Connect with us

Jundiaí

Espetáculos no Polytheama tratam do consumo consciente de água para alunos da rede municipal

Tratando do desperdício de água e de suas consequências, a peça narra a conscientização ambiental pela qual passam os irmãos Tonico e Tinoco quando descobrem que a água do mundo acabou, inclusive para beber e para os cuidados preventivos à Covid19.

Published

on

Atualizado há

Crianças da rede municipal de Jundiaí assistem espetáculo sobre consumo de água
Foto: Prefeitura de Jundiaí

Na manhã desta quarta-feira (22) a peça “Acabou a água do mundo, e agora?”. Com tradução simultânea em Língua Brasileira de Sinais (libras), o espetáculo teatral infantil será apresentado em quatro sessões, também nesta quinta-feira (23), para um total de 800 alunos de diversas escolas da rede municipal de ensino. Tratando do desperdício de água e de suas consequências, a peça narra a conscientização ambiental pela qual passam os irmãos Tonico e Tinoco quando descobrem que a água do mundo acabou, inclusive para beber e para os cuidados preventivos à Covid19.

As irmãs gêmeas Marina e Rachel Franco, de dez anos, usam a água de forma consciente: além do banho rápido, elas desligam o chuveiro enquanto lavam o cabelo. Esse respeito com o meio ambiente as irmãs aprenderam em casa e nas aulas da professora Mileane Secatto do 5º ano na escola em que estudam, a Emeb Marcos Gasparian, no Centro. “Somente 3% de toda a água do mundo é potável, por isso precisamos economizar”, explicam, com o dado na ponta da língua.

O gestor da Unidade de Cultura, Marcelo Peroni, reforça a importância da atividade como formação a partir de uma atividade cultural. “Além de tratar de um tema importante e atual no contexto hídrico, a atividade é mais uma realização da plataforma de Educação e Cultura, oferecendo um espetáculo teatral em um de nossos equipamentos culturais para os alunos da rede municipal de ensino”

Para a gestora da Unidade de Educação, Vastí Ferrari Marques, o espetáculo ficará gravado na memória dos alunos. “A cultura, em suas diferentes artes, é muito importante no processo de aprendizagem dos estudantes. A vivência de ir ao Polytheama e assistir a um espetáculo de tão boa qualidade irá fazer parte da memória dos nossos meninos e meninas. O desemparedamento não é estar apenas fora da sala de aula e sim participar de atividades que tragam experiências significativas para as crianças”.

Os espetáculos são uma produção Rekriarte com co-produção da D’Color, e foram viabilizados pelo Programa de Ação Cultural (ProAC), da Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa, com patrocínio das empresas Continental Pneus e Usinagem JJ.

A diretora-geral da Rekriarte, Roberta Melo, explica a escolha pelo Município para a realização das apresentações. “Jundiaí é uma referência e exemplo no cuidado com a água e estão sediadas no Município as empresas patrocinadoras. E por se tratar de um projeto contemplado em lei de incentivo, prezamos sempre pelas apresentações para os alunos de escolas públicas”.

Jundiaí

Fundo Social de Jundiaí doa 400 ovos de Páscoa para instituições da cidade

Ação solidária contou com parceria da empresa Up Led e beneficiou crianças e adolescentes de quatro entidades assistenciais.

Published

on

O Fundo Social de Solidariedade de Jundiaí (Funss) promoveu uma Páscoa mais doce e acolhedora para centenas de crianças e adolescentes assistidos por instituições da cidade. Ao todo, 400 ovos de Páscoa foram doados para a Casa Transitória, Casa de Nazaré, Bom Pastor e Pastoral do Menor da Paróquia Santa Rita. A doação foi possível graças a uma parceria com…

Continue Reading

Jundiaí

Prefeitura de Jundiaí prepara servidores para aposentadoria com programa de apoio e planejamento

Iniciativa oferece apoio emocional, social e prático a quem está prestes a encerrar o ciclo profissional no serviço público.

Published

on

A Prefeitura de Jundiaí iniciou a 27ª edição do Programa de Pré-Aposentadoria, voltado aos servidores municipais que estão próximos de se aposentar. Desenvolvido pela Unidade de Gestão de Administração e Gestão de Pessoas (UGAGP), por meio da Divisão de Serviço Social, o programa tem como foco proporcionar uma transição mais tranquila e consciente para essa nova fase da vida. Os…

Continue Reading
Advertisement
Pular para o conteúdo