Confira a agenda cultural da cidade para o final de semana
Conecte-se conosco

Jundiaí

Confira a agenda cultural da cidade para o final de semana

A programação completa do FESTEJU pode ser conferida no hotsite, e vale destacar que todas as apresentações têm entrada gratuita

Publicado

em

Atualizado há

Festejos Juninos na área central da cidade mantém viva a tradição da cultura popular
Festejos Juninos na área central da cidade mantém viva a tradição da cultura popular. (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A sexta edição do Festival de Teatro de Jundiaí – FESTEJU, uma realização da Unidade de Gestão de Cultura (UGC) é o grande destaque da programação cultural da cidade, não só neste final de semana, mas até o dia 26 de junho, quando acontecerá a Noite de Gala, no Teatro Polytheama com a cerimônia de premiação dos vencedores da Cena Profissional. A programação completa do FESTEJU pode ser conferida no hotsite, e vale destacar que todas as apresentações têm entrada gratuita.

Também, destaque para a programação dos Festejos Juninos, na praça Mal. Floriano Peixoto, a Praça do Coreto, atrás da Catedral. No palco diversos shows musicais, com artistas da cidade, além das quadrilhas que animam a festa. O público ainda vai encontrar as barracas de alimentação com cardápios variados e também típicos desta época do ano, bem como as barracas de brincadeiras para a garotada e as de artesanato, com os integrantes do Projeto Jundiaí Feito à Mão. Acesse o hotsite para acompanhar toda a programação desta sexta (10) e sábado (11).

Teatro, cultura popular, dança, exposições de arte, contação de histórias, oficina/workshop de miniaturas com material reciclado, apresentações musicais, também integram as ações da UGC em seus equipamentos culturais. Participe!

Biblioteca Nelson Foot (BNF)

Com o objetivo de fomentar o gosto pela leitura entre crianças de seis meses a quatro anos de idade e de cultivar o vínculo afetivo entre os pequenos e seus cuidadores a BNF traz neste sábado (11), das 11 às 12 horas, o “Lê no Ninho”, atividade lúdica e prazerosa onde as crianças ouvem histórias, brincam e cantam em um ambiente aconchegante, tendo seus cuidadores como parceiros. A sessão dura 60 minutos. Vagas limitadas.

A BNF também está abrigando duas exposições: ”Taipa e Palavra – Jundiaí 2022”, da professora Isabella Ferraro, no espaço Sonia Cintra, que reúne fotografias, textos breves e o patrimônio histórico imaterial e material da cidade de diversos espaços vistos de forma diferentes. E “Faça-se a Luz”, da artista plástica Luz Pearce, na galeria Jundiaí reunindo diversas mandalas, representando o ciclo da vida e a conexão do indivíduo com o universo.

Biblioteca Municipal está localizada dentro do Complexo Argos, na avenida Dr. Cavalcanti, 396, Vila Arens. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 4527-2110. O horário de funcionamento da Biblioteca é de segunda a sexta-feira, das 9h às 21h, e aos sábados e feriados das 9h às 13h.

Complexo Fepasa

Neste final de semana o espaço sede da Unidade de Gestão de Cultura recebe em suas salas os grupos concorrentes da Cena Amadora do FESTEJU. No palco da Sala Jundiaí, a apresentação dos seguintes espetáculos: “O Oráculo”, nesta sexta-feira (10), às 19h30; sábado (11), às 19h, “Não deixe o teatro morrer” e domingo (12), às 19h, “Chapeuzinho Nordestina, Mulé Macho Sim Sinhô!.

Complexo Fepasa fica, na avenida União dos Ferroviários, 1.760, Centro. Mais informações pelo telefone: (11) 4589-6800.

Fábrica das Infâncias Japy

Neste sábado (11), a partir das 10h30, a programação fica por conta da Contação de Histórias, com a atriz e contadora de histórias, Rosangela Torrezin, do Projeto Tá na Hora, com as histórias “A rã e o boi, O lobo e o cordeiro e O galo e a pérola”.

Já no domingo (12), também a partir das 10h30, a programação será aberta com a apresentação do Coral Infantojuvenil Cidade das Crianças, que é um corpo artístico ligado à UGC, que divulga a arte do canto coral através de um grupo de crianças amadoras e voluntárias, com idades entre oito e onze anos.

Na sequência a artista plástica, Giovanna Vasconcelos (GIKA), comanda uma oficina/workshop de “Cenários em miniaturas com recicláveis’’, usando diversas técnicas de pintura, escultura, colagem, desenho e materiais reciclados de todo tipo proporcionando um total envolvimento da criança na atividade, ao mesmo tempo em que desperta a sua criatividade, a identidade visual e a sustentabilidade para construir o cenário tendo como base, uma caixa de papelão de tamanhos variados.

