Intercâmbio Linguístico e Cultural: crianças de EMEB de Jundiaí estão em contato com a Flórida
Conecte-se conosco

Jundiaí

Intercâmbio Linguístico e Cultural: crianças de EMEB de Jundiaí estão em contato com a Flórida

O programa integra aproximadamente 35 estudantes em Jundiaí e 135 em Doral, eles estão encantados com a oportunidade de conhecer a rotina das crianças de outro país, mesmo de longe

Publicado

em

Atualizado há

Turma participante da ação em uso dos Chromebooks na aula de Língua Inglesa
Turma participante da ação em uso dos Chromebooks na aula de Língua Inglesa. (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

João é do 5° ano e está muito animado e encantado com a possibilidade de aprender Inglês em meio ao Programa de Intercâmbio Linguístico e Cultural Brasil – Estados Unidos. A iniciativa acontece na EMEB Professora Armanda Santina Polenti, no bairro do Jundiaí Mirim. Eles estão em contato com estudantes de uma escola de Doral, no estado americano da Flórida para compartilhar ações em contexto real de comunicação.

A iniciativa acontece pela Unidade de Gestão da Casa Civil (UGCC), por meio da Assessoria de Cooperação Internacional e pela Unidade de Gestão de Educação (UGE), por meio do Departamento de Ensino Fundamental, Área de Língua Estrangeira.

O programa integra aproximadamente 35 estudantes em Jundiaí e 135 em Doral. Por meio da troca de vídeos, a princípio começaram com apresentações pessoais e a rotina. Além disso, a turma lançou uma pergunta de curiosidade comum para as crianças da Flórida. “Eu fiquei muito animado para participar dessa atividade e eu amei apresentar toda a escola para eles Nós já enviamos o nosso e quero ver logo o vídeo de Doral”, contou João Paulo Alves, um dos alunos que apresentam os vídeos do programa.

O conhecimento se constrói na interação com os outros e com o mundo. “O programa Escola Inovadora trouxe para a rede de Jundiaí a possibilidade de pensar o Inglês em sua forma mais viva. Quando nós falamos de aprendizagem significativa, nós pensamos também que o inglês é uma ferramenta de comunicação para as tecnologias, faz com que as crianças sejam inseridas nesse mundo bilíngue”, ressalta a gestora de Educação, Vastí Ferrari Marques.

Iniciativa

A professora de Língua Inglesa elaborou o vídeo de maneira integrada e dirigida. “Proporcionar às crianças uma aprendizagem mais significativa, por meio da nossa comunicação em vídeos com Doral, vai ser uma troca muito boa e inovadora. Muitas vezes eles não entendem como vão usar a língua ou porquê estudam, e esse intercâmbio proporciona um motivo bem palpável e abre horizontes para o mundo e outras culturas”, explicou Cláudia Padovani Vilares, professora do 5° ano.

A iniciativa tem como objetivo estabelecer vínculo entre os estudantes das escolas, compartilhando experiências culturais, por meio da língua portuguesa e inglesa.

O próximo vídeo terá o tema Cultura Brasileira e Brincadeiras Infantis. Assim, as crianças conhecerão as novas tecnologias educacionais na educação de Jundiaí disponíveis na escola. Além de temas sobre a alimentação na escola, clima, os espaços do entorno e principais festas tradicionais das culturas brasileira e americana.

Com o tema” Contação de Histórias da Cultura Tradicional”, as crianças abordarão principais histórias de autores brasileiros, como a Turma da Mônica e Sítio do Pica Pau Amarelo. Da mesma forma que os alunos daqui conhecerão sobre os autores americanos, em vídeos enviados por eles.

“O contato com a diversidade cultural estimula a compreensão das diferentes formas de pensar, sentir, viver e agir. É importante a criança conhecer para valorizar a própria história e assumir uma postura respeitosa diante do outro, fortalecendo sua formação como cidadã”, enfatiza a coordenadora da área de Língua Estrangeira da UGE, Adnan Fachini de Bortolo.

