
Você conhece a Cidade Vicentina de Jundiaí? O Dia dos Vicentinos, comemorado anualmente em 27 de setembro, é uma data especial para celebrar a missão da Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP). Essa organização católica, composta por leigos e voluntários, se inspira na vida e obra de São Vicente de Paulo, um padre francês conhecido como o “pai da caridade”.
Os vicentinos se dedicam a levar assistência material e espiritual aos mais necessitados, seguindo os ensinamentos de seu patrono.
A data foi escolhida em homenagem ao dia da morte de São Vicente de Paulo e serve como um momento para refletir sobre o trabalho realizado pelos vicentinos em todo o mundo. Em Jundiaí, esse movimento é levado adiante a partir da Cidade Vicentina.
Cidade Vicentina de Jundiaí
A Cidade Vicentina de Jundiaí é uma instituição filantrópica que faz parte da rede da Sociedade de São Vicente de Paulo e oferece serviços de acolhimento e cuidados para idosos, proporcionando um ambiente seguro e acolhedor para aqueles que precisam de assistência.
“Hoje nós estamos com aproximadamente 85 idosos acolhidos e 30 idosos que frequentam o nosso serviço, onde eles vêm passar o dia e voltam para casa”, conta Rafaela, psicóloga que atua na Cidade Vicentina há cerca de três anos.
“Os Vicentinos têm várias obras, é uma sociedade mundial formado por leigos. Não é da igreja católica, mas tem valores católicos e o intuito deles é tirar a família da pobreza e tem algumas obras que cuidam de crianças, de idosos, dos menos favorecidos”, explica Noely, que trabalha na instituição há quatro anos.
A Cidade Vicentina cuida de idosos com um perfil de maior necessidade, vulnerabilidade social, em situação de negligência ou maus-tratos.
“Nós queremos que o idoso tenha autonomia, então quando ele vem para cá e consegue fazer as coisas sozinho, ele tem a própria casa, tem o seu quartinho. Ele tem, claro, o refeitório, tem todo o amparo. Mas ele tem a sua independência”, explica Noely. “Depois ele vai, conforme a necessidade, para a unidade que já é uma forma mais tradicional de casa de pilar de idosos.”
A Cidade Vicentina de Jundiaí conta com uma equipe multidisciplinar, incluindo cuidadores e enfermeiros que acompanham os assistidos o dia todo. Entre as atividades que os idosos participam, há grupos de socialização, que focam em auxiliar quem tem problemas com isolamento social na terceira idade.
“É algo que muitas vezes na casa, eles não vão ter esse acompanhamento. Idosos com algumas questões mais sérias, tipos de demência, uma sequela de AVC, a gente sabe que às vezes para um familiar é muito difícil de acompanhar e de cuidar e aqui ele encontra toda uma equipe disposta”, conta a psicóloga Rafaela. “Eu falo que aqui a gente tenta fornecer o máximo de qualidade de vida e bem-estar nessa última fase de vida deles”.
Todo mundo pode ajudar a Cidade Vicentina
A Cidade Vicentina de Jundiaí recebe doações para continuar funcionando, e promove ações como um bazar de usados permanente para arrecadar fundos. Entre as doações para o bazar estão roupas, brinquedos, móveis usados e itens médicos, como muletas. A instituição ainda trabalha com telemarketing que entra em contato com a população para pedir doações em dinheiro. Outra forma de obter renda para o projeto é o estacionamento ao lado do velório municipal de Jundiaí.
“Não são só as refeições, não é só a moradia, é essa qualidade de vida que a gente propõe para o idoso que prolonga a vida deles e isso tem um custo alto. Todo mundo pode contribuir muito com a Cidade Vicentina”, esclarece Noely.
Hoje, a instituição precisa de apoio para um projeto de expansão e a população pode ajudar com materiais de construção, mão de obra e outras formas. Para ajudar, entre em contato com a Cidade Vicentina de Jundiaí através do Instagram, no @cidadevicentina ou nos telefones 11 93222-3284 para doação ou 11 94749-7025 para ser um voluntário.