Confira o que abre e fecha em Jundiaí na Semana Santa
Connect with us

Jundiaí

Confira o que abre e fecha em Jundiaí na Semana Santa

Decreto Municipal define como ponto facultativo a quinta (6), véspera do Dia da Paixão, e como feriado local a sexta (7), Dia da Paixão

Published

on

Atualizado há

Com exceção do Jardim Tamoio, feiras e varejões seguirão cronograma normal. Foto: Prefeitura de Jundiaí

Conforme estabelecido pelo Decreto Municipal nº 31.903, de 21 de setembro de 2022, que define como ponto facultativo esta quinta-feira (6), como véspera do Dia da Paixão do Senhor, e como feriado local a sexta-feira (7), como Dia da Paixão do Senhor, os serviços e equipamentos públicos municipais vinculados à Prefeitura de Jundiaí poderão ter seus horários de funcionamento alterados nesse período.

Confira os detalhes:

Os setores administrativos em geral não terão expediente entre esta quinta (6) e domingo (9), retomando o atendimento normal na segunda-feira (10), logo no horário regular de funcionamento. São eles:

  • Paço Municipal
  • Unidades de Gestão externas
  • Complexo Argos
  • Unidades escolares da rede municipal de ensino
  • Procon – com agendamento prévio pela internet
  • Fundo Social de Solidariedade (Funss)
  • Fundação Municipal de Ação Social (Fumas)
  • Instituto de Previdência do Município de Jundiaí (Iprejun)

Saúde

As Unidades Básicas de Saúde (UBSs), as Clínicas da Família, os Ambulatórios, o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), a Academia de Saúde, o Centro de Convivência, Cultura, Trabalho e Geração de Renda (CECCO), e os CAPS 2, 3 e Infantojuvenil permanecem fechados na quinta (6) e sexta-feira (7) e reabrem na segunda-feira (10). Já o CAPS AD fica aberto 24 horas, apenas para acolhidos.

As Unidades de Pronto-Atendimento (PAs) da Ponte São João (rua Santo Antônio, 191), Retiro (rua Maria Lúcia de Almeida, 100) e Hortolândia (rua Campinas, 58, Vila Hortolândia) funcionam das 7h às 19h (com fechamento dos portões às 18h), para atendimento de síndrome gripal e demanda geral adulto e criança.

As situações de urgência devem ser encaminhadas para o PA Central (adultos) e para a UPA 24h Vetor Oeste (crianças e adultos), diariamente, 24h. O Hospital São Vicente de Paulo e o Hospital Universitário (HU) permanecem sem alteração no fluxo de atendimento.

A vacinação vai até quarta-feira (5) nas Unidades Básicas de Saúde e nas Clínicas da Família conforme o horário de cada sala de vacina. Depois retorna no sábado (8), com a aplicação de doses contra a Covid-19 e do calendário de multivacinação, no Espaço Jundiaí Empreendedora, no Maxi Shopping, das 11h às 17h.

Cultura

Fábrica das Infâncias Japy fica aberta entre esta quinta (6) e o domingo (9), das 9h às 13h, com atrações. Foto: Prefeitura de Jundiaí

Os equipamentos culturais terão os seguintes horários de funcionamento durante o período, com atrações:

  • Biblioteca Municipal Professor Nelson Foot: aberta na quinta (6), sexta (7) e sábado (8), das 10h às 17h, e fechada no domingo (9);
  • Fábrica das Infâncias Japy: aberta na quinta (6), sexta (7), sábado (8) e domingo (9), das 9h às 13h;
  • Pinacoteca Municipal Diógenes Duarte Paes, Museu Histórico e Cultural de Jundiaí – Solar do Barão e Museu Ferroviário: na quinta (6), sexta (7), sábado (8) e domingo (9), das 10h às 17h;
  • Teatro Polytheama: fechado na quinta (6), sábado (8) e domingo (9); aberto somente na sexta (7), com espetáculo agendado para as 20h.

Mobilidade e Transporte

Nesta quinta (6), como não haverá expediente no Paço Municipal, apenas a linha 577 (Paço Municipal – Terminal Hortolândia – Vila Bandeirantes) irá circular com horários especiais. As demais linhas do Sistema Integrado de Transporte Urbano (SITU) irão funcionar conforme tabelas horárias de dias normais.

