Cidade Vicentina de Jundiaí: conheça detalhes da instituição
Connect with us

Jundiaí

Acolhidos com carinho: saiba mais sobre a Cidade Vicentina de Jundiaí

O Dia dos Vicentinos, comemorado anualmente em 27 de setembro, é uma data especial para celebrar a missão da Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP).

Published

on

Atualizado há

Você conhece a Cidade Vicentina de Jundiaí? O Dia dos Vicentinos, comemorado anualmente em 27 de setembro, é uma data especial para celebrar a missão da Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP). Essa organização católica, composta por leigos e voluntários, se inspira na vida e obra de São Vicente de Paulo, um padre francês conhecido como o “pai da caridade”.

Os vicentinos se dedicam a levar assistência material e espiritual aos mais necessitados, seguindo os ensinamentos de seu patrono.

A data foi escolhida em homenagem ao dia da morte de São Vicente de Paulo e serve como um momento para refletir sobre o trabalho realizado pelos vicentinos em todo o mundo. Em Jundiaí, esse movimento é levado adiante a partir da Cidade Vicentina.

Cidade Vicentina de Jundiaí

A Cidade Vicentina de Jundiaí é uma instituição filantrópica que faz parte da rede da Sociedade de São Vicente de Paulo e oferece serviços de acolhimento e cuidados para idosos, proporcionando um ambiente seguro e acolhedor para aqueles que precisam de assistência.

“Hoje nós estamos com aproximadamente 85 idosos acolhidos e 30 idosos que frequentam o nosso serviço, onde eles vêm passar o dia e voltam para casa”, conta Rafaela, psicóloga que atua na Cidade Vicentina há cerca de três anos.

“Os Vicentinos têm várias obras, é uma sociedade mundial formado por leigos. Não é da igreja católica, mas tem valores católicos e o intuito deles é tirar a família da pobreza e tem algumas obras que cuidam de crianças, de idosos, dos menos favorecidos”, explica Noely, que trabalha na instituição há quatro anos.

A Cidade Vicentina cuida de idosos com um perfil de maior necessidade, vulnerabilidade social, em situação de negligência ou maus-tratos.

“Nós queremos que o idoso tenha autonomia, então quando ele vem para cá e consegue fazer as coisas sozinho, ele tem a própria casa, tem o seu quartinho. Ele tem, claro, o refeitório, tem todo o amparo. Mas ele tem a sua independência”, explica Noely. “Depois ele vai, conforme a necessidade, para a unidade que já é uma forma mais tradicional de casa de pilar de idosos.”

A Cidade Vicentina de Jundiaí conta com uma equipe multidisciplinar, incluindo cuidadores e enfermeiros que acompanham os assistidos o dia todo. Entre as atividades que os idosos participam, há grupos de socialização, que focam em auxiliar quem tem problemas com isolamento social na terceira idade.

“É algo que muitas vezes na casa, eles não vão ter esse acompanhamento. Idosos com algumas questões mais sérias, tipos de demência, uma sequela de AVC, a gente sabe que às vezes para um familiar é muito difícil de acompanhar e de cuidar e aqui ele encontra toda uma equipe disposta”, conta a psicóloga Rafaela. “Eu falo que aqui a gente tenta fornecer o máximo de qualidade de vida e bem-estar nessa última fase de vida deles”.

Todo mundo pode ajudar a Cidade Vicentina

A Cidade Vicentina de Jundiaí recebe doações para continuar funcionando, e promove ações como um bazar de usados permanente para arrecadar fundos. Entre as doações para o bazar estão roupas, brinquedos, móveis usados e itens médicos, como muletas. A instituição ainda trabalha com telemarketing que entra em contato com a população para pedir doações em dinheiro. Outra forma de obter renda para o projeto é o estacionamento ao lado do velório municipal de Jundiaí.

“Não são só as refeições, não é só a moradia, é essa qualidade de vida que a gente propõe para o idoso que prolonga a vida deles e isso tem um custo alto. Todo mundo pode contribuir muito com a Cidade Vicentina”, esclarece Noely.

