Doenças respiratórias: Jundiaí tem aumento de 36% em serviços
Connect with us

Jundiaí

Jundiaí teve aumento de 36% em atendimentos por doenças respiratórias em 2024

Entre abril e o momento atual, foram registrados 48.394 atendimentos nos Pronto Atendimentos da cidade, referente a doenças respiratórias e síndromes gripais

Published

on

Atualizado há

Mulher com doenças respiratórias
Foto: Canva

Nos últimos meses, houve um aumento significativo no número de atendimentos relacionados a síndromes gripais e doenças respiratórias em Jundiaí. Embora nem todos os casos possam ser atribuídos exclusivamente à fumaça e ao tempo seco, o conjunto de fatores típicos do inverno contribuiu para o crescimento desses números.

De acordo com a Unidade de Gestão de Promoção da Saúde, por meio do Departamento de Assistência Ambulatorial e Hospitalar (DAAH), entre abril e o momento atual, foram registrados 48.394 atendimentos nos Pronto Atendimentos da cidade. Esses números referem-se a casos de síndrome gripal e outras doenças respiratórias.

Para efeito de comparação, no mesmo período de 2023, de abril a agosto, foram contabilizados 35.444 atendimentos.

Fatores contribuintes para o aumento de doenças respiratórias

O aumento expressivo nos atendimentos já era previsto. “O número de atendimentos está maior que o ano passado, e isso já era esperado, em decorrência da baixa adesão à vacinação, os períodos de frio e à poluição causada pelas queimadas e seca. É essencial que as pessoas se protejam das doenças que contam com vacinas e reduzam os riscos de contrair casos mais graves”, afirma Daniele Evangelista, gestora adjunta da UGPS.

UBS Santa Gertrudes, Jundiaí, que também atende doenças respiratórias
Foto: Prefeitura de Jundiaí

Como o clima seco afeta o corpo?

O clima seco pode ressecar as mucosas do nariz e da garganta, comprometendo a eficiência dessas defesas naturais contra agentes patogênicos. Com isso, torna-se mais fácil para vírus e bactérias invadirem o organismo, aumentando o risco de infecções.

Além disso, a baixa umidade pode causar irritação nas vias respiratórias, intensificando sintomas como tosse, chiado no peito e dificuldade para respirar em pessoas com asma e bronquite.

Jundiaí

DAE Jundiaí inicia remanejamento de redes de água na rua Bom Jesus de Pirapora

A previsão é de que os trabalhos neste trecho da rua Bom Jesus de Pirapora sejam concluídos em 45 dias.

Published

on

Obras da DAE Jundiaí
Foto: DAE Jundiaí

A DAE Jundiaí segue avançando com seu programa de modernização da rede de água, e agora os trabalhos chegaram à rua Bom Jesus de Pirapora, entre as ruas Marcílio Dias e Gaspari Sobrinho. Nesta etapa, serão remanejados aproximadamente 1500 metros de rede, visando garantir um abastecimento mais eficiente e reduzir a ocorrência de vazamentos. Uma das vantagens desta obra é…

Continue Reading

Jundiaí

Funss de Jundiaí em parceria com o Senai oferece cursos profissionalizantes 

Entre os cursos ofertados no mês de outubro, estão os com tema natalino

Published

on

Panetones de chocolate com cereja produzidos no Funss de Jundiaí.
Curso de panetone terá turma aberta para 20 pessoas (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

No mês de outubro, o Fundo Social de Solidariedade (Funss de Jundiaí) realizará cursos próprios com a temática de natal, em parceria com o Senai, para capacitação de jovens interessados no mercado de tecnologia e administração.  As inscrições dos cursos do Funss Jundiaí e Senai serão abertas na segunda-feira (16), às 12h, a partir de Google Forms. Critérios para as…

Continue Reading

Jundiaí

Prefeitura de Jundiaí investe R$ 4,8 milhões em asfalto ecológico

As obras atualmente abrangem os bairros Água Doce, Fernandes, Santa Gertrudes e Bom Jardim. Saiba mais.

Published

on

asfalto sustentável
Foto: Prefeitura de Jundiaí

Desde 2019, Jundiaí tem implementado um projeto de asfalto ecológico em diversas áreas da cidade, com foco especial em bairros da zona rural. A ação já resultou na cobertura de 234 mil metros quadrados de vias com esse tipo de pavimentação sustentável, com mais 24 mil metros quadrados atualmente em execução. As obras, conduzidas pela Unidade de Gestão de Infraestrutura…

Continue Reading

Jundiaí

Faculdade de Medicina de Jundiaí abre inscrições para Mestrado na segunda (16)

Programa é focado na Saúde da Mulher , Saúde da Criança e Adolescente e Saúde do Adulto e Idoso e tem duração de 2 anos

Published

on

Turma do mestrado da faculdade de medicina de jundiaí em sala de aula.
Durante o curso, os alunos terão acesso a disciplinas fundamentais (Foto: Divulgação/ FMJ)

A Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ) iniciará as inscrições para seu renomado programa de Mestrado Acadêmico em Ciências da Saúde na segunda-feira (16). O programa é ideal para profissionais graduados que desejam se especializar em pesquisa científica e ensino superior, consolidando suas habilidades e construindo uma carreira de sucesso. O curso ofertado pela Faculdade de Medicina de Jundiaí tem…

Continue Reading

Jundiaí

Jundiaí confirma dois casos de mpox e reforça medidas preventivas

Felizmente, nenhum dos pacientes necessitou de internação e ambos já estão recuperados.

Published

on

Pessoa infectada por mpox
Foto: Canva

A Saúde de Jundiaí, por meio da Vigilância Epidemiológica (VE), confirmou dois casos de mpox no município em 2024. O primeiro caso confirmado, de um homem de 47 anos, teve início dos sintomas no dia 12 de agosto e o paciente procurou atendimento em 28 de agosto. Em seguida, foi confirmado o segundo caso, de um homem de 33 anos,…

Continue Reading
Advertisement