Connect with us

Jundiaí

Família de jovem piauiense autoriza doação de órgãos através do Hospital São Vicente

A ação deve mudar a vida de pelo menos quatro pacientes que esperam na lista por transplante.

Published

on

Atualizado há

Captação de órgãos no Hospital São Vicente
Foto: Hospital São Vicente

Na tarde desta sexta-feira (17), a equipe do Hospital São Vicente realizou mais uma captação de múltiplos órgãos. Desta vez a família de um jovem de 32 anos autorizou a doação. O paciente, natural de Amarante, no Piauí, residia na cidade de Louveira. Após constatação de morte encefálica, a Comissão Intra Hospitalar de Transplante (CIHT-HSV) conversou com a família. Segundo os familiares, em vida o desejo do jovem era de ser doador.

De acordo com o hospital, o gesto irá mudar a vida de pelo menos quatro pacientes que aguardam na fila por um transplante. Os pulmões esquerdo e direito seguiram para o Hospital Albert Einstein, em São Paulo. Enquanto isso, os rins e a córnea direita seguiram para o Hospital de Clínicas da Unicamp, em Campinas. Já a córnea esquerda seguiu para o Conjunto Hospitalar de Sorocaba.

Desejo de doar

A prima do paciente, Francisca Silva de Souza, e a amiga, Isabel Alves, reforçam o desejo de ser doador que o jovem já havia demonstrado. “Ele sempre disse que se algo acontecesse, que ele doaria seus órgãos. Agora, apesar de ser um momento triste, nós sabemos que um pouquinho dele estará vivo em outras pessoas, de certo modo isso nos conforta um pouco”, diz a prima.

Devido ao tempo de isquemia – período em que um órgão pode resistir entre a captação e o transplante em outro paciente – os pulmões foram os primeiros a serem captados. Este órgão se mantêm em boas condições para o transplante pelo período de 4 a 6 horas. Seguido dos rins, cujo tempo é de 48 horas e córneas, com tempo de sete dias.

Essa é a segunda captação de órgãos deste ano. A primeira ocorreu no dia 03 de janeiro. Na ocasião, realizaram a captação de um fígado, destinado a salvar uma vida no Hospital Alemão Oswald Cruz, em São Paulo. 

Captação de órgãos no Hospital São Vicente
Foto: Hospital São Vicente

No ano passado, com o auxílio da equipe do HSV, realizaram 10 captações de órgãos, totalizando 51 órgãos doados a pacientes à espera de um transplante. A enfermeira coordenadora do CIHT, Thais Fernanda da Rocha Santos, reforça que apenas a família pode consentir a doação. Portanto, é essencial tratar o assunto com naturalidade, permitindo que a família, ao se deparar com a perda de um ente querido, possa tomar a decisão mais acertada para o momento.

Jundiaí

Operação Tapa Buraco: Jundiaí fecha 100 buracos por dia pela cidade

Este trabalho é uma resposta à demanda da população no canal 156, que acumulava cerca de 1.500 solicitações pendentes desde o ano passado.

Published

on

A Prefeitura de Jundiaí, por meio do Departamento de Zeladoria e Conservação, está intensificando os trabalhos de manutenção viária na cidade para melhorar a qualidade das vias públicas e garantir mais segurança e mobilidade para os cidadãos. A ação faz parte de um esforço contínuo que envolve as equipes da Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP), responsáveis…

Continue Reading

Jundiaí

Jundiaí tem mais de 900 casos de dengue; Novo Horizonte lidera com mais ocorrências

Veja onde procurar atendimento em Jundiaí e orientações de como se prevenir.

Published

on

De acordo com o último Boletim de Arboviroses, disponibilizado pela Prefeitura de Jundiaí, o município já acumula 953 casos confirmados de dengue neste ano. Os bairros com maior número de ocorrências são: Novo Horizonte: 171 casos. Residencial Jundiaí: 169 casos. Almerinda Chaves: 93 casos. Alvorada: 35 casos. Jardim Tamoio: 28 casos. Para combater e controlar a dengue em todas as…

Continue Reading
Pular para o conteúdo