Faculdade de Medicina inaugura Centro de Simulação com bonecos que imitam pacientes
Conecte-se conosco

Jundiaí

Faculdade de Medicina inaugura Centro de Simulação com bonecos que imitam pacientes

Alunos poderão simular cirurgias, partos, atendimento domiciliar e ambulatorial

Publicado

em

Atualizado há

Membros da FMJ em sala de simulação
Manequins ajudarão estudantes a simular dia a dia na profissão. (Foto: FMJ)

Alunos da Faculdade de Medicina de Jundiaí, a FMJ, vão testar práticas clínicas e cirúrgicas em um novo ambiente. Mais amplo e aparamentado, o “Centro de Habilidades e Simulação Realística Multiprofissional e Multidisciplinar”, inaugurado no sábado (23), vai permitir que os estudantes se preparem para atender pacientes humanos.

Na sala, com manequins que imitam pacientes, expressam sons, movimentam e sintomas, os alunos de Medicina, sob orientação dos professores vão fazer cirurgias, partos e atendimentos de emergência, além de consultas, domiciliares ou ambulatoriais, com ou sem acompanhante.

“É um preparativo. São ambientes diferentes daqueles vivenciados nas salas de aula, que trazem situações práticas”, afirma o Prof. Dr. Edmir Lourenço. “Essa abordagem também envolve a humanização, que já faz parte da nossa diretriz curricular”, completa.

Leitos com manequim em maca

Alunos de Medicina testarão procedimentos cirúrgicos e partos em bonecos que simulam situações reais. (Foto: FMJ)

De acordo com o professor, o espaço poderá ser utilizado por alunos do 1º ou 6º ano do curso e para treinamentos externos, para treinamento de profissionais de saúde.

“Desenvolvemos uma ligação com o anfiteatro, assim, as atividades do Centro podem ser transmitidas, em tempo real, a mais de 60 pessoas”, destaca Dr. Edmir.

Segundo a prof. Dra. Flávia Lilalva, coordenadora do centro, o objetivo é contribuir para a formação dos futuros médicos. “A expectativa é que a geração de profissionais tenha uma formação humanizada e de excelência, em diferentes níveis de aprendizado, baseada na pesquisa, no conhecimento científico e no aprimoramento de habilidades técnicas”, explica.

“A vivência da simulação é transformadora. Permite que o estudante se desenvolva, sem ter praticado ainda diretamente em seres humanos, enfatizando a imprescindível inclusão da humanização na prestação de serviços de saúde”, finaliza Edmir Lourenço.

Manequins com partes do corpo humano

Centro de Simulação, mais amplo e equipado, foi inaugurado no sábado (23). (Foto: FMJ)

Jundiaí

Empresários da região de Jundiaí conhecem projeto para Incentivo ao Esporte

“Hoje nosso esporte conta com 6.357 pessoas inscritas em suas atividades, desde crianças a pessoas da melhor idade”, explicou o gestor de Esportes e Lazer, Luís Claudio Tarallo.

Publicado

em

Por

Gestor de Esporte e Lazer, Luís Claudio Tarallo, durante encontro com empresários no Paço Municipal (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Na manhã desta quinta-feira (18), o Paço Municipal de Jundiaí recebeu um grupo de empresários para conhecer a Lei de Incentivo ao Esporte (nº 11.438/06). Essa lei permite que a gestão municipal aplique recursos provenientes de renúncia fiscal em projetos das diversas manifestações desportivas e paradesportivas. Ao todo, mais de 20 empresas estiveram representadas. A iniciativa foi da Unidade de…

Continuar lendo

Jundiaí

JundiaíShopping entrega 8,5 toneladas de alimentos ao Fundo Social de Jundiaí

Iniciativa é fruto da campanha de Natal realizada pelo shopping em 2023, que doou R$ 0,10 a cada nota fiscal cadastrada na promoção.

Publicado

em

Por

Guillermo Bloj, superintendente do JundiaíShopping, explica que a iniciativa apoia projetos sociais locais e beneficia famílias em situação de vulnerabilidade (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

O JundiaíShopping entregou mais de 8,5 toneladas de alimentos ao Fundo Social de Solidariedade de Jundiaí. A doação é fruto da campanha Arrecadômetro de Natal. Pelo terceiro ano consecutivo, as notas fiscais cadastradas pelos clientes na promoção de Natal do JundiaíShopping viraram solidariedade. Guillermo Bloj, superintendente do JundiaíShopping, explica que a iniciativa tem como objetivo apoiar projetos sociais locais e…

Continuar lendo

Jundiaí

Dengue: pacientes precisam evitar a circulação para conter a transmissão

Além de fundamental para o restabelecimento da saúde, evita-se com que outras pessoas acabem infectadas com o vírus

Publicado

em

Por

A Prefeitura de Jundiaí orienta sobre a necessidade de pacientes diagnosticados com dengue evitarem a circulação, respeitando o período atestado pelo médico. Além de fundamental para o restabelecimento da saúde, evita-se com que outras pessoas acabem infectadas com o vírus. O Munícipio acumula 6.695 casos da doença, conforme Boletim de Arboviroses de quarta-feira (17). A dengue é uma doença infecciosa aguda, transmitida…

Continuar lendo

Jundiaí

Evasoft inicia parceria com Prefeitura de Jundiaí para qualificação e emprego

A empresa e a gestão municipal realizarão um mapeamento de beneficiários do Bolsa Família e da base de dados do Jundiaí Empreendedora para o preenchimento das vagas de emprego.

Publicado

em

Por

O CEO da Evasoft se encontrou com servidores de Jundiaí no CRAS Sul, no Jardim Santa Gertrudes (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Nesta semana, o CEO e proprietário da empresa Evasoft, Luis Eduardo Moehlecke, se reuniu com servidores da Prefeitura de Jundiaí. Pela Rede Jundiaí de Cooperação, o encontro marcou a parceria para formação de mão de obra qualificada e futura contratação de novos funcionários. “Como a planta da Evasoft, em Jundiaí, está na região do Jardim Santa Gertrudes, nós queremos privilegiar…

Continuar lendo

Jundiaí

Combate à dengue em Jundiaí entra na pauta dos ‘Conselhinhos’ de escolas municipais

Os alunos participaram de uma reunião com o gestor de Saúde (UGPS), Tiago Texera, para falar das medidas de prevenção necessárias contra a dengue e mais.

Publicado

em

Por

Na Emeb Anna Rita, os alunos se reuniram na horta escolar para participar de um encontro virtual com os gestores da Prefeitura de Jundiaí (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Representantes dos “Conselhinhos” das escolas municipais de Jundiaí levaram a pauta de combate à dengue para uma reunião com a gestora de Educação, Vastí Ferrari Marques. Assim, os alunos participaram de encontros online com a participação especial do gestor de Promoção da Saúde (UGPS), Tiago Texera. Na reunião, tratam de medidas de prevenção, o ciclo de reprodução do mosquito Aedes…

Continuar lendo
Publicidade