Jundiaí confirma 1º caso de coqueluche em 2024
Connect with us

Jundiaí

Jundiaí confirma 1º caso de coqueluche em 2024

De acordo com a prefeitura de Jundiaí, a paciente é uma adolescente de 17 anos que já se recuperou da coqueluche. Saiba mais sobre a doença.

Published

on

Atualizado há

Mulher tossindo (sintoma de coqueluche)
Foto: Canva

Jundiaí confirmou o primeiro caso de coqueluche em 2024 e, além disso, há outro caso suspeito da doença na cidade. De acordo com a prefeitura da cidade, a paciente é uma adolescente de 17 anos que já se recuperou da doença. Vale lembrar que, em 2022 e 2023, Jundiaí registrou um caso da doença em cada um dos anos anteriores.

A prefeitura também informa que, em Jundiaí, 83% das crianças menores de um ano já se vacinaram. No grupo de crianças de um ano, 89% receberam o imunizante.

O que é a coqueluche?

Conforme o Ministério da Saúde, a coqueluche, popularmente conhecida como tosse comprida, é uma infecção respiratória causada pela bactéria Bordetella pertussis. É importante destacar que a coqueluche é altamente transmissível. O contaminado pode infectar outras pessoas através de gotículas expelidas ao tossir, espirrar ou mesmo ao falar.

Embora a transmissão mais comum ocorra pelo contato direto com pessoas doentes, o Ministério da Saúde informa que, em casos raros, a infecção pode ser transmitida por objetos contaminados com secreções de pacientes.

Sintomas da coqueluche

Os sintomas da coqueluche podem se manifestar em três níveis distintos:

  1. Primeiro Estágio: Os sintomas iniciais são semelhantes aos de um resfriado, incluindo mal-estar geral, corrimento nasal, tosse seca e febre baixa. Esse estágio pode durar semanas.
  2. Segundo Estágio: A tosse se intensifica, tornando-se mais frequente e severa.
  3. Terceiro Estágio: Neste nível, a tosse se torna tão intensa que pode comprometer a respiração, além de causar vômitos e cansaço extremo.

Geralmente, os sintomas duram entre seis a 10 semanas, mas podem se estender, dependendo da condição clínica de cada paciente.

Complicações e recuperação

A maioria das pessoas consegue se recuperar da coqueluche sem complicações significativas. Contudo, em casos mais graves, podem ocorrer complicações sérias, como infecções de ouvido, pneumonia, parada respiratória, desidratação, convulsões, lesões cerebrais e, em casos extremos, a morte.

Prevenção

A melhor forma de prevenção contra a coqueluche é a vacinação, disponível no Sistema Único de Saúde (SUS) para crianças até 6 anos, gestantes e profissionais de saúde.

A vacina pentavalente, que previne contra cinco doenças (difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e influenza B), é recomendada no primeiro ano de vida do bebê, seguindo um esquema de três doses (aos dois, quatro e seis meses de idade), com um intervalo de 60 dias entre as doses. Após isso, devem ser administradas doses de reforço aos 15 meses e aos 4 anos.

Jundiaí

Parque do Corrupira: revitalização avança com construção de novas quadras esportivas

O investimento acontece em conjunto com a reforma de outros dois parques. Confira!

Published

on

Parque do Corrupira em obras.
O investimento do Parque Corrupira é de aproximadamente R$ 3,6 milhões (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

O Parque do Trabalhador, conhecido popularmente como Parque do Corrupira, de Jundiaí (SP), teve suas obras de revitalização iniciadas em todo o espaço. O investimento acontece em conjunto com a reforma de outros parques (Eloy Chaves e Jardim das Tulipas). O investimento do Parque do Corrupira é de aproximadamente R$ 3,6 milhões e, ao todo com os outros parques, o…

Continue Reading

Jundiaí

Bazar do Hospital São Vicente será realizado na próxima quarta-feira (9)

As doações são recebidas todas as quartas-feiras, das 14h às 16h30, no mesmo endereço do Bazar do Hospital São Vicente: Rua Dr. Leonardo Cavalcanti, nº 350.

Published

on

Bazar Hospital São Vicente
Foto: Divulgação

O tradicional Bazar do Voluntariado do Hospital São Vicente de Paulo (HSV) já tem data marcada para o mês de outubro. O evento, bastante conhecido pela população de Jundiaí e região, acontecerá no dia 9, quarta-feira, das 8h às 16h. Os visitantes poderão encontrar uma ampla variedade de produtos, como roupas masculinas, femininas e infantis, calçados, artigos de decoração, roupas…

Continue Reading

Jundiaí

APAE Jundiaí é eleita uma das 100 melhores ONGs do Brasil

A premiação avaliou cinco critérios: Causa e Estratégia de Atuação, Responsabilidade, Gestão, Financiamento e Transparência na Comunicação.

Published

on

Fachada da Apae Jundiaí
Premiação avaliou cinco critérios, entre eles gestão e planejamento, comunicação e prestação de contas (Foto: Divulgação/ APAE Jundiaí)

Nesta quinta-feira (3), a APAE Jundiaí foi reconhecida como uma das 100 melhores ONGs do Brasil, em uma das mais prestigiadas premiações do terceiro setor. O Prêmio Melhores ONGs, organizado pelo Instituto Doar e pelo Instituto O Mundo Que Queremos, destaca as organizações que se sobressaem em gestão, governança, sustentabilidade financeira e transparência. A premiação avaliou as organizações inscritas com…

Continue Reading

Jundiaí

Fim de semana em Jundiaí terá clima ameno e com chances de chuva; confira a previsão do tempo

Confira a previsão do tempo para os próximos dias e saiba mais.

Published

on

Centro de Jundiaí vista de cima
Foto: Prefeitura de Jundiaí

Nesta semana, Jundiaí foi "surpreendida" com uma queda de temperaturas após dias secos e quentes. Neste final de semana de eleições municipais, a previsão do tempo é de um clima mais ameno e menos quente, com muitas nuvens e termômetros que não chegam a 30°C. De acordo com o Climatempo, ainda há possibilidade de chover em Jundiaí, mas deve ser…

Continue Reading

Jundiaí

Venda de ingressos para o Fextou Jundiaí já começou

Uma novidade do Fextou, é que todo o local será coberto, garantindo conforto independentemente do clima. Veja como adquirir os ingressos.

Published

on

Pôster Fextou
Foto: Divulgação

A venda de ingressos para o Fextou, o novo festival de música que chegará a Jundiaí, já está liberada. No dia 15, o festival contará com a presença do cantor Pablo, da Banda de Forró Saborear e do Grupo Calcinha Preta, proporcionando uma experiência musical incrível para o feriadão. No dia 16, a dupla sertaneja Henrique e Juliano, uma das…

Continue Reading
Advertisement