Hoje, a instituição precisa de apoio para um projeto de expansão e a população pode ajudar com materiais de construção, mão de obra e outras formas. Para ajudar, entre em contato com a Cidade Vicentina de Jundiaí através do Instagram, no @cidadevicentina ou nos telefones 11 93222-3284 para doação ou 11 94749-7025 para ser um voluntário.

Jundiaí

Paróquia da Vila Arens e UIPA darão benção de São Francisco de Assis nos animais

Evento também terá uma feira de adoção de animais e sorteio da imagem de São Francisco de Assis.

Published

on

Benção de São Francisco de Assis
Benção de São Francisco de Assis nos animais começa às 9h30, neste sábado, 5 de outubro (Foto: Reprodução/ Instagram @uipa.jdi)

Neste sábado (5), a partir das 9h30, a UIPA - União Internacional Protetora dos Animais e a Paróquia Nossa Senhora da Conceição, na Vila Arens, em Jundiaí (SP), realizarão a benção de São Francisco de Assis nos pets. O evento também terá uma feira de adoção de animais e sorteio da imagem de São Francisco de Assis. A Paróquia fica…

Continue Reading

Jundiaí

Parque do Corrupira: revitalização avança com construção de novas quadras esportivas

O investimento acontece em conjunto com a reforma de outros dois parques. Confira!

Published

on

Parque do Corrupira em obras.
O investimento do Parque Corrupira é de aproximadamente R$ 3,6 milhões (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

O Parque do Trabalhador, conhecido popularmente como Parque do Corrupira, de Jundiaí (SP), teve suas obras de revitalização iniciadas em todo o espaço. O investimento acontece em conjunto com a reforma de outros parques (Eloy Chaves e Jardim das Tulipas). O investimento do Parque do Corrupira é de aproximadamente R$ 3,6 milhões e, ao todo com os outros parques, o…

Continue Reading

Jundiaí

Bazar do Hospital São Vicente será realizado na próxima quarta-feira (9)

As doações são recebidas todas as quartas-feiras, das 14h às 16h30, no mesmo endereço do Bazar do Hospital São Vicente: Rua Dr. Leonardo Cavalcanti, nº 350.

Published

on

Bazar Hospital São Vicente
Foto: Divulgação

O tradicional Bazar do Voluntariado do Hospital São Vicente de Paulo (HSV) já tem data marcada para o mês de outubro. O evento, bastante conhecido pela população de Jundiaí e região, acontecerá no dia 9, quarta-feira, das 8h às 16h. Os visitantes poderão encontrar uma ampla variedade de produtos, como roupas masculinas, femininas e infantis, calçados, artigos de decoração, roupas…

Continue Reading

Jundiaí

APAE Jundiaí é eleita uma das 100 melhores ONGs do Brasil

A premiação avaliou cinco critérios: Causa e Estratégia de Atuação, Responsabilidade, Gestão, Financiamento e Transparência na Comunicação.

Published

on

Fachada da Apae Jundiaí
Premiação avaliou cinco critérios, entre eles gestão e planejamento, comunicação e prestação de contas (Foto: Divulgação/ APAE Jundiaí)

Nesta quinta-feira (3), a APAE Jundiaí foi reconhecida como uma das 100 melhores ONGs do Brasil, em uma das mais prestigiadas premiações do terceiro setor. O Prêmio Melhores ONGs, organizado pelo Instituto Doar e pelo Instituto O Mundo Que Queremos, destaca as organizações que se sobressaem em gestão, governança, sustentabilidade financeira e transparência. A premiação avaliou as organizações inscritas com…

Continue Reading

Jundiaí

Fim de semana em Jundiaí terá clima ameno e com chances de chuva; confira a previsão do tempo

Confira a previsão do tempo para os próximos dias e saiba mais.

Published

on

Centro de Jundiaí vista de cima
Foto: Prefeitura de Jundiaí

Nesta semana, Jundiaí foi "surpreendida" com uma queda de temperaturas após dias secos e quentes. Neste final de semana de eleições municipais, a previsão do tempo é de um clima mais ameno e menos quente, com muitas nuvens e termômetros que não chegam a 30°C. De acordo com o Climatempo, ainda há possibilidade de chover em Jundiaí, mas deve ser…

Continue Reading
Advertisement