Evento on-line em Jundiaí marca o Dia Internacional Contra a Homofobia
Conecte-se conosco

Jundiaí

Evento on-line em Jundiaí marca o Dia Internacional Contra a Homofobia

Data marca a luta contra a discriminação dos homossexuais, transexuais e transgêneros

Publicado

em

Atualizado há

A Prefeitura de Jundiaí promove iniciativas para garantir direitos fundamentais de toda a comunidade (Foto: Reprodução)

O dia 17 de maio é considerado uma data para refletir sobre a importância do respeito à diversidade. Comemorado nesta segunda (17), o Dia Internacional Contra a Homofobia reforça a luta do movimento LGBTQIA+ (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transexuais, Queer, Intersexo, Assexual e o + para incluir outros grupos e variações de sexualidade e gênero) para a busca de igualdade e respeito.

Em Jundiaí, a Prefeitura, por meio do Núcleo de Articulação de Políticas Públicas, vinculado à Unidade de Gestão da Casa Civil, promove iniciativas para garantir direitos fundamentais de toda a comunidade, através de políticas públicas e discussões sobre o tema “Diversidade sexual” em palestras, simpósios e conferências. Essas ações estão interligadas à Assessoria de Políticas para Diversidade Sexual do município.

Segundo a assessora de Políticas para Diversidade Sexual, Kelly Cristina Galbieri, há projetos em andamento que atendem diretamente o segmento da Diversidade, dentre eles, o “O Amor Vence”, que reúnem familiares e responsáveis para orientação, e o “Primeiros Passos”, que promove o acolhimento de jovens e adultos LGBTQIA+, além do encaminhamento para atendimento médico, qualificação profissional e inserção no mercado de trabalho, entres outros.  Em função da pandemia de Covid19, tanto os encontros mensais promovidos dentro dos projetos, como o atendimento estão sendo feitos de maneira remota.

Assessora de Políticas para Diversidade Sexual, Kelly Cristina Galbieri (Foto: Arquivo Pessoal)

Para marcar a data, Kelly participa como convidada de uma live pela Editora In House, que reunirá autores jundiaienses da comunidade LGBTQIA +. A transmissão será às 19h30, nesta segunda (17), pelas redes sociais da editora.

Arte de divulgação do evento on-line (Foto: Divulgação/Editora In House)

Caso de homofobia

A homofobia é considerada como o medo, aversão, ou ódio irracional aos homossexuais, e, por extensão, a todas as pessoas que manifestem orientação sexual ou identidade de gênero diferente dos padrões heteronormativos, podendo refletir em casos de xingamentos, agressões físicas e morais.

Levantamento da Acontece Arte e Política LGBTI+ e Grupo Gay da Bahia divulgado sexta (14) registrou a ocorrência de 237 mortes violentas de LGBTs (lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais) em 2020 no Brasil. Foram 224 homicídios (94,5%) e 13 suicídios (5,5%).

Gil do Vigor

Na última semana, um caso de homofobia chamou atenção da mídia. O ex-participante do Big Brother Brasil, Gilberto Nogueira, foi convidado a conhecer o estádio do Sport, time do coração e, durante a visita, ele fez uma dança da sua famosa coreografia.  Momentos depois, um áudio de conselheiros do clube foi divulgado pelo WhatsApp. “Se ele tivesse feito essa dancinha na casa dele ou no bordel, eu não estava nem aí. Foi dentro da Ilha do Retiro, né rapaz? Isso é uma desmoralização! Isso é ausência de vergonha na cara. É isso que estamos vivendo. Não tem mais respeito por pai e filho”, disse o membro Flávio Koury.

Por causa da atitude de Flávio, o deputado Romero Albuquerque solicitou a expulsão do conselheiro do Sport e também uma reunião para tratar sobre o assunto. De acordo com Romero, a diversidade faz parte da democracia. “Pensamentos como os de Flávio Koury, não. O Sport fez 116 anos ontem, e nossa história é plural. O time é de brancos, negros, héteros, homossexuais, de todos. Isso construiu o maior do Nordeste”.

Gil do Vigor, do BBB21 (Foto: Reprodução/Instagram)

Logo após o ocorrido, Gil se manifestou nas redes e recebeu o apoio de diversas personalidades, como Pablo Vittar, Lula, Ciro Gomes, Juliette, Fiuk e Deborah Secco, entre outros.