Fábrica das Infâncias Japy fica na rua Lacerda Franco, 175, Vila Arens. A entrada é gratuita. Seu funcionamento é de terça a sexta-feira, das 9h às 17h; e aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 13h. A entrada de visitantes será permitida somente até 30 minutos antes do horário de fechamento. Às segundas-feiras, o espaço permanece fechado para manutenções de rotina e limpeza em geral.

Museu Histórico e Cultural de Jundiaí – Solar do Barão

O público poderá visitar o local das 10h às 17h e conferir a exposição “Legados de Glória – Memórias da Dança em Jundiaí”, dedicada à memória da bailarina, cenógrafa e coreógrafa Glória da Silva Rocha e à história da dança na cidade.

Quem visitar o Museu pode conferir também em seus jardins as instalações do programa municipal Cidade das Crianças e da campanha “Jundiaí Pé de Infância”, com os conceitos da Rede Urban95.

O Museu está localizado na rua Barão de Jundiaí, 762, Centro. Mais informações pelo telefone (11) 4521-6259.

Pinacoteca Municipal Diógenes Duarte Paes

Duas exposições: “Nonni di São Paulo”, do artista Oliviero Pluviano e “Paesani”, com obras do fotógrafo Emidio Luisi estão acontecendo no local em homenagem à imigração italiana ao País. As mostras contam também, com um destaque especial também para a comunidade italojundiaiense e visitação gratuita até o dia 03 de julho.

O visitante ainda poderá conferir as obras do pintor Inos Corradin que compõem a reserva técnica da Pinacoteca, como a série de quadros que retratam a Paixão de Cristo.
Pinacoteca está localizada no Centro Jundiaiense de Cultura Josefina Rodrigues da Silva (Jorosil), à rua Barão de Jundiaí, 109, Centro. Mais informações pelo telefone (11) 4586-2326.

Polytheama

Três espetáculos estão programados na agenda do final de semana do teatro: sexta-feira (10), 20h, show com “Humberto Gessinger”, ex-vocalista da banda Engenheiros do Hawaii; sábado (11), às 19h30, espetáculo de dança, “Gala 2022”, do Studio de Dança Anita Grossi e domingo (12), às 19h, Stand Up “Vida de Professor II”, com Diogo Almeida.

Os ingressos para os espetáculos podem ser adquiridos na bilheteria do teatro, sempre a partir das 10h30, ou pela Internet, na plataforma Sympla.

Na Galeria de Artes Fernanda Perracini Milani, anexa ao teatro o público pode conferir a exposição “ Condições da Matéria”, do artista Lucas Souza, marcando o início da temporada de Artes Plásticas 2022, a primeira das seis mostras selecionadas pelo edital lançado pela Unidade de Gestão de Cultura (UGC) para serem realizadas naquele espaço cultural.

Composta por 26 obras, “Condições da Matéria” apresenta uma diversidade de produções, evidenciando questões e inquietações acerca de temas como corporeidade, peso, forma e mensuração. A matéria é apresentada por meio de pequenas esculturas em argila, desde seu estado sólido quando seco até o pó que representa sua condição mais volátil. Condições da Matéria”, poderá ser visitada até o dia 05 de julho. Com entrada gratuita, o horário será de terça a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 17h. Aos sábados das 10h às 13h.

Teatro Polytheama fica na rua Barão de Jundiaí, 176, Centro. Mais informações pelo telefone (11) 4586-2472.

Pracinha da Cultura do Vista Alegre

Nesta sexta-feira (10), no Teatro da Pracinha da Cultura do Vista Alegre (antigo CEU das Artes), o projeto “Super Tela”, com a exibição da animação “Luca”, dos estúdios Disney/Pixar, filme lançado em 2021, que alcançou grande sucesso junto ao público das mais diferentes idades. A sessão de cinema na Pracinha da Cultura do Vista Alegre, está marcada para às 19h, com entrada franca. A capacidade do auditório é de 40 lugares e o acesso será por ordem de chegada.

Prosseguem neste sábado (11) as oficinas de Capoeira, no período da manhã, e de Maracatu, no período da tarde, pelo projeto de Oficinas nos Bairros.

Vale lembrar que ainda há vagas nas oficinas de: Artesanato, Dança Criativa, Ginástica Corporal, Handebol, Teatro em Inglês e Zumba, com lançamento, em breve, da oficina de Muay Tai.
Interessados deverão comparecer de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na rua Cabo Edvaldo Quirino Santana 46-110, no Vista Alegre. Mais informações pelo telefone (11) 4521-6193.

Próximas atrações

Para quem gosta de acompanhar as ações culturais, anote o que ainda vai acontecer neste mês de junho:

De 16 a 25 de junho dez apresentações selecionadas pela Cena Profissional do FESTEJU serão apresentadas, no Polytheama (rua Barão de Jundiaí, 176, Centro) e na Praça do Coreto. No dia 26, 19h, cerimônia de premiação dos vencedores do FESTEJU e apresentação de um espetáculo convidado, marcando assim, o encerramento do festival. Para assistir aos espetáculos no teatro, os ingressos gratuitos serão disponibilizados na bilheteria a partir das 10h30 no dia da apresentação.

