Corrente do bem arrecada R$ 18 mil e Fabrizio, de Várzea Paulista, começa a andar
Conecte-se conosco

Jundiaí

Corrente do bem arrecada R$ 18 mil e Fabrizio, de Várzea Paulista, começa a andar

O menino, de 7 anos, foi diagnosticado com paralisia cerebral aos 4 e precisava do aparelho para ter mobilidade para andar sozinho.

Publicado

em

Atualizado há

Fabrizio Dias com seu novo andador.
Foto: Arquivo Pessoal

Já contamos algumas vezes aqui sobre os processos de tratamento do pequeno Fabrízio e a batalha que enfrenta desde muito novo. O menino de sete anos de idade, foi diagnosticado com paralisia cerebral quando tinha apenas quatro anos e desde então não parou de lutar.

Um dos objetivos é de que Fabrízio consiga andar sozinho, mas o processo não foi e não é simples.

De acordo com a mãe do menino, Fátima Dias, os médicos já vinham estudando a possibilidade de Fabrízio precisar de uma andador especial há algum tempo.

O equipamento foi deixado de lado enquanto outros tratamentos se faziam mais urgentes, como órteses e sandálias ortopédicas. Mas, a hora do andador chegou.

Este ano a família recebeu a notícia de que não podiam mais esperar, tinham que comprar o andador para que o tratamento ortopédico de Fabrízio prosseguisse.

Como o equipamento não é barato, a cunhada de Fátima se prontificou a criar uma ‘vakinha’ online para arrecadar o valor do andador por um preço mais barato.

As pessoas se mobilizaram e eles conseguiram o valor mas, chegando no fornecedor, viram que o andador ideal para Fabrízio era bem mais caro.

“Chegando lá a gente viu qual seria melhor para ele, o mais adequado e na hora do orçamento o valor era muito acima do que a gente tinha conseguido. Então voltamos e eu não sabia o que fazer. Pensei em um empréstimo”, relatou Fátima.

A fisioterapeuta então sugeriu que fosse criada uma outra ‘vakinha’, para arrecadar o valor que faltava para o andador. “Foi uma grande surpresa que em plena pandemia a gente atingiu o objetivo em oito dias. Conseguimos mais que o valor do andador“, comemorou a mãe.

Mais um passo

Na quinta-feira (10), a família conseguiu ir até o fornecedor buscar o andador e, segundo Fátima, Fabrízio ficou eufórico com a conquista.

“Ele foi numa alegria imensa! Chegando lá eles regularam o andador certinho para ele. Ele andou lá não queria parar de andar e ficou radiante.”

O tratamento com o novo aparelho deverá ser feito diariamente, para o fortalecimento dos músculos inferiores do menino. De acordo com a fisioterapeuta que ajuda no tratamento de Fabrizio, Carina Gonçalves, o estímulo acontece de várias formas. A médica diz que o paciente tem mostrado avanço nos procedimentos.

“É um menino muito esforçado, faz terapia a semana inteira. Até pouco tempo atrás, cerca de um ano, ele não trocava passos quando apoiado” relatou Carina, “É um trabalho de formiguinha”, completou.

Fabrizio Dias

Fabrizio testando o novo andador. (Foto: Arquivo Pessoal)

O andador deve facilitar a mobilidade e autonomia de Fabrizio para conseguir um dia dar seus primeiros passos sem auxílio de nenhum equipamento, mas é uma questão que só o tempo responderá, segundo Carina.

A fisioterapia irá determinar agora quanto tempo o menino deve ficar no andador, manipulação e postura do paciente. Durante as consultas, Fabrizio aprenderá a manusear o aparelho de forma independente.

Jundiaí

Combate à dengue em Jundiaí entra na pauta dos ‘Conselhinhos’ de escolas municipais

Os alunos participaram de uma reunião com o gestor de Saúde (UGPS), Tiago Texera, para falar das medidas de prevenção necessárias contra a dengue e mais.

Publicado

em

Por

Na Emeb Anna Rita, os alunos se reuniram na horta escolar para participar de um encontro virtual com os gestores da Prefeitura de Jundiaí (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Representantes dos “Conselhinhos” das escolas municipais de Jundiaí levaram a pauta de combate à dengue para uma reunião com a gestora de Educação, Vastí Ferrari Marques. Assim, os alunos participaram de encontros online com a participação especial do gestor de Promoção da Saúde (UGPS), Tiago Texera. Na reunião, tratam de medidas de prevenção, o ciclo de reprodução do mosquito Aedes…

Continuar lendo

Jundiaí

UBSs Jardim do Lago e Tamoio ficam abertas sábado para atendimento dengue

Os serviços permanecerão abertos das 8h às 17h, com fechamento dos portões às 16h

Publicado

em

Por

Pessoas de todas as regiões podem procurar os dois equipamentos de saúde. Foto: Prefeitura de Jundiaí

A Unidade de Gestão de Promoção da Saúde de Jundiaí (UGPS) manterá dois equipamentos de saúde abertos, no próximo sábado (20), para atendimento exclusivo às pessoas com sintomas de dengue. Estarão disponíveis a Nova UBS Jardim do Lago (na rua Leonita Faber Ladeira, 1358) e a UBS Tamoio (rua Orestes Barbosa, s/n). Os serviços permanecerão abertos das 8h às 17h…

Continuar lendo

Jundiaí

Fundo Social de Jundiaí abre pré-inscrição para oficinas de artesanato

São duas turmas gratuitas: “Oficina de boneca de pano” e “Oficina de decoração em feltro”

Publicado

em

Por

A oficina de bonecas de pano é uma das mais procuradas pela população nos cursos do Funss. Foto: Prefeitura de Jundiaí

O Fundo Social de Jundiaí abre pré-inscrições na próxima segunda-feira (22), a partir das 12h, para duas turmas gratuitas no eixo de Costura Criativa e Artes: "Oficina de boneca de pano" e "Oficina de decoração em feltro". As capacitações serão realizadas na sede do Funss, no Parque da Uva, e exigem a idade mínima de 16 anos. Para participar, o…

Continuar lendo

Jundiaí

Jundiaí: nebulização veicular na Agapeama e Vila Esperança é remarcada para quinta-feira (18)

Ação precisou ser adiada devido a tempo chuvoso nesta quarta (17). A nebulização complementa o trabalho de combate ao mosquito Aedes aegypti em Jundiaí.

Publicado

em

Por

Vigilância Sanitária de Jundiaí realiza nebulização contra arboviroses na Vila Hortolândia
Jundiaí segue em Estado de Emergência em casos de dengue (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Por causa do tempo chuvoso na manhã desta quarta-feira (17), a Vigilância em Saúde Ambiental de Jundiaí adiou a nebulização veicular nos bairros Agapeama e Vila Esperança para quinta-feira (18). O veículo passará a partir das 5h. A orientação é que os moradores não fiquem nas janelas ou sacadas, tirem os animais dos quintais, cubram gaiolas e, se possível, tirem…

Continuar lendo

Jundiaí

Prefeitura de Jundiaí faz novo alerta para golpe de emissão de carteirinha do idoso

Nesta quarta-feira (17), usuários do serviço público de saúde voltaram a relatar que estão recebendo essas ligações

Publicado

em

Por

Foto: Canva

A Prefeitura de Jundiaí reitera que a equipe da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) não entra em contato com usuários por telefone para solicitar a confirmação de número de documentos pessoais – RG e CPF – para a emissão de “nova carteirinha do idoso”, que será disponibilizada para retirada na Unidade Básica de Saúde (UBS). Nesta quarta-feira…

Continuar lendo
Publicidade