Escola Inovadora: Alunos com deficiência terão atendimento especial em Jundiaí
Connect with us

Jundiaí

Escola Inovadora: Alunos com deficiência terão atendimento especial em Jundiaí

A abordagem considera as práticas e realidades das escolas de Jundiaí em cada segmento.

Published

on

Atualizado há

(Foto: divulgação)

Com a pandemia, as aulas feitas por sistema remoto do aluno da EMEB José Romeiro Pereira, o Geva, Davi Lucas, de 8 anos, que tem diagnóstico de transtorno do espectro autista, passou a ser diferentes, incluindo atividades com rótulos e fantoches dos três porquinhos, uma das histórias que ele mais gosta para prender a atenção do estudante.

A ideia partiu da coordenadora da EMEB, Viviane Aparecida Dias, que, utilizando a Pedagogia da Escuta, passou a conversar com os pais e ouvir quais as preferências da criança, para aplicá-las de maneira a atrair o interesse do aluno. “Quando soube que uma das histórias preferidas dele é do Três Porquinhos, encaminhei atividades com fantoches dos personagens”, conta a coordenadora. A pedagogia da escuta é fundamentada nas pesquisas e abordagem de Reggio Emilia-Itália e a linha pedagógica adotada na Escola Inovadora. A abordagem considera as práticas e realidades das escolas de Jundiaí em cada segmento.

A evolução do Davi já é perceptível para os pais. “Estou muito feliz com o ensino e percebemos uma grande melhora na aprendizagem. Meu filho gosta muito de rótulos e a Viviane encaminha atividades utilizando esse tipo de material, o que ajuda muito, porque atrai o interesse dele”, conta a mãe, Lisiane de Souza Fonceca Prado.

“A realidade das aulas em sistema híbrido e remoto impulsionou movimentos de busca a novas possibilidades e potencialidades para o trabalho direcionado ao estudante com deficiência. No caso do Davi, a educadora Viviane conseguiu adaptar as atividades que atraíram o interesse da criança, a partir da escuta com a família”, lembra a gestora de Educação, Vastí Ferrari Marques.

O Departamento de Educação Inclusiva atua na necessidade de traçar novos caminhos que contribuam para uma verdadeira educação inclusiva. Uma vez por semana Davi participa do Atendimento Educacional Especializado (AEE) com a professora Ivana. As idas à escola durante o AEE seguem todos os protocolos de segurança e têm sido de grande importância para o aluno. “Ele chora porque sente falta das aulas presenciais. Esse atendimento é uma maneira para que ele não perca o vínculo com a escola é muito importante para o Davi”, afirma a mãe Lisiane.

 “Sabemos que contemplar as diversidades étnicas, sociais, culturais, intelectuais, físicas e sensoriais torna o processo de aprendizagem acessível a todos, é assegurar um direito. Tenho orgulho da equipe da rede municipal de ensino, que se dedica para atender aos alunos da melhor maneira possível”, declara o prefeito Luiz Fernando Machado.

Jundiaí

Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Jundiaí discute novas ações para 2025

As reuniões do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher acontecem mensalmente, sempre na segunda quinta-feira do mês.

Published

on

Conselheiras do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher
Foto: Prefeitura de Jundiaí

O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Jundiaí realizou, nesta semana, uma reunião estratégica para definir as principais ações a serem implementadas ao longo de 2025. O encontro contou com a participação de representantes do poder público, coletivos feministas, sociedade civil e ONGs, reforçando a importância de uma estruturação mais representativa do conselho. Entre os temas debatidos, um dos…

Continue Reading

Jundiaí

Jundiaí: IPREJUN retoma atividades do programa de pós-aposentadoria ‘Vida em Movimento’

O primeiro evento de 2025 do ‘Vida em Movimento’ contou com a participação especial do Centro de Valorização da Vida (CVV).

Published

on

Reunião IPREJUN
Foto: Prefeitura de Jundiaí

O Instituto de Previdência do Município de Jundiaí (IPREJUN) retomou as atividades do programa de pós-aposentadoria “Vida em Movimento”, uma iniciativa focada no bem-estar, na integração e na qualidade de vida dos aposentados e pensionistas. Com uma programação diversificada, o programa busca oferecer suporte emocional, incentivo à prática de atividades físicas e oportunidades de aprendizado contínuo. O primeiro evento de…

Continue Reading

Jundiaí

Jundiaí: resultado da 1ª etapa da seleção dos editais da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) é divulgado

O período para interposição de recurso será entre a segunda (17) e a quarta-feira (19), por meio do e-mail [email protected].  

Published

on

Dançarinos Jundiaí
Foto: Prefeitura de Jundiaí

A Unidade de Gestão de Cultura de Jundiaí (UGC) anunciou os resultados da primeira etapa de seleção dos cinco editais da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB) de 2024. Os interessados podem consultar os resultados dos proponentes classificados, suplentes, desclassificados e inaptos na edição nº 5593 da Imprensa Oficial, publicada em 14 de junho. O período para…

Continue Reading
Advertisement
Pular para o conteúdo