Na sexta (7), a circulação de ônibus será igual a de domingos e feriados. Já no sábado (8), os ônibus irão atender com tabela horária de sábados, e no domingo (9) com tabela horária de domingos e feriados.

As tabelas horárias dos ônibus podem ser conferidas no site do SITU ou ainda, em tempo real dos veículos em circulação, pelo aplicativo CittaMobi disponível para celulares.

Jundiaí Empreendedora

O Espaço Jundiaí Empreendedora, no Maxi Shopping – onde também funcionam o Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) e o Banco do Povo –, permanecerá fechado a partir desta quinta (6), reabrindo na segunda-feira (10), às 8h.

No sábado (8), o Espaço fica aberto das 11h às 17h, somente como ponto de multivacinação.

Coleta de lixo

Os cronogramas de coletas orgânica, seletiva cata-treco e seletiva reciclável seguem com normalidade e podem ser consultados no site da Prefeitura.

Feiras e varejões

Durante o período, todas as feiras e varejões seguem com funcionamento normal. A exceção é a feira livre do Jardim Tamoio, que não será realizada nesta sexta-feira (7).

As demais feiras e varejões seguem com o funcionamento normal, os dias e horários podem ser consultados no site.

DAE

A sede administrativa da DAE e os postos de atendimento do Centro, Vila Hortolândia, Ponte São João e Eloy Chaves não terão expediente na quinta (6) e sexta (7). A unidade da empresa no Poupatempo vai funcionar na quinta (6), das 9h às 17h, e no sábado (8) estará fechada.

Em caso de emergência, os munícipes podem entrar em contato com a DAE pela Central de Relacionamento, no telefone 0800 0133 155, com atendimento 24 horas.

Parques

O Parque da Cidade e o Mundo das Crianças ficarão abertos todos os dias. Foto: Prefeitura de Jundiaí

O Parque da Cidade e o Mundo das Crianças, que integram o complexo administrado da DAE Jundiaí, estarão abertos todos os dias.

O Parque da Cidade vai abrir das 6h30 às 18h, com entrada permitida até as 17h.

Já o Mundo das Crianças também vai funcionar todos os dias, das 7h às 17h, com entrada até as 16h. Na quinta-feira (6), a entrada é livre; já no feriado e no fim de semana, é necessário agendamento prévio pelo site.

Já o Parque do Trabalhador (Parque do Corrupira) fica fechado na quinta (6) e sexta (7), e fica aberto no sábado (8) e domingo (9), das 8h às 17h.

Os demais parques municipais permanecem todos abertos nesse período, das 7h às 18h. Nos parques de grande porte, a entrada será permitida somente até uma hora antes do horário de fechamento.

Complexos esportivos

Nesta quinta (6) e neste sábado (8), todos os complexos esportivos ficam abertos, das 8h às 18h. A exceção é o complexo esportivo Dr. Nicolino de Luca (Bolão), que funciona das 6h às 18h.

Já nesta sexta-feira (7) e neste domingo (9), todos os complexos esportivos permanecerão fechados.

Assistência e Desenvolvimento Social

O Centro Pop (Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 504 – Centro), para o atendimento à população em situação de rua, fica aberto até quinta (6), às 12h. Retomando o atendimento normal na segunda-feira (10).

Durante o período, as equipes do Serviço Especial de Abordagem Social (SEAS) dão continuidade às ações de busca ativa e ficam disponíveis para acionamento e atendimentos a chamados, 24 horas por dia, pelo telefone (11) 98531-0146.

Serviço Funerário

Já os cemitérios municipais Nossa Senhora do Montenegro e Nossa Senhora do Desterro permanecem abertos normalmente, das 7h às 17h, para sepultamentos, visitas e reformas de túmulos. O atendimento do velório Adamastor Fernandes segue o funcionamento 24 horas por dia, todos os dias da semana.

Jundiaí

Cursos gratuitos em Jundiaí com inscrições abertas no Funss para julho

Fundo Social e Senai oferecem cursos gratuitos em julho; saiba como se inscrever e confira os pré-requisitos.