Importante decisão

No Brasil, em 13 de junho de 2019, a Justiça deu um passo histórico na luta contra a LGBTfobia. Por oito votos a três, o Supremo Tribunal Federal (STF) aprovou a criminalização da homofobia e da transfobia no país. Com a decisão, atos preconceituosos contra homossexuais e transexuais passaram a configurar crime com pena de um a três anos, além da aplicação de multa.

Origem da data

A criação da data foi em decorrência do marco ocorrido em 17 de maio de 1990, em que a Organização Mundial da Saúde (OMS) retirou a homossexualidade da classificação estatística internacional de doenças e problemas relacionados à saúde. No Brasil, esta data está incluída no calendário oficial do país desde 2010.

Jundiaí

Em homenagem à voluntária do HSV, nova imagem de São Vicente é inaugurada

A peça foi confeccionada e doada pela artista jundiaense, Marcia da Silva Zuccoli

Publicado

em

Por

Emocionada, Alair agradece a homenagem e compartilha momento ao lado de colaboradores e familiares. Foto: HSV

Na última segunda-feira (25), uma homenagem transformou a tarde de Alair da Silva Sanchez, há 11 anos voluntária no Hospital de Caridade São Vicente de Paulo (HSV), em uma festa inesperada. A fim de celebrar toda a devoção e o amor empregados pela voluntária à Instituição, um novo painel em mosaico com a imagem do santo padroeiro da unidade, São…

Continuar lendo

Jundiaí

Fios Encantados abre inscrição para novas voluntárias

A instituição sem fins lucrativos confecciona toucas e perucas lúdicas infantis, além de almofadas de coração para mulheres mastectomizadas. Veja como ser voluntária.

Publicado

em

Por

Para se inscrever é preciso ter a partir de 18 anos, ter disponibilidade e comprometimento (Foto: Divulgação/Fios Encantados)

A Associação Beneficente Fios Encantados está com inscrições abertas para novas voluntárias. A instituição sem fins lucrativos confecciona toucas e perucas lúdicas infantis, além de almofadas de coração para mulheres mastectomizadas. Para se inscrever, é preciso ter a partir de 18 anos, disponibilidade e comprometimento. As inscrições vão até o dia 31 de março. Basta entrar em contato no número…

Continuar lendo

Jundiaí

Saúde de Jundiaí mantém duas UBSs abertas nesta quinta (28) para vacinação contra gripe

Além da população a partir de 70 anos, a cidade antecipou a campanha e iniciará a aplicação nos idosos com 60 anos ou mais

Publicado

em

Por

Aplicação de vacina contra gripe será restrita às pessoas com 70 anos ou mais. Foto: Prefeitura de Jundiaí

A Prefeitura de Jundiaí vai manter nesta quinta-feira (28) duas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) abertas para vacinar contra Influenza (gripe). Além da população a partir de 70 anos, a cidade antecipou a campanha e iniciará a aplicação nos idosos com 60 anos ou mais. Das 8h às 12h, estarão disponíveis a UBS Colônia, localizada na rua Professora Benedita Siqueira…

Continuar lendo

Jundiaí

Três UBSs de Jundiaí atenderão pessoas com sintomas de dengue no feriado

Os principais sintomas da dengue são febre, dor de cabeça, dores no corpo e articulações, manchas na pele, dor nos olhos, fraqueza e vômito. 

Publicado

em

Por

mosquito da dengue
Saiba onde buscar atendimento na cidade (Foto: Canva)

Durante o ponto facultativo, nesta quinta-feira (28), e do feriado de Sexta-feira Santa (29), Jundiaí manterá três Unidades Básicas de Saúde (UBSs) abertas para atendimento exclusivo às pessoas com sintomas de dengue. Assim, das 8h às 17h, a população poderá se dirigir à Nova UBS Jardim do Lago, UBS Tamoio e à UBS Ivoturucaia. De acordo com a diretora do…

Continuar lendo

Jundiaí

Infâncias é tema de encontro de Jundiaí com Fundação José Luiz Egydio Setúbal (FJLES)

A instituição trabalha com projetos em eixos como alimentação saudável, saúde e desenvolvimento

Publicado

em

Por

Encontro com Fundação e gestores teve como tema as políticas públicas para a infância. Foto: Prefeitura de Jundiaí

Conhecer as políticas públicas para a infância e suas aplicações, em Jundiaí, Cidade das Crianças, foi o tema de encontro realizado na tarde de segunda-feira (25), no gabinete do Prefeito Luiz Fernando Machado, no Paço Municipal, com integrantes da Fundação José Luiz Egydio Setúbal (FJLES) e Instituto PENSI – Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil. As instituições trabalham com o…

Continuar lendo
Publicidade