Connect with us

Jundiaí

Educação de Jundiaí recebe treinamento de prevenção ao Coronavírus e uso correto de EPIs

A atividade faz parte do plano de ação e estratégias da Prefeitura de Jundiaí para a retomada das aulas presenciais em 2021

Published

on

Treinamento de EPI em Jundiaí. (Foto: Divulgação)
Treinamento de EPI em Jundiaí. (Foto: Divulgação)

Uso de avental, luvas, manuseio e descarte correto das máscaras de proteção e higienização das mãos, essas foram algumas das orientações recebidas pelos gestores e diretores das EMEBs de Jundiaí, durante os treinamentos realizados nos dias 21 e 22 de dezembro, no Complexo Fepasa, em uma parceria entre as Unidades de Gestão de Educação (UGE), Gestão de Administração e Gestão de Pessoas (UGAGP) e o Centro de Referência da Saúde do Trabalhador (CEREST).

“Diferentemente daqueles que atuam na saúde, os profissionais da educação não tinham até o início da pandemia, a necessidade de uso desses equipamentos de segurança na prevenção do Coronavírus. Com o previsto retorno das aulas, é necessário fazer os esclarecimentos e sanar todas as dúvidas. Esse é um momento de treinamento, explanação, apresentação de vídeos, primeiramente com os diretores e, na sequência, com os outros profissionais”, explica o chefe de divisão de engenharia da segurança do trabalho da UGAGP, André Mestrine. 

Os treinamentos respeitaram todas as medidas preventivas em combate ao Covid-19. (Foto: Divulgação)

A atividade faz parte do plano de ação e estratégias da Prefeitura de Jundiaí para a retomada das aulas presenciais em 2021. “Ainda que no próximo ano esse retorno aconteça de forma gradativa e com rotatividade, a forma com que o atendimento às crianças irá acontecer, precisa ser analisada de maneira cautelosa. Esse treinamento também é fruto do nosso estudo de medidas preventivas. Hoje, a equipe do CEREST está trabalhando os conhecimentos diante do aspecto de segurança e saúde relativos ao ambiente de trabalho, ou seja, como proteger os servidores. É claro que em paralelo também estão agindo em relação às crianças”, comenta Tânia Gurgel, diretora do departamento de formação de Jundiaí.

Alberto Chiyoda, diretor da EMEB Lucirio Valli, na Vila Maringá, aproveitou para destacar a importância do treinamento prévio. “O trabalho é coletivo. Nós realmente precisamos entender os protocolos necessários, formas de manuseio correto dos EPIs para garantir a proteção adequada aos profissionais e aos alunos também”. 

A técnica de enfermagem e autoridade sanitária do CEREST, Gabriela Souza Araújo, ficou responsável pela demonstração do uso dos EPIs, além de explicar que essa dinâmica acontecerá mediante a distância entre os alunos em relação aos profissionais. “Todos precisam estar protegidos enquanto estiverem realizando suas tarefas. Para cada atividade realizada, há a utilização de um determinado equipamento”. 

“O treinamento é essencial para que nós tenhamos a possibilidade de pensar a escola na sua organização, na sua diversidade em relação aos espaços arquitetônicos e ambientes que ela tem, por isso, todo treinamento que a Unidade de Gestão de Educação puder oferecer, especialmente as equipes gestoras, para que treinem os seus servidores, nós o faremos”, finaliza a gestora de Educação, Vasti Ferrari Marques.

Com informações da assessoria de imprensa.

Jundiaí

Fundo Social de Jundiaí doa 400 ovos de Páscoa para instituições da cidade

Ação solidária contou com parceria da empresa Up Led e beneficiou crianças e adolescentes de quatro entidades assistenciais.

Published

on

O Fundo Social de Solidariedade de Jundiaí (Funss) promoveu uma Páscoa mais doce e acolhedora para centenas de crianças e adolescentes assistidos por instituições da cidade. Ao todo, 400 ovos de Páscoa foram doados para a Casa Transitória, Casa de Nazaré, Bom Pastor e Pastoral do Menor da Paróquia Santa Rita. A doação foi possível graças a uma parceria com…

Continue Reading

Jundiaí

Prefeitura de Jundiaí prepara servidores para aposentadoria com programa de apoio e planejamento

Iniciativa oferece apoio emocional, social e prático a quem está prestes a encerrar o ciclo profissional no serviço público.

Published

on

A Prefeitura de Jundiaí iniciou a 27ª edição do Programa de Pré-Aposentadoria, voltado aos servidores municipais que estão próximos de se aposentar. Desenvolvido pela Unidade de Gestão de Administração e Gestão de Pessoas (UGAGP), por meio da Divisão de Serviço Social, o programa tem como foco proporcionar uma transição mais tranquila e consciente para essa nova fase da vida. Os…

Continue Reading
Advertisement
Pular para o conteúdo