Dia 26 de junho, das 10h às 15h, Cultura nos Bairros – Centro Esportivo do Jardim Santa Gertrudes – Apresentações culturais, barracas de gastronomia, com participação dos permissionários do Programa Varejão Noturno e Artesanato, com a presença dos artistas do projeto Jundiaí Feito à Mão. Entrada franca.

Dia 27 de junho, 19h, Sala Jundiaí, Complexo Fepasa, Festival CulturaMais Teatro – Espetáculo Hécuba, entrada franca.

Dia 30 de junho, Projeto Música & Histórias, às 19h30, Teatro Polytheama – música, dança e teatro – A vida e a obra de Raul Seixas. Entrada franca.

Jundiaí

Vem aí a liquidação “96 horas de máxima loucura” no Maxi Shopping

Aproveite as promoções e ganhe desconto no estacionamento.

Publicado

em

Uma mulher empurrando a outra dentro de um carrinho de compras
Os clientes podem conferir pelas redes sociais do shopping algumas promoções das lojas. Foto: drobotdean/Freepik.

Oferecendo inúmeros produtos, de vários segmentos e com descontos imperdíveis vem aí a tão esperada “Liquidação 96 horas de máxima loucura”, que acontece entre os dias 06 e 10 de julho. O clima de liquidação toma conta de todo o shopping, com as promoções de calçados; vestuário; acessórios; cama, mesa e banho, bem como eletroeletrônicos; e muito mais.  Os clientes…

Continuar lendo

Jundiaí

Lian Gong estará em todas as UBSs de Jundiaí até o final do ano; Saiba mais

O Lian Gong traz benefícios tanto para o corpo quanto para a mente. A meta é alcançar 100% das 35 UBSs que compõem a rede até o final de 2022.

Publicado

em

Atividade da UBS Anhangabaú é realizada na quadra da EMEB Rotary (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A prática milenar chinesa que proporciona melhoria para o corpo e mente, conhecida como Lian Gong, já era oferecida em parte das Unidades Básicas de Saúde (UBS) da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), da Prefeitura de Jundiaí, e, desde o mês de junho, vem ampliando o número de locais com a oferta da Prática Integrativa Complementar (Pics)…

Continuar lendo

Jundiaí

96 horas: Adiantamos algumas das novidades da liquidação do Maxi Shopping Jundiaí

A liquidação tradicional do Maxi Shopping Jundiaí promove super descontos em diversas lojas! Confira.

Publicado

em

Mulher com sacolas de compras
Além de aproveitar as promoções das lojas participantes, você ainda garante desconto no estacionamento (Foto: )

Todos os anos, o Maxi Shopping Jundiaí promove a já famosa liquidação "96 horas de máxima loucura". Durante cinco dias, diversas lojas no shopping disponibilizam descontos imperdíveis em diversos produtos e serviços. Neste ano, a liquidação vai do dia 6 a 10 de julho, mas o Tribuna de Jundiaí trouxe algumas das promoções um dia antes. Assim, você pode se…

Continuar lendo

Jundiaí

Vândalos furtam parte da fiação do PA da Ponte São João em Jundiaí

A fiação de cobre foi furtada e houve danos a um compartimento de ar-condicionado. Entretanto, apesar dos danos, não foi necessária a interrupção dos serviços.

Publicado

em

fio-de-cobre
A GMJ reforça a importância da população denunciar ocorrências de invasões e furtos contra patrimônio público. Foto: Bruno /Germany por Pixabay.

O Pronto Atendimento, do bairro São João, foi alvo de vândalos na madrugada de hoje, terça-feira (5). Os vândalos furtaram fiação de cobre e houve danos a um compartimento de ar-condicionado. Entretanto, apesar dos danos, não foi necessária a interrupção dos serviços. O local realiza atendimentos de demanda geral de clínica médica e pediátrica, além dos atendimentos de síndrome gripal…

Continuar lendo

Jundiaí

Vacinação contra COVID-19 e Influenza seguem com atendimento nas UBSs e super vacinação no sábado (09) em Jundiaí

Foram aplicadas 1.133.132 doses de vacina contra COVID-19. Atualmente, 112.911 pessoas estão com aplicação atrasada.

Publicado

em

Vacinação segue em todas as UBSs ao longo da semana e em pontos específicos no sábado (09) (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

No último balanço da Vigilância Epidemiológica (VE), foram aplicadas 1.133.132 doses de vacina contra COVID-19. Atualmente, 112.911 pessoas estão com aplicação atrasada. Para atender a esse grupo, além do atendimento das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) ao longo da semana, no próximo sábado (09), também será realizado dia de super vacinação. “É importante frisar que todas as pessoas com mais…

Continuar lendo