Família de jovem piauiense autoriza doação de órgãos através do Hospital São Vicente
Conecte-se conosco

Jundiaí

Família de jovem piauiense autoriza doação de órgãos através do Hospital São Vicente

A ação deve mudar a vida de pelo menos quatro pacientes que esperam na lista por transplante.

Publicado

em

Atualizado há

Captação de órgãos no Hospital São Vicente
Essa é a segunda captação de órgãos deste ano (Foto: Hospital São Vicente de Paulo)

Na tarde desta sexta-feira (17), a equipe do Hospital São Vicente realizou mais uma captação de múltiplos órgãos. Desta vez a família de um jovem de 32 anos autorizou a doação. O paciente, natural de Amarante, no Piauí, residia na cidade de Louveira. Após constatação de morte encefálica, a Comissão Intra Hospitalar de Transplante (CIHT-HSV) conversou com a família. Segundo os familiares, em vida o desejo do jovem era de ser doador.

De acordo com o hospital, o gesto irá mudar a vida de pelo menos quatro pacientes que aguardam na fila por um transplante. Os pulmões esquerdo e direito seguiram para o Hospital Albert Einstein, em São Paulo. Enquanto isso, os rins e a córnea direita seguiram para o Hospital de Clínicas da Unicamp, em Campinas. Já a córnea esquerda seguiu para o Conjunto Hospitalar de Sorocaba.

Desejo de doar

A prima do paciente, Francisca Silva de Souza, e a amiga, Isabel Alves, reforçam o desejo de ser doador que o jovem já havia demonstrado. “Ele sempre disse que se algo acontecesse, que ele doaria seus órgãos. Agora, apesar de ser um momento triste, nós sabemos que um pouquinho dele estará vivo em outras pessoas, de certo modo isso nos conforta um pouco”, diz a prima.

Devido ao tempo de isquemia – período em que um órgão pode resistir entre a captação e o transplante em outro paciente – os pulmões foram os primeiros a serem captados. Este órgão se mantêm em boas condições para o transplante pelo período de 4 a 6 horas. Seguido dos rins, cujo tempo é de 48 horas e córneas, com tempo de sete dias.

Essa é a segunda captação de órgãos deste ano. A primeira ocorreu no dia 03 de janeiro. Na ocasião, realizaram a captação de um fígado, destinado a salvar uma vida no Hospital Alemão Oswald Cruz, em São Paulo. 

Captação de órgãos no Hospital São Vicente
Foto: Hospital São Vicente

No ano passado, com o auxílio da equipe do HSV, realizaram 10 captações de órgãos, totalizando 51 órgãos doados a pacientes à espera de um transplante. A enfermeira coordenadora do CIHT, Thais Fernanda da Rocha Santos, reforça que apenas a família pode consentir a doação. Portanto, é essencial tratar o assunto com naturalidade, permitindo que a família, ao se deparar com a perda de um ente querido, possa tomar a decisão mais acertada para o momento.

Jundiaí

Última chance para empreendedores participarem da 6ª FENS em Jundiaí

Descubra como participar deste evento imperdível, fortalecer seu negócio e fazer networking com outros empreendedores em Jundiaí.

Publicado

em

Visitantes exploram estandes na 5ª Feira do Empreendedor, Negócios e Serviços (FENS) em Jundiaí, destacando inovação e oportunidades de negócios.
Empreendedores se conectam e apresentam seus negócios na última edição da FENS, um evento que fortalece o comércio local e fomenta oportunidades. (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Inscrições abertas para a maior feira de negócios da região Empreendedores de Jundiaí têm até o dia 28 de maio para garantir sua participação na sexta edição da FENS – Feira do Empreendedor, Negócios e Serviços. O evento, totalmente gratuito, oferece uma oportunidade única para apresentar produtos, serviços e fazer networking com outros empreendedores da região. Evento gratuito com apoio…

Continuar lendo

Jundiaí

Jundiaí Feito à Mão fortalece o artesanato local com nova curadoria profissional

A Mestra Artesã Cleide Toledo assume a curadoria, trazendo mais visibilidade e oportunidades aos artesãos de Jundiaí.

Publicado

em

Reunião de pequenos empreendedores no auditório de Jundiaí para discutir o projeto "Jundiaí Feito à Mão", promovendo artesanato local.
Eduardo Alvarez, gestor da UGAAT, apresenta a Mestra Artesã Cleide Toledo aos artesãos do Jundiaí Feito à Mão (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Nova curadoria valoriza e fortalece o artesanato em Jundiaí Em uma reunião realizada no auditório do Fundo Social de Solidariedade, foi anunciada a nova curadoria do programa Jundiaí Feito à Mão. A renomada Mestra Artesã Cleide Toledo, em parceria com o Galpão Criativo, assume a responsabilidade de selecionar novos artesãos para o programa, visando fortalecer ainda mais o artesanato local.…

Continuar lendo

Jundiaí

Doações para crianças do RS: Jundiaí recebe brinquedos, livros e roupas até dia 29

Saiba como contribuir com brinquedos e livros para as vítimas infantis das enchentes gaúchas.

Publicado

em

Voluntárias do Fundo Social de Jundiaí organizam brinquedos doados para crianças afetadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul.
Fantasias infantis, livros, brinquedos, descartáveis e roupas íntimas novas são triadas pela equipe de voluntários (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Jundiaí, a Cidade das Crianças, abraça a solidariedade e arrecada doações para as crianças afetadas pelas inundações no Rio Grande do Sul. Até o dia 29 de maio, a cidade recebe itens como brinquedos, livros, roupas íntimas infantis e descartáveis, que serão destinados aos pequenos de Canoas e Colinas. Escolas Municipais engajadas na campanha de doação para o RS As…

Continuar lendo

Jundiaí

Saúde Ambiental de Jundiaí identifica morcego positivo para raiva

O animal foi encontrado no interior de uma residência no bairro Ivoturucaia, e pode ter tido contato com três gatos que estavam no local.

Publicado

em

Jundiaí identifica morcego positivo para raiva, foto mostra o animal sendo manuseado com pinças em laboratório.
Confira as orientações das autoridades (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A equipe de Vigilância em Saúde Ambiental (VISAM) de Jundiaí identificou, nesta sexta-feira (24), um morcego positivo para a raiva no bairro Ivoturucaia. O animal, um insetívoro, estava vivo no interior de uma residência e pode ter tido contato com três gatos que estavam no local. Felizmente, os felinos já estavam vacinados contra a doença e não houve nenhum caso…

Continuar lendo

Jundiaí

Investimentos no Porto de Santos irão gerar empregos e desenvolvimento para Jundiaí

O Terminal Intermodal Jundiaí (TIJU) passará a ser um REDEX – Recinto Especial para Despacho Aduaneiro de Exportação, facilitando as exportações das empresas da região.

Publicado

em

Visão aérea do terminal logístico ferroviário de Jundiaí
Foto: Prefeitura de Jundiaí

O Porto de Santos, o maior da América Latina e um dos principais do mundo, terá um aporte de R$ 10,6 bilhões em investimentos nos próximos cinco anos - e este plano impactará o Terminal Intermodal Jundiaí (TIJU). O plano prevê doze projetos estratégicos que visam aumentar a capacidade e a eficiência do porto, além de reduzir o impacto ambiental…

Continuar lendo
Publicidade