Connect with us

Jundiaí

Casal de Jundiaí vence Young Lions e vai disputar mundial de marketing em Cannes

Elisa Suzin da Silva e Kaue Felix Calciolari venceram a etapa nacional e representarão o Brasil no maior festival de criatividade do mundo.

Published

on

Atualizado há

Elisa e Kaue.
Foto: Arquivo pessoal

Dois talentos de Jundiaí estão prestes a viver um dos maiores momentos de suas carreiras. Elisa Suzin da Silva e Kaue Felix Calciolari conquistaram o primeiro lugar na etapa nacional da competição Young Lions Brazil 2025, na categoria “Marketer“, com a campanha “NuCel Invest Gigas Back“, criada para o Nubank. O prêmio principal é a oportunidade de representar o Brasil nas Young Lions Competitions, em Cannes, na França.

Imagem: Arquivo pessoal

Conquista que atravessa fronteiras

A edição da Young Lions deste ano contou com o apoio da Rede Globo e teve 276 campanhas enviadas por 363 duplas inscritas. Agora, Elisa e Kaue se preparam para competir com cerca de 224 duplas de aproximadamente 68 países diferentes.

“Ambos conhecemos a competição através de uma palestra na faculdade, em 2018. Um publicitário que já havia vencido a competição contou para os alunos sobre a oportunidade e como aquela experiência havia sido importante em sua carreira. No ano seguinte participamos e ficamos entre os finalistas, mas não ganhamos. Agora, depois de 4 anos, voltamos a participar e tivemos a felicidade de ganhar”, diz Elisa.

Insight criativo: identificar o invisível

Sobre a criação da campanha “NuCel Invest Gigas Back“, o casal explica que o insight veio da identificação de uma necessidade ainda pouco explorada:

“Quando você mostra para as pessoas que elas têm um problema que não sabiam, isso tende a chamar a atenção. Um banco que pretende oferecer um serviço de telefonia vai se destacar mostrando para as pessoas que elas estão investindo em dados de Internet, não simplesmente comprando 5g. E quem investe não quer perder dinheiro. Hoje em dia muitas pessoas possuem planos que oferecem 10gb por mês, mas elas usam 5gb, por exemplo. Nossa proposta era que nenhum giga fosse desperdiçado”, detalha a publicitária.

48h de trabalho

A profissional alega que o tempo curto foi o maior obstáculo. “Da liberação do briefing até o prazo final eram cerca de 48h. Além disso, o Kaue estava viajando e toda comunicação precisou ser online”.

Outro desafio foi encontrar uma ideia realmente inovadora. “Por ser uma competição de criatividade, o mais desafiador é como se diferenciar na ideia dentre tantos outros talentos e, às vezes, o ‘pensar fora da caixa’ nos limita de enxergar problemas que estão bem na nossa frente. Acreditamos que o que mais nos diferenciou foi a forma como chegamos à ideia criativa. Tudo partiu de olhar para um problema que ninguém está vendo, ou pelo menos, ninguém nem está pensando sobre. Na publicidade costumamos chamar isso de ‘nadar em um oceano azul’, ou seja, explorar territórios e ideias que ninguém está falando ainda. Tudo isso, colocando a essência da NuBank e seu diferencial de mercado no centro da ideia”, completa Elisa.

“Trazer à luz uma temática que não é falada junto com a força da marca pode ser uma estratégia arriscada ou até distante do que o júri procurava, mas decidimos apostar e nos pautamos em uma boa construção de como contar essa história de uma maneira que fizesse sentido ao desafio proposto”, acrescenta.

Uma parceria que vai além da profissão

A história de Elisa e Kaue é de muita dedicação. “É uma grande honra a toda nossa história e a todo o suporte que sempre tivemos de nossa família”.

Ela conta que ambos – por coincidência – tiveram trajetórias bem parecidas, estudando em escolas públicas de Jundiaí boa parte da vida estudantil e, no Ensino Médio, sendo bolsistas em escolas particulares, além de ingressarem na faculdade de Publicidade e Propaganda no Mackenzie via Prouni.

Elisa revela detalhes sobre sua conexão pessoal. “Eu e o Kaue nos conhecemos na faculdade em São Paulo. Sim, mesmo ambos sendo de Jundiaí, não nos conhecíamos antes. Nos conectamos no segundo ano da faculdade de Publicidade e Propaganda (2017) e viramos um casal pouco tempo depois”.

“Por cursarmos o mesmo ano do curso, acabamos fazendo diversos trabalhos juntos, o que nos ajudou muito a entendermos como o outro funciona e construir a maturidade de separar a ‘Elisa e o Kaue namorados’ da ‘Elisa e Kaue parceiros de trabalho’. Com certeza, essa sinergia entre nós é o elo principal para construirmos conquistas tanto pessoais, quanto profissionais”, finaliza.

“Ao entrar na faculdade, entendemos cedo que precisávamos agarrar todas as oportunidades de se conectar com pessoas certas, estudar, buscar referências e que isso seria a virada de chave para nossas vidas”, diz a jovem.

“Estar vivendo essa experiência agora mostra como todo o esforço até agora valeu a pena”.

Expectativas para Cannes

A empolgação para a etapa mundial é enorme! “A grande oportunidade é sem dúvidas participar do maior festival de criatividade do mundo. Cannes é o Oscar da publicidade e acompanhar de perto será indescritível. Sem falar na possibilidade de ganhar o prêmio na competição global. Sem dúvidas é um marco na nossa carreira”, afirma

Eles afirmam que as expectativas estão muito altas e que pretendem realizar um preparo intenso para representar o Brasil. Já estão em contato com profissionais que participaram da competição em anos anteriores para obter dicas e entender melhor o que os espera.

Elisa e Kaue destacam que o desafio será ainda maior, já que concorrerão com mais de 63 duplas de diversos países e terão apenas 24 horas para criar um case do zero, além de apresentá-lo em inglês para um júri global em apenas 10 minutos.

“Mas fora a competição estamos com uma expectativa grande de conhecer e se conectar com outras culturas e profissionais. Se não ganharmos, nossa bagagem voltará com muito conhecimento e amigos mundo afora”, acrescenta.

Jundiaí

Defesa Civil de Jundiaí abre inscrições para capacitações contra incêndios; saiba como participar

Defesa Civil, Fundação Serra do Japi e outros órgãos definem capacitações gratuitas e abertas ao público para prevenir incêndios florestais durante a seca.

Published

on

Em reunião realizada nesta semana no Centro de Referência em Educação Ambiental de Jundiaí (CREAM), representantes da Defesa Civil, Fundação Serra do Japi, Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA), Corpo de Bombeiros, Divisão Florestal e Rede Integrada de Emergência (RINEM) alinharam as diretrizes e definiram o calendário de capacitações da Operação Estiagem 2025. A operação, coordenada…

Continue Reading

Jundiaí

Obras na Anhanguera vão aliviar trânsito em 5 pontos críticos de Jundiaí

Encontro com governo estadual reforça tratativas para cinco intervenções na SP-330 e nova avenida paralela, beneficiando milhares de moradores.

Published

on

A Prefeitura de Jundiaí deu mais um passo importante para concretizar as obras de transposição da Rodovia Anhanguera (SP-330). Nesta semana, o prefeito Gustavo Martinelli, ao lado do gestor de Infraestrutura e Serviços Públicos, Marcos Galdino, e dos técnicos André Bedin e Daniel Montanher, esteve na Secretaria de Parcerias e Investimentos do Estado de São Paulo. O grupo foi recebido…

Continue Reading
Pular para o conteúdo