Published

on

Homem usando computador no escritório, visualizando planilha de cursos gratuitos em Jundiaí oferecidos pelo Funss e Senai.
Inscrições abertas para cursos gratuitos em Jundiaí: confira as datas e detalhes dos cursos. - Foto: Prefeitura de Jundiaí

O Fundo Social de Solidariedade (Funss) de Jundiaí abre inscrições na próxima terça-feira (18) para novos cursos gratuitos, oferecendo oportunidades para quem busca inovar na carreira, empreender ou adquirir novas qualificações. Como se inscrever nos cursos gratuitos em Jundiaí Para participar, os interessados devem acessar o site https://fundosocial.jundiai.sp.gov.br/cursos/vagasabertas/, escolher o curso desejado e preencher o formulário online. É importante ressaltar…

Continue Reading

Jundiaí

Obras do prolongamento da avenida Antônio Frederico Ozanan avançam em Jundiaí

As obras avançam com foco em modernização e melhorias na mobilidade urbana de Jundiaí.

Published

on

Vista aérea das obras de prolongamento da avenida Antônio Frederico Ozanan em Jundiaí, mostrando a margem do rio e infraestrutura urbana.
DAE investe R$ 2,14 milhões no prolongamento da Ozanan, considerada a maior obra de mobilidade da história da cidade - Foto: Prefeitura de Jundiaí

As obras de remanejamento de um emissário de esgoto de grande porte (1.500 mm de diâmetro) pela DAE Jundiaí marcaram o início desta semana no prolongamento da avenida Antônio Frederico Ozanan. Os serviços começaram pela margem esquerda do rio Jundiaí, próximo à Churrascaria da Fazenda. Ritmo acelerado nas obras de mobilidade “A maior obra de mobilidade da nossa história está…

Continue Reading

Jundiaí

Jundiaí concede selo ‘Empresa Amiga dos Direitos Humanos’ para 40 empresas

As empresas passaram por trilhas de conhecimento com temas como governança corporativa, direitos humanos, sustentabilidade e mais.

Published

on

Ana Oliva ao lado de Dr. Gustavo Maryssael e Antônio Carlos Albino, na entrega do Selo Empresa Amiga dos Direitos Humanos de Jundiaí
Foto: Prefeitura de Jundiaí

Em uma cerimônia realizada no auditório do Ciesp nesta sexta-feira (14), a Prefeitura de Jundiaí concedeu o Selo Empresa Amiga dos Direitos Humanos para 40 empresas participantes do processo. A iniciativa, idealizada pelas Unidades de Gestão da Casa Civil e Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, visa integrar a iniciativa privada com práticas sustentáveis e um olhar voltado aos direitos humanos…

Continue Reading

Jundiaí

Jundiaí: Jardim Fepasa ganhará biblioteca comunitária ainda em junho

O acervo da biblioteca chega a quase 500 obras, incluindo gibis, histórias em quadrinhos, livros de literatura infantojuvenil e brasileira.

Published

on

Grupo de pessoas, homens e mulheres, posando em uma sala, uma nova biblioteca comunitária
A biblioteca estará no Centro Comunitário Casa Verde (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A biblioteca comunitária do Jardim Fepasa, em Jundiaí, está a poucos passos de se tornar realidade. O espaço de leitura, que está na reta final para sua inauguração, conta com o trabalho em equipe da comunidade local, Prefeitura de Jundiaí, Sesc Jundiaí e a iniciativa privada. Um dos pontos que faltavam para a concretização do sonho era a ampliação do…

Continue Reading

Jundiaí

Viagem musical leva crianças do ensino municipal de Jundiaí a diferentes culturas

Através do projeto MusicAR-TE, os alunos do Ensino Infantil embarcaram em uma aventura imaginária pelas Américas e África

Published

on

Crianças do Ensino Infantil de Jundiaí participando de atividades na quadra da escola

Na última terça-feira (11), a Emeb Vereador Pedro Raymundo, na Vila Rio Branco, se transformou em um portal para um mundo de música e brincadeiras. Através do projeto MusicAR-TE, os alunos do Ensino Infantil embarcaram em uma viagem imaginária pelas Américas e África, conhecendo as tradições musicais e brincadeiras de diversos povos. Uma aventura musical pelos continentes O pequeno Lorenzo,…

Continue Reading