Foto: Colégio Domus Sapiens/ Confederação Nacional da Indústria (CNI)
Em um marco significativo para o Colégio Domus Sapiens, a equipe Alta Voltagem 25706 conquistou o prestigiado Prêmio Conexão na categoria FIRST Tech Challenge (FTC) durante o Festival SESI de Educação. O reconhecimento é fruto de um trabalho árduo e colaborativo, que destaca o compromisso da instituição com a formação de jovens talentos na ciência e tecnologia.
O Prêmio Conexão é concedido às equipes que demonstram excelência na construção de parcerias sólidas, na troca de conhecimento e no fortalecimento da comunidade robótica. A conquista da equipe Alta Voltagem 25706 evidencia a importância do apoio de mentores, patrocinadores e uma rede de colaboração dedicada que tornou esse projeto possível.
Os técnicos Guilherme Tumolo e Francisco Guilherme de Camargo Junior tiveram papéis fundamentais na orientação da equipe, assim como as mentoras Isabella Costa Fiorini e Eduarda Isabel de Lima. Os principais parceiros do projeto, Rockwell Automation e StemOS, também foram essenciais ao oferecer suporte e mentorias estratégicas para o desenvolvimento da equipe.
A aluna Beatriz Tiemy Filippini, integrante da equipe Alta Voltagem 25706, compartilhou sua mensagem de gratidão e inspiração:
“Ser competidora da FIRST e viver nesse mundo de tecnologia e inovação mudou a minha vida e de todos da minha equipe. A robótica transforma a vida dos jovens, dando oportunidades que nos preparam para o futuro.”
Ela continua: “Durante toda essa jornada, contamos com o apoio de empresas e profissionais que moldaram nossa equipe, nossos técnicos e mentores, que estiveram conosco em todos os momentos, nos ensinando, apoiando e aconselhando. Aos nossos principais patrocinadores, a empresa RockWell Automation, que nos proporcionou mentorias e uma parceria em todas as áreas da competição, a StemOS, que esteve ao nosso lado dando todo o suporte necessário e ao nosso Colégio Domus Sapiens, por acreditar em nós e incentivar nosso sonho. Nosso maior objetivo, é continuar disseminando a robótica e transformando vidas com ela, assim como ela transforma a nossa.”
Foto: Colégio Domus Sapiens/ Confederação Nacional da Indústria (CNI)
Desafios e iniciativas do FIRST Tech Challenge
O FIRST Tech Challenge (FTC) é uma competição internacional voltada para alunos do Ensino Fundamental II e Médio, que os desafia a projetar, construir e programar robôs avançados capazes de executar tarefas autônomas e teleoperadas em uma dinâmica de alianças. A iniciativa exige dos participantes habilidades em engenharia, pensamento estratégico e colaboração intensa.
Além do desafio técnico, as equipes são incentivadas a desenvolver projetos de impacto social que promovam o STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática) em suas comunidades e além.
Projetos futuros e expansão do impacto social
Com o fim da temporada Into the Deep, a equipe Alta Voltagem 25706 está focada em novos projetos sociais e se preparando para os desafios da próxima temporada. Entre as iniciativas em andamento está o AltaCast, um podcast dedicado a destacar e inspirar mulheres na ciência, promovendo inclusão e diversidade na área tecnológica.
📝 Participe do nosso grupo exclusivo de vagas de empregos e receba diariamente as novidades direto no seu WhatsApp! Acesse e faça parte da nossa comunidade 👉 https://bit.ly/Tribuna-de-Jundiaí-Emprego-3
O aguardado retorno do Parque do Trabalhador, conhecido como Parque do Corrupira, já tem data marcada: a reinauguração acontece na próxima quinta-feira, 1º de maio, às 9h, em celebração ao Dia do Trabalho. Após mais de um ano fechado, o espaço, que estava abandonado, foi completamente revitalizado e volta a ser um dos principais pontos de lazer e convivência de…
Nova fase da segurança: Jundiaí testa torres inteligentes para reforçar a proteção urbana
Segurança pública, uma das prioridades do governo Gustavo Martinelli, ganha reforço com a instalação das primeiras torres de monitoramento inteligente em Jundiaí.
A Prefeitura de Jundiaí deu início à instalação das torres de segurança, um projeto que integra o plano de governo municipal e que agora entra em fase de testes. O primeiro equipamento foi instalado na manhã deste sábado (26) na região da Ponte São João, em frente à igreja, marcando o início da operação do projeto-piloto. Monitoramento 24 horas e…
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência, personalizar conteúdos e anúncios, e recomendar conteúdos relevantes. Ao continuar navegando em nosso site, você concorda com a nossa Política de Privacidade.AceitoPolítica de Privacidade