Dia Mundial de Luta contra a AIDS: evento emociona em Jundiaí
Connect with us

Jundiaí

Emoção e conscientização marcam evento em Jundiaí no Dia Mundial de Luta contra a AIDS

Apresentações culturais, exposição histórica e o lançamento de um documentário emocionaram o público e destacaram histórias de superação.

Published

on

Atualizado há

Evento do Dia Mundial de Luta contra a AIDS.
Emoção marcou evento do Dia Mundial de Luta contra a AIDS (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

O depoimento da empreendedora Jaqueline Lima de Oliveira, de 34 anos, emocionou o público durante o evento realizado no Dia Mundial de Luta contra a AIDS, no Centro das Artes, em Jundiaí.

“O amor e a empatia salvam vidas, e acredito que pessoas inspiram pessoas. Contraí HIV durante a gravidez da minha mãe, mas aprendi que o HIV não é uma sentença de morte. Com o apoio de grupos e profissionais, fui acolhida e empoderada. Hoje, participo de mobilizações e encontros desde os 8 anos, mostrando que juntos somos mais fortes”.

A ação do Dia Mundial de Luta contra a AIDS, promovida pelo Centro de Testagem e Aconselhamento em IST/HIV (CTA), vinculado à Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), reuniu profissionais da saúde, usuários dos serviços, representantes de movimentos sociais e instituições locais.

📝 Participe do nosso grupo exclusivo de vagas de empregos e receba diariamente as novidades direto no seu WhatsApp! Acesse e faça parte da nossa comunidade 👉 https://bit.ly/Tribuna-de-Jundiaí-Empregos 

Documentário no Dia Mundial de Luta contra a AIDS celebra histórias de superação

Um dos destaques do evento foi o lançamento do documentário “Histórias Vividas — Uma história de luta contra o HIV/AIDS”, idealizado por Milena Luchesi, Grace do Prado Dan e Maria de Lurdes Munhoz, com produção de Edivaldo Zanotti. “Registrar essas histórias é essencial para enfrentar os desafios atuais e inspirar um futuro mais inclusivo e promissor”, destacou Grace do Prado Dan, gerente do CTA.

Maria de Lurdes Munhoz, ex-gerente do CTA, ressaltou a importância da mobilização: “Cada conversa fortalece a luta de quem vive com HIV, inspirando coragem e esperança. Nosso trabalho deve servir como exemplo para as próximas gerações”.

O evento foi marcado também por apresentações culturais e pela exposição “O tempo não para”, que trouxe fotos, registros históricos e uma linha do tempo com marcos importantes na resposta nacional à epidemia de HIV.

A artista travesti e presidente do Movimento Aliados, Tiana Cauton, apresentou a poesia recitada “Novos Machucados”, destacando o papel da juventude na conscientização. “Falar abertamente sobre o tema é fundamental. Essa luta é coletiva e exige união e empatia”, afirmou.

Campanha ‘Fique Sabendo’ reforça prevenção em dezembro

Como parte das ações do Dia Mundial de Luta contra a AIDS, o CTA realiza, ao longo de dezembro, a 21ª edição da campanha ‘Fique Sabendo’, com foco na testagem e diagnóstico precoce de HIV e sífilis, além da conscientização sobre as estratégias de prevenção.

O CTA oferece testagens rápidas para HIV, sífilis e hepatites B e C, de segunda a sexta-feira, das 7h às 15h30, sem necessidade de agendamento, na Rua Palmira Cervi Bárbaro, 91, Vila Hortolândia.

De 2 a 6 de dezembro, a testagem também estará disponível na Clínica da Família Hortolândia (Rua Campinas, 58), das 16h às 18h. Além disso, Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Clínicas da Família realizarão testagens como parte de sua rotina de atendimento.

Com ações do Dia Mundial de Luta contra a AIDS que unem saúde, cultura e conscientização, o evento reforçou a importância da luta coletiva no Dia Mundial de Luta contra a AIDS, mostrando que juntos somos mais fortes.

Advertisement
Pular para o conteúdo