Jundiaí

Agosto Dourado em Jundiaí: Brincar ao ar livre estimula o desenvolvimento infantil

Pisar descalço na terra, na água e nos mais variados ambientes é o convite que a Prefeitura de Jundiaí faz aos pais, aos cuidadores e aos avós.

Publicado

em

criança-brincando-ao-ar-livre-jundiaí-agosto-dourado
O Agosto Dourado é dedicado à primeira infância. Foto: Prefeitura de Jundiaí.

A Prefeitura de Jundiaí, Cidade das Crianças, em celebração ao Agosto Dourado, convida as famílias e cuidadores a promover, ao menos uma vez por semana, um momento de brincadeiras com as crianças em espaços abertos. O Agosto Dourado é dedicado à primeira infância e promove atividades nas escolas, nas Unidades Básicas de Saúde, nos Centros de Referência e Assistência Social…

Continuar lendo

Jundiaí

Confira o Abre e Fecha da Prefeitura para o feriado do Dia da Padroeira

A prestação de serviço à população terá alteração em algumas áreas de ações da Prefeitura

Publicado

em

Paço Municipal e parte dos serviços públicos municipais não terão atendimentos nesta segunda-feira (15)
Paço Municipal e parte dos serviços públicos municipais não terão atendimentos nesta segunda-feira (15). (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Na próxima segunda-feira (15), alguns equipamentos e serviços públicos municipais poderão ter seus horários de funcionamento alterados, por conta do feriado local do Dia da Padroeira de Jundiaí. Confira abaixo os detalhes do funcionamento: Paço MunicipalO Paço permanece fechado entre na segunda (15), reabrindo na terça-feira (16), às 8h. SaúdeAs Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Clínica da Família e Novas…

Continuar lendo

Jundiaí

Programa de Intercâmbio é sucesso na EMEB Armanda

O Programa de Intercâmbio Linguístico e Cultural Brasil – Estados Unidos visa promover aprendizagens e a troca de experiências.

Publicado

em

estudantes-do-5°-ano-A-assitindo-o-vídeo-enviado-de-Doral
O Programa é um sucesso. Foto: Prefeitura de Jundiaí.

O Programa de Intercâmbio Linguístico e Cultural Brasil - Estados Unidos é sucesso para as crianças da EMEB Professora Armanda Santina Polenti, no bairro Jundiaí Mirim. A turma do 5° ano A, através de vídeos, mantém contato com a escola Downtown Doral Charter Elementary School de Doral, na Flórida. O objetivo do programa é proporcionar aprendizagens e troca de experiências,…

Continuar lendo

Jundiaí

Educação no trânsito: UGTM realiza palestra no Sesc Jundiaí

Também realizaram um treinamento prático sobre pontos cegos.

Publicado

em

Treinamento prático sobre educação no trânsito (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte (UGMT) realizou, na quarta-feira (10), mais uma da série de palestras sobre educação no trânsito. A aula é ministrada pelo agente de trânsito Vagner Quintiliano. Desta vez, a ação aconteceu no auditório do SESC Jundiaí, voltada para os funcionários. Além disso, também realizaram um treinamento prático explicando o que são os pontos…

Continuar lendo

Jundiaí

Pesquisa aponta que produtos de beleza ganham destaque como presente para os pais

A pesquisa ouviu 427 pessoas no Centro e em bairros da cidade, nos dias 29 e 30 de julho e 1 e 2 de agosto, e 3 a cada dez entrevistados pretendem comprar presentes na data

Publicado

em

Produtos de beleza Masculino
Entre os que demonstraram intenção de compra, 30,65% responderam que pretendem presentear com roupas. (Foto: Canva)

As roupas ainda lideram as opções de presentes para os pais, mas pesquisa realizada pelo Instituto de Dados da Associação Comercial Empresarial (ACE) de Jundiaí aponta para o crescimento do setor de beleza e saúde para a data em relação a 2021. A pesquisa ouviu 427 pessoas no Centro e em bairros da cidade, nos dias 29 e 30 de…

Continuar lendo
Publicidade