Em uma semana, Mata Ciliar recebe 153 animais silvestres debilitados
Conecte-se conosco

Jundiaí

Em uma semana, Mata Ciliar recebe 153 animais silvestres debilitados

Média de entrada de animais silvestres no CRAS da Associação Mata Ciliar, na semana passada, foi assustadora: 22 animais por dia

Publicado

em

Atualizado há

Animais feridos na Associação Mata Ciliar. (Foto: Divulgação)
Centro de Reabilitação de Animais Silvestres recebeu 22 animais por dia, na semana passada. (Foto: Divulgação)

“Não, não está tudo bem”. Com essa frase, a Associação Mata Ciliar resume a situação do Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS), localizado em Jundiaí. Em apenas uma semana, a ONG recebeu 153 animais silvestres.

Para a Mata Ciliar, a média de entrada desses bichos no CRAS de Jundiaí, na semana passada, foi assustadora: 22 animais por dia. Em 2019, a média de entrada de animais foi de 10 a 11 animais por dia.

“Não podemos nos conformar com a quantidade de animais silvestres vítimas de atropelamento, eletrocussão, queimada, ataque de animais domésticos, tráfico, caça entre tantos outros motivos que os levam a sofrerem tanto”, desabafou a ONG, em sua página do Facebook.

Entre os animais que chegaram na semana passada estão: uma quantidade muito grande de filhotes de gambá, quantidade grande de filhotes de maritaca, ouriço, sagui, seriema, tucano-toco, diversas espécies de gaviões (principalmente o carijó), diversas espécies de corujas (principalmente a buraqueira) e grande diversidade de pássaros -os mais comuns de apreensão como trinca-ferros, canários e curiós.

Não podemos nos conformar com a quantidade de animais silvestres vítimas de atropelamento, eletrocussão, queimada,…

Posted by Associação Mata Ciliar on Wednesday, September 9, 2020

Para atender a demanda crescente, a Associação Mata Ciliar estuda ampliar a estrutura física da entidade. Atualmente, a ONG recebe animais de mais de 140 municípios do estado de São Paulo.

A ONG possui o Programa Adote Um Animal, onde o interessado pode adotar simbolicamente o animal e contribuir com os gastos com alimentação e medicamentos na reabilitação do bicho. Saiba mais: http://mataciliar.org.br/site/adote-um-animal/

Tendência é de piorar

Segundo a Associação Mata Ciliar, a situação tende a piorar no segundo semestre deste ano em virtude da procriação de diversas espécies. 

“Só conseguiremos reduzir a quantidade desses casos lutando por um ambiente preservado, mantendo as áreas de matas intactas e sensibilizando o maior número de pessoas para que atitudes sejam mudadas e a cidadania ambiental seja efetivamente praticada”, declarou a ONG.

Estiagem

A Defesa Civil de Jundiaí alerta para a umidade do ar que deverá ficar em níveis críticos nos próximos dias, aumentando as chances de queimadas. Os últimos dias tem sido predominantemente secos, com falta de nebulosidade e pouca incidência de ar frio de origem polar, o que favorece o registro de temperaturas elevadas.

A população pode denunciar queimadas irregulares através do aplicativo da Prefeitura de Jundiaí, inclusive com o envio de fotos e geolocalização. Também é possível denunciar por telefone, via 156. Em caso de queimadas acionar o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.

Jundiaí

Rodada contribui para transformar relacionamento em negócios

ACE Jundiaí realizou uma Rodada de Negócios na Valec na noite de quinta (18), com a participação de empreendedores de diferentes segmentos

Publicado

em

Por

A ACE Jundiaí realizou uma Rodada de Negócios na Valec na noite desta quarta-feira, com a participação de empreendedores de diferentes segmentos. Para a Rodada, a concessionária foi transformada em um ambiente agradável, estilo bar, com bufê servindo petiscos e chope, o que criou uma atmosfera descontraída e propícia para o relacionamento e conexões entre os empresários. A presidente Leandra…

Continuar lendo

Jundiaí

De olho na sustentabilidade, Prefeitura de Jundiaí testa mais dois veículos 100% elétricos

Em parceria com o Grupo SHC, representante da JAC Motors Brasil/Ankai, carros estão destinados para uso da Unidade de Mobilidade e Transporte

Publicado

em

Por

Os veículos 100% elétricos serão testados pelas equipes da UGMT por 15 dias. Foto: Prefeitura de Jundiaí

Seguindo a tendência dos principais países europeus e preocupada com a necessidade da redução da poluição do meio ambiente, a Prefeitura de Jundiaí, em parceria com o Grupo SHC, representante da JAC Motors Brasil/Ankai, recebeu dois veículos 100% elétricos para um período de teste. Os carros estão destinados para uso das equipes da Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte…

Continuar lendo

Jundiaí

Jundiaí apresenta ‘Cidade das Crianças’ em seminário do MEC sobre intersetorialidade

Gestor de Cultura, Marcelo Peroni, representou o município no encontro “Intersetorialidade na Educação: construção e estratégias de implementação”

Publicado

em

Por

Unidades de Gestão de Educação e Cultura compõem uma das plataforma de governo da Prefeitura. Foto: Divulgação/Índio Reis

A convite do Ministério da Educação (MEC), o gestor de Cultura, Marcelo Peroni, representou Jundiaí no seminário “Intersetorialidade na Educação: construção e estratégias de implementação” e apresentou o programa municipal Cidade das Crianças. Realizado em Mauá, Município da região Metropolitana de São Paulo, o Seminário teve início nessa quarta-feira (17) e contou com as participações de cerca de 30 gestores…

Continuar lendo

Jundiaí

Jundiaí inicia preparativos para a realização da Conferência Municipal das Cidades

A Conferência Municipal será realizada no dia 15 de junho de 2024, sábado, durante todo o dia, no Espaço Expressa

Publicado

em

Por

Foto: Divulgação

O Conselho Municipal de Política Territorial (CMPT) se reuniu nesta quinta-feira (18), de forma extraordinária, a convite da Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA), com o objetivo de iniciar os preparativos para a realização da Conferência Municipal das Cidades. Essa será uma das etapas para a 6ª Conferência Nacional das Cidades, organizada pelo Governo Federal com…

Continuar lendo

Jundiaí

ATEAL celebra 100 mil pessoas atendidas e 41 anos de dedicação

Fundada em 1982, é uma instituição sem fins lucrativos, dedicada a oferecer terapias especializadas para indivíduos com desafios auditivos e de comunicação

Publicado

em

Por

Foto: Divulgação/ATEAL

A Associação Terapêutica de Estimulação Auditiva e Linguagem (ATEAL) anunciou que ultrapassou a marca de 100 mil pacientes cadastrados e assistidos. Este marco não apenas reflete o compromisso contínuo com aqueles que enfrentam dificuldades auditivas e de comunicação, como também celebra os 41 anos de trabalho e dedicação da instituição. "É gratificante saber que nosso espaço tem sido um refúgio…

Continuar lendo
Publicidade