Gestores discutem primeiros passos da implantação do Trem Intercidades na região
Connect with us

Jundiaí

Gestores discutem primeiros passos da implantação do Trem Intercidades na região

Pelo TIC, projeta-se que o deslocamento de São Paulo a Jundiaí dure 30 minutos, e da capital até Campinas, uma hora

Published

on

Gestores discutem primeiros passos da implantação do Trem Intercidades na região (Foto: Arquivo Tribuna de Jundiaí)

Nesta quinta-feira (10), representantes da Aglomeração Urbana de Jundiaí (AUJ), da Secretaria de Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo e da Companhia de Trens Metropolitanos (CPTM) se reuniram para falar sobre a implantação dos trens intercidades. 

Uma das linhas é um TIC (Transporte Intercidades), com trilhos a serem construídos, trens novos e confortáveis, três paradas previstas – São Paulo (Barra Funda), Jundiaí e Campinas – e 102 km de extensão. 

Já a outra envolve veículos de serviço parador (trem convencional), ligará Jundiaí a Louveira, Vinhedo e Valinhos, estará integrada à linha 7 Rubi, da CPTM, em Francisco Morato, e terá 65 km e nove paradas.

As novidades fazem parte de um projeto de Parceria Público-Privada (PPP) encabeçado pelo Governo do Estado de São Paulo. O total estimado de investimentos nas novas linhas é de R$ 7 bilhões e a concessão será por um período de 30 anos. Pelo TIC, projeta-se que o deslocamento de São Paulo a Jundiaí dure 30 minutos e o da Capital a Campinas, uma hora.

O encontro desta quinta aconteceu no Paço Municipal e reuniu os gestores José Antonio Parimoschi (Governo e Finanças), Adilson Rosa (Infraestrutura e Serviços Públicos), Silvestre Ribeiro (Mobilidade e Transporte) e Sylvia Angelini (interina da Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente), além de técnicos de todas as unidades, do secretário-executivo da pasta estadual, Paulo Galli, e do presidente da CPTM, Pedro Moro.

Segundo Parimoschi, na reunião inicial do grupo houve a apresentação do projeto de PPP ao prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado, no dia 19 de setembro deste ano. 

“Trata-se de uma proposta estruturante e importantíssima para nossa cidade. Se viabilizada, será um modal extremamente econômico e que trará muitas potencialidades para a Região”, revelou. 

O gestor de Governo também lembrou que Jundiaí possui um projeto de revitalização do Rio Jundiaí que vai agregar à proposta dos trens, dos pontos de vista ambiental e de valor econômico. 

“Não posso deixar de citar a revitalização do Complexo Fepasa, uma das diretrizes do prefeito Luiz Fernando. Parte da área do Complexo pode abrigar a oficina do TIC. Esta PPP tem que entