Em 2021, Jundiaí registrou mais de 180 focos de incêndio; Confira levantamento da Operação Estiagem
Conecte-se conosco

Jundiaí

Em 2021, Jundiaí registrou mais de 180 focos de incêndio; Confira levantamento da Operação Estiagem

Em uma área de 1.415 milhão de metros quadrados, que correspondem a 172 campos de futebol

Publicado

em

Atualizado há

Incêndios nas matas de Jundiaí
Ações realizadas de combate a incêndios na cidade constam em decreto municipal. (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

No intervalo de maio a setembro de 2021, foram registrados 188 diferentes focos de incêndio no município de Jundiaí, em uma área de 1.415 milhão de metros quadrados, que correspondem a 172 campos de futebol. A Defesa Civil adotou uma unidade de metragem para facilitar o entendimento da área queimada, e considera que um campo de futebol corresponde a 8.250 m².

“Elaboramos uma tabela histórica de dados das áreas queimadas desde 2017, mês a mês, com os dados fornecidos pelo Corpo de Bombeiros de Jundiaí e pela Divisão Floresta da GMJ, de tal forma que isso possibilitou o registro desses dados como outras tabelas que elaboramos como a tabela pluviométrica de chuvas em nossa cidade”, explica o coordenador da Defesa Civil de Jundiaí, coronel João Osório Gimenez Germano.

Defesa Civil orienta sobre legislação pertinente, com objetivo de conter os incêndios e queimadas (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A nova tabela contempla os dados de ocorrências e áreas queimadas na Serra do Japi e as áreas queimadas urbanas. “Na área da Serra além das ocorrências temos as áreas afetadas e na área urbana temos somente o número de ocorrências. Para facilitar a noção de área métrica afetada pelo fogo, elaboramos a unidade Campo de Futebol (CF) que usa a medida de 8.250 m2, e com certeza dará uma boa ideia da área afetada,” complementa.

Em todo o ano de 2021, 94 ocorrências de incêndio foram computadas na região da Serra do Japi, e outras 533 na área urbana de Jundiaí. Em ambos os casos, os meses com mais relatos foram julho, agosto e setembro, enquanto que os meses de outubro a março são aqueles com menos incidentes.

“O mês de abril é marcado por uma transição da época mais chuvosa para a mais seca do ano, quando mais registros de queimadas começam a aparecer. Enquanto que de fevereiro a março é o período com mais precipitação e, consequentemente, menos incêndios”, esclarece Gimenez.

Uma das formas de tentar evitar as queimadas e realizar a prevenção é através da medição da umidade relativa do ar. Acima de 30% é considerado apenas um estado de observação, com pouquíssimas chances de ocorrência. De 21% a 30% é o chamado estado de atenção, quando se realiza algumas vistorias de campo. De 12% a 20% já chegamos ao nível de alerta e, abaixo dos 12% caracteriza-se o nível de emergência.

Nesta época mais seca também são realizadas ações preventivas com moradores de áreas onde há reincidência de queimadas, em que a Defesa Civil passa orientações sobre legislação, além de providências sobre limpeza, corte de vegetação, remoção de entulho e outros.

Jundiaí

Jundiaí confirma primeiro caso de Chikungunya de 2024

O primeiro caso da doença em 2024 na cidade é de um homem que veio da Bahia, com os sintomas iniciados no dia 30 de março. Ele já está curado.

Publicado

em

Por

Mosquito da dengue
Em 2023, a cidade registrou quatro casos positivos da doença, todos importados (Foto: Canva)

Nesta quarta-feira (24), a Vigilância Epidemiológica e Vigilância em Saúde Ambiental de Jundiaí informou que a cidade registrou o primeiro caso de Chikungunya de 2024. De acordo com a gestão de Saúde, o caso, importado do estado da Bahia, é de um homem com sintomas iniciados no dia 30 de março. Ele já está curado da doença. As equipes de…

Continuar lendo

Jundiaí

Clínica de Estética de Jundiaí comemora aniversário com grupo VIP e ação solidária

O Espaço Luana Estética criou um grupo VIP com condições especiais para procedimentos como massagem, drenagem linfática e botox, e 5% da verba será destinada à Casa de Nazaré.

Publicado

em

Por

Foto: Arquivo Pessoal

Em 08 de maio, o Espaço Luana Araújo, clínica estética de Jundiaí, comemorará mais um ano de dedicação ao cuidado com a beleza e bem-estar. Para celebrar essa data especial, a clínica preparou uma ação para clientes VIP - e você pode fazer parte disso. Os clientes que fazem parte do Grupo VIP da clínica no WhatsApp terão acesso exclusivo…

Continuar lendo

Jundiaí

Jundiaí apresenta política de saúde mental para delegação do Paraguai

Segundo o gestor de Saúde, Tiago Texera, Jundiaí implementou uma rede de atendimento integral e políticas de direitos das pessoas com transtornos mentais.

Publicado

em

Por

Gestão de Jundiaí com delegação do Paraguai
O prefeito Luiz Fernando Machado e o gestor de Saúde, Tiago Texera, recepcionaram a delegação no Paço Municipal (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Jundiaí recebe até quarta-feira (24) representantes do Ministério da Saúde Pública e Bem-Estar Social do Paraguai. A comitiva vem à cidade para uma missão técnica, intermediada pelo Escritório da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS)/Organização Mundial de Saúde (OMS) no Brasil. As instituições apresentarão as políticas públicas de saúde mental aplicadas no País. Assim, o prefeito Luiz Fernando Machado e o…

Continuar lendo

Jundiaí

Governo do Estado de SP reforma escola na Vila Comercial, em Jundiaí

“Essa obra é uma demanda antiga […] e por isso fizemos esse pedido ao Governo do Estado, que mais uma vez olha para Jundiaí”, comenta o prefeito Luiz Fernando Machado.

Publicado

em

Por

A escola ganhou acessibilidade, nova pintura, combate a incêndio e Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Nesta terça-feira (23), o Governo do Estado de São Paulo entregou a revitalização da Escola Estadual Professora Joceny Vilela Curado, na Vila Comercial, em Jundiaí. Para isso, o Prefeito Luiz Fernando Machado recebeu o Presidente da Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE), Jean Pierre Neto. O investimento da obra, pedida pelo poder público municipal, foi de aproximadamente R$ 2,35…

Continuar lendo

Jundiaí

19ª Pizza Solidária da APAE Jundiaí supera expectativas e vende 900 unidades

No dia 13 de abril, diretores, conselheiros, colaboradores e voluntários se uniram para montar as pizzas

Publicado

em

Por

Os voluntários trazem o amor e a dedicação como ingredientes para a pizza solidária. Foto: APAE Jundiaí

A 19ª edição da Pizza Solidária da APAE de Jundiaí superou as expectativas com a venda de 900 unidades. “Temos muito que comemorar: batemos o recorde das últimas edições em vendas e trouxemos novos parceiros, empresas que entenderam e apoiaram esta ação, cujos recursos serão usados para custear a manutenção da estrutura física da nossa instituição e os programas de…

Continuar lendo
Publicidade