DAE Jundiaí recupera planta de encanamento e esgoto do século 19
Connect with us

Jundiaí

DAE Jundiaí recupera planta de encanamento e esgoto do século 19

O documento, considerado valioso por especialistas, estará disponível para consulta no Acervo Digital do Arquivo Histórico da cidade

Published

on

Atualizado há

Restaurador trabalhando na planta de encanamento e esgoto do século 19 de Jundiaí
Processo de restauração durou cinco meses. Foto: DAE Jundiaí

Um pedacinho da história de Jundiaí foi resgatado. Uma planta de encanamentos e esgoto datada de 15 de novembro de 1893, que revela os primórdios do saneamento básico na cidade, foi encontrada e restaurada. O documento, considerado valioso por especialistas, estará disponível para consulta da população e pesquisadores no Acervo Digital do Arquivo Histórico de Jundiaí.

Memória de Jundiaí preservada

A planta, intitulada “Planta geral da cidade de Jundiahy – rede dos encanamentos e esgoto”, traz os nomes da DAE e da Diretoria de Obras da Prefeitura de Jundiaí da época. O centro da cidade, os bairros Anhangabaú e Vila Arens, a estrada geral para Itatiba e o rio Guapeva estão demarcados no mapa.

Ademais, o documento também traz informações sobre a rede de água e esgoto, incluindo hidrantes, válvulas de ar, válvulas de esgoto e válvulas de paradas. Uma observação interessante é que as cotas das curvas de nível se referem à altura do trilho na Estação de São Paulo Railway.

Planta de encanamento e esgoto do século 19 de Jundiaí
Com a grafia da cidade escrita “Jundiahy”, planta é de 1893. Foto: DAE Jundiaí

Resgate da história de Jundiaí

A iniciativa de restaurar a planta partiu do diretor-presidente da DAE Jundiaí, Walter da Costa e Silva Filho, e do Arquivo Histórico da Unidade de Gestão de Cultura da Prefeitura de Jundiaí. O trabalho de restauração durou cinco meses, realizado pelo estúdio da restauradora Elisabetta Battioli, com a coordenação do diretor do Museu Histórico e Cultural Solar do Barão, Paulo Vicentini, e do gestor Marcelo Peroni.

Segundo Vicentini, o documento é valioso. “Trata-se de uma reprodução fidedigna da planta elaborada em diferentes momentos, entre o final do século 19 e o início do século 20. Assim, sua redescoberta e restauro demonstram o compromisso das instituições municipais com a memória de Jundiaí”, avalia.

“Foi um dos trabalhos mais difíceis que tivemos e, ao mesmo tempo, fascinante. Por um mês, o mapa ficou em cima de uma mesa, para que saíssem as ondulações e os fungos, sob exposição ao ozônio e infravermelho”, detalha o restaurador técnico Sergio Jose Ribeiro, que trabalha com Elisabeta há quase 40 anos.

Futuro Museu da Água

Marcelo Peroni, Walter da Costa e Silva Filho e Paulo Vicentini ao lado da planta recuperada de encanamentos e esgoto
Marcelo Peroni, Walter da Costa e Silva Filho e Paulo Vicentini ressaltam a importância do documento. Foto: DAE Jundiaí

O mapa será um dos itens do futuro Museu da Água, projeto que pretende recuperar a história do saneamento na cidade. A DAE está organizando seu acervo de fotos, vídeos e peças – como hidrômetros históricos – e conta com a colaboração da população.

“Estamos procurando fotos ou vídeos que possam nos ajudar a contar como foi a implantação das redes de água e esgoto na cidade ou que ilustrem algo sobre a história da DAE”, reforça Costa e Silva.

Acessibilidade para todos

O mapa digitalizado ficará disponível, em breve, no Acervo Digital do Arquivo Histórico, juntamente com a documentação histórica.

Jundiaí

Vacina contra dengue: Jundiaí imuniza crianças e adolescentes em três unidades de saúde

Confira onde acontecerão as aplicações de vacina contra dengue em Jundiaí e como recebê-las.

Published

on

Caixas de vacina contra dengue em UBS de Jundiaí
Foto: Prefeitura de Jundiaí

A partir desta segunda-feira (17), Jundiaí inicia a aplicação da vacina contra dengue em crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos. A iniciativa visa reduzir as internações e os óbitos pela doença, que já acumula 21.651 casos e nove mortes na cidade. O imunizante, conhecido como Qdenga, foi aprovado pela Anvisa em março de 2023 e oferece proteção contra…

Continue Reading

Jundiaí

Limpeza na Serra do Japi: prefeitura e parceiros removem 130 kg de lixo em ação de conscientização

Published

on

Voluntários realizando ação de limpeza na Serra do Japi, coletando lixo nas margens de um riacho em área florestal.
Ação de limpeza recolheu 130 quilos de lixo da Serra do Japi - Foto: Prefeitura de Jundiaí

Em uma iniciativa para preservar a beleza natural e a biodiversidade da Serra do Japi, a Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA) da Prefeitura de Jundiaí realizou, no domingo (16), uma ação de limpeza na Serra do Japi. A ação contou com a parceria da Divisão Florestal da Guarda Municipal e da empresa Acqualab, e teve…

Continue Reading

Jundiaí

Astra recebe selo ‘Empresa Amiga dos Direitos Humanos’ em Jundiaí

A honraria reconhece o compromisso autêntico da empresa com as boas práticas no ambiente corporativo e com ações em prol dos direitos humanos.

Published

on

Funcionários da empresa Astra, mostrando selo "Empresa Amiga dos Direitos Humanos", concedido pela Prefeitura de Jundiaí
Foto: Divulgação/Astra

A Astra, fabricante de produtos para construções e acabamentos com sede em Jundiaí, recebeu o selo "Empresa Amiga dos Direitos Humanos" da Prefeitura de Jundiaí. A honraria, na categoria ouro, reconhece o compromisso da empresa com as boas práticas no ambiente corporativo e com ações em prol dos direitos humanos. Para a empresa, "o capital humano é a sua maior…

Continue Reading

Jundiaí

TVTEC Jundiaí sedia I Simpósio Brasileiro de Televisão Universitária (ABTU)

Realizado nos dias 14 e 15 de junho, o evento reuniu importantes nomes do setor para debater o papel das TVUs na era digital

Published

on

Palestrantes durante o I Simpósio Brasileiro de Televisão Universitária, sediado na TVTEC
Todo evento contou com a transmissão em libras. Foto: TVTEC

O Auditório da Biblioteca Municipal Professor Nelson Foot recebeu no último sábado (15) o encerramento do I Simpósio Brasileiro de Televisão Universitária (I Simpósio ABTU). Realizado dias 14 e 15 de junho, o evento reuniu importantes nomes do setor a fim de debater o papel das TVUs na era digital. Debatendo o futuro das televisões universitárias Organizado pela Associação Brasileira…

Continue Reading

Jundiaí

Previsão do tempo: clima seco marca a semana em Jundiaí

A cidade, assim como grande parte do Estado de SP, enfrentará dias com alerta de perigo potencial para baixa umidade do ar. Saiba mais.

Published

on

baixa umidade do ar em Jundiaí
Confira a previsão do tempo para Jundiaí nesta semana (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A previsão do tempo desta semana tem alerta de perigo potencial para baixa umidade do ar para cidades do Interior de São Paulo, incluindo Jundiaí. As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). De acordo com a previsão do tempo, o perigo potencial começa nesta segunda-feira (17), a partir do meio-dia. Assim, a umidade relativa do ar deve variar entre 30% e 20%. Confira…

Continue Reading