Em luto, zoológico de Sorocaba fecha as portas após morte de elefanta de 60 anos
Connect with us

Jundiaí

Em luto, zoológico de Sorocaba fecha as portas após morte de elefanta de 60 anos

Em nota, a prefeitura informou que funcionários estão de luto pela morte do animal

Published

on

Elefante Haissa. (Foto: Divulgação)
Elefanta Haisa no zoológico de Sorocaba. (Foto: Júlia Martins/G1)

Após a morte da elefanta asiática Haisa, o Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”, de Sorocaba, anunciou que ficará fechado nesta quinta-feira (19). Em nota, a prefeitura disse que “todos os funcionários estão em luto” pela perda do animal.

O anúncio da morte foi feito pela Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Sema) na noite de quarta-feira (18), horas depois que uma ONG informou ter entrado na Justiça para apurar a situação do animal, que sofria de artrose. Além da ONG, o Ministério Público abriu um procedimento preparatório.

Segundo a Sema, um guarda civil municipal fazia patrulhamento no local quando presenciou o momento em que Haisa morreu próximo ao recinto. Não foi informado como teria ocorrido a morte do animal.

O animal foi retirado do zoo com a ajuda de um guindaste e transportado até o hospital veterinário de uma universidade particular de Sorocaba por um caminhão durante a madrugada de quinta.

Ainda de acordo com a pasta, o corpo de Haisa passa por exames de necropsia para identificar a causa da morte. O processo é acompanhado por especialistas do Instituto Adolfo Lutz, da Unesp e da USP.

Ela será enterrada ainda nesta quinta-feira em um espaço público da cidade. O zoológico voltará a receber visitantes na sexta-feira (20).

Apuração

O animal chegou à cidade em setembro de 1995, já adulto. A prefeitura estima que Haisa tinha mais de 60 anos, sendo considerada idosa. No entanto, vídeos que foram publicados nas redes sociais afirmam que ela não conseguia caminhar ou se alimentar e apresentava machucados pelo corpo.

Segundo a ação do Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal na Vara da Fazenda Pública de Sorocaba, ela parecia apresentar infecção e necrose nas patas, não conseguindo se firmar em pé.

Segundo o promotor Jorge Alberto de Oliveira Marum, a averiguação do caso seria preliminar por parte do MP. A Sema afirmou que não recebeu nenhuma notificação.

Conforme a prefeitura, desde o mês de maio a elefanta vinha apresentando dificuldade locomotora. Uma avaliação clínica mostrou aumento de volume em membros torácicos e enrijecimento articular nos cotovelos. Após exames, foi constatado um quadro de artrose, uma doença degenerativa que não tem cura.

“Haisa vinha sendo medicada com anti-inflamatórios, analgésicos e condroprotetores (complementos que estimulam a nutrição, hidratação e regeneração das cartilagens), e estava apresentando melhora satisfatória. Todos os demais cuidados em prol da qualidade de vida da Haisa, além do controle da artrose, vinham sendo tomados por toda a equipe do zoológico de Sorocaba”, informou a prefeitura, em nota.

Na natureza, o elefante-indiano é encontrado nos campos abertos da Índia, Sumatra e Ceilão. O animal tem na alimentação o capim, brotos macios e frutas. Ele pode pesar de três mil a quatro mil quilos e vive em média 60 anos.

Com informações do G1.

Jundiaí

Jundiaí sedia capacitação para delegados da Conferência Estadual das Cidades Paulistas

Segundo José Police Neto, subsecretário de Desenvolvimento Urbano do Estado, Jundiaí desempenhou um papel expressivo na representatividade dos delegados.

Published

on

Jundiaí sedia capacitação para delegados da Conferência Estadual das Cidades Paulistas
Foto: Prefeitura de Jundiaí

No último evento preparatório para a 7ª Conferência Estadual das Cidades Paulistas, Jundiaí se destacou ao sediar uma capacitação voltada aos delegados eleitos nas conferências municipais. A iniciativa reuniu representantes de diversas cidades da Região Metropolitana de Jundiaí (RMJ) e de outras localidades, promovendo debates sobre temas essenciais para o desenvolvimento urbano sustentável. A conferência estadual, prevista para os dias…

Continue Reading

Jundiaí

Alambique de Jundiaí é premiado em concurso de qualidade da Cachaça Paulista

A cachaça Família Sutti recebeu o bronze na categoria Cachaça Branca e o ouro na categoria Cachaça Envelhecida.

Published

on

Alambique de Jundiaí é premiado em concurso de qualidade da Cachaça Paulista
Foto: Tribuna de Jundiaí

O Alambique Velho Sonho, localizado em Jundiaí, conquistou duas medalhas no primeiro Concurso Estadual de Qualidade da Cachaça Paulista. A cachaça Família Sutti recebeu o bronze na categoria Cachaça Branca e o ouro na categoria Cachaça Envelhecida. Foto: Tribuna de Jundiaí Foto: Tribuna de Jundiaí A história do Alambique Velho Sonho teve início com um bar, onde Luiz Sutti e…

Continue Reading

Jundiaí

Exposição de Papais Noéis em Jundiaí resgata o clima de ‘Casa da Vovó’; confira

A exposição de Papais Noéis, aberta até 06/1, teve toda a decoração pensada para trazer as lembranças de “Casa da Vovó”, desde pinturas até máquina de costura.

Published

on

Exposição Papais Noéis
Foto: Prefeitura de Jundiaí

A exposição de Papais Noéis da Pinacoteca Diógenes Duarte Paes, em Jundiaí, oferece uma experiência única para quem busca entrar no espírito natalino. Aberta até o dia 6 de janeiro, a mostra transporta os visitantes para o aconchegante ambiente da casa dos avós. Cada detalhe da decoração foi cuidadosamente pensado: desde crochês e pinturas delicadas até uma mesa posta para…

Continue Reading
Advertisement
Skip to content