Connect with us

Jundiaí

Espalhados pelos bairros, Ipês amarelos dão flores e embelezam Jundiaí

Os ipês são cultivados no Viveiro da Unidam, no bairro Jardim Florestal, e no Viveiro Municipal, no Jardim Botânico.

Published

on

Atualizado há

Foto: Prefeitura de Jundiaí

Os ipês amarelos revelam suas flores durante aproximadamente duas semanas durante o ano, e depois elas desaparecem, e quem circula por ruas e parques de Jundiaí deve ter se deparado, nos últimos dias, com toda essa beleza.

O pouco tempo em que as flores dão as caras tem explicação: os ipês amarelo, branco e o roxo gostam de tempo seco. “Já vi casos de pessoas que regavam o ipê que tem em casa, achando que iam ajudá-lo a dar flores, quando estavam contribuindo exatamente para o contrário”, conta o diretor do Departamento de Parques, Jardins e Praças da Prefeitura de Jundiaí, Rudislei Santos, que também é engenheiro agrônomo.

Os ipês amarelos, assim como os brancos, chegam, em média, a cinco metros de altura nas ruas. Na natureza, podem crescer ainda mais. “É uma boa árvore para vias estreitas, porque tem porte menor e é pouca agressiva às calçadas”, explica Rudislei. “Já o roxo é maior, chega a até 12 metros e em Jundiaí usamos mais nos canteiros.” Nas vias públicas, essas árvores podem viver de 30 a 40 anos.

Devido à beleza, muitas pessoas se perguntam por que a Prefeitura não espalha ipês pela cidade toda. “O problema é que os ipês fazem pouca sombra”, diz o diretor. “Não faz sentido ter uma cidade toda florida durante duas semanas no ano e mais quente o ano inteiro.” E as flores não são apenas encanto. O néctar serve de alimento para diferentes animais, como beija-flor, abelha e maritaca.

Em Jundiaí, os ipês são cultivados no Viveiro da Unidam, no bairro Jardim Florestal, e no Viveiro Municipal, no Jardim Botânico. “Eles são plantados nas vias públicas após passarem de 1,20 metro de altura” informa o diretor.

Jundiaí

Inscrições abertas para a lista de espera das aulas de beach tennis em Jundiaí

Os interessados deverão se inscrever exclusivamente pela plataforma Sympla até dia 28 de março.

Published

on

A Prefeitura de Jundiaí, por meio da Unidade de Gestão de Esporte e Lazer (UGEL), abre amanhã (23), às 9h, as inscrições para a lista de espera da Escola Prainha de Beach Tennis. As vagas são destinadas para as categorias SUB10 e SUB12, com um total de 96 lugares disponíveis para as aulas de beach tennis, voltadas para crianças de…

Continue Reading

Jundiaí

Prefeitura de Jundiaí lança o programa ‘Quem Ama, Cuida’ com mutirão de zeladoria

Na próxima semana, o programa atenderá bairros como Cidade Nova, Colônia e Jardim Pacaembu. Saiba mais!

Published

on

Neste final de semana, a Prefeitura de Jundiaí inicia o programa 'Quem Ama, Cuida', um mutirão de zeladoria que levará serviços essenciais para os bairros da cidade. Mais de 300 profissionais estarão envolvidos no lançamento da iniciativa, que visa atender a demanda reprimida e melhorar a qualidade de vida dos moradores. 📝 Participe do nosso grupo exclusivo de vagas de empregos e…

Continue Reading
Advertisement
Pular para o conteúdo