial econômico municipal é alavancado pelas Micro, Pequenas e Médias Empresas, que tem sido cada vez mais frequentes no cenário local. Os…

Continuar lendo

Jundiaí

APAE de Jundiaí recebe doação de roupas de ballet e as alunas comemoram

Publicado

em

Por

A disposição para as aulas até aumentou (Foto: Divulgação/APAE Jundiaí)

As alunas de ballet da Professora Raquel Tumolo Leopoldino ficaram encantadas com os materiais de dança, novos, doados no mês de fevereiro: meia calça, sapatilhas, collants de marcas que são referência no mundo da dança como Capezio e Só Dança. A doação foi feita para Luciana França, da área de Captação de Recursos, que incentiva outras pessoas a doarem produtos…

Continuar lendo
Publicidade