Connect with us

Jundiaí

DAE realiza mapeamento das sete bacias de Jundiaí

O levantamento de disponibilidade hídrica vai mapear mananciais que reforçam abastecimento na cidade

Published

on

Atualizado há

As sete bacias de Jundiaí são alvo de um estudo realizado pela Diretoria de Mananciais da DAE. O levantamento de disponibilidade hídrica vai mapear mananciais que possam reforçar a operação de abastecimento na cidade. Atualmente, o rio Jundiaí Mirim é responsável por fornecer 95% da água que chega à represa. Além dele, em períodos de estiagem, a DAE faz a reversão do rio Atibaia, cuja utilização é garantida por meio de outorga renovada, em 2017, junto ao DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica).

“A DAE está dando um passo à frente pensando na garantia e sustentabilidade hídrica do município”, explica o diretor de Mananciais, Martim Ribeiro. Jundiaí possui sete bacias: Jundiaí Mirim, Córrego do Estiva (na Malota, que alimenta a represa do Moisés), Ribeirão Caxambu, Jundiaí, Guapeva, Capivari e Jundiuvira.

Entre estas, além do Jundiaí Mirim e do Estiva, já utilizadas, a DAE se prepara para agregar o Ribeirão Caxambu, onde será implantado o sistema de abastecimento do Vetor Oeste, que inclui a construção de três novas represas (Rio das Pedras, Ribeirão Ermida e Ribeirão Cachoeira), além de uma Estação de Tratamento de Água, com capacidade prevista de produção de 370 litros por segundo. “Vamos investigar a situação dos rios Jundiaí, Guapeva, Capivari e Jundiuvira, avaliando a vazão, onde poderíamos captar água e de que forma”, detalha. Um primeiro relatório já foi entregue e agora a empresa contratada – Giansante Serviços de Engenharia – vai preparar o diagnóstico.

Segundo Ribeiro, é necessário analisar se a quantidade produzida poderá contribuir com o abastecimento, além da qualidade destas águas. “É uma ação importante. Estamos em período de estiagem e toda iniciativa que vise mais água é relevante.”

Jundiaí

50 anos em Jundiaí: Igreja Quadrangular comemora com ação especial para jovens no Parque da Cidade

Encontro reuniu dezenas de participantes em clima de comunhão e alegria pelo aniversário da Igreja.

Published

on

A Geração Forte da Igreja do Evangelho Quadrangular promoveu nesta segunda-feira (21) um piquenique especial no Parque da Cidade, em Jundiaí (SP). O evento marcou a celebração do Dia do Jovem Quadrangular e antecipou as homenagens ao Dia do Adolescente Quadrangular, que ocorre em 1º de maio. A iniciativa teve um significado ainda mais especial neste ano, que celebra os…

Continue Reading

Jundiaí

Grupo de Dor Crônica da UBS Jundiaí Mirim melhora mobilidade e bem-estar de pacientes

Iniciativa promove reabilitação e socialização entre pacientes com dores crônicas por meio de encontros semanais.

Published

on

A Unidade Básica de Saúde (UBS) Jundiaí Mirim tem se destacado com o Grupo de Dor Crônica, iniciativa que tem contribuído significativamente para a melhoria da qualidade de vida dos pacientes atendidos. Os encontros, realizados semanalmente, reúnem homens e mulheres de diferentes idades que buscam retomar a capacidade de realizar atividades simples do cotidiano. Segundo a gerente da UBS, Ana…

Continue Reading
Advertisement
Pular para o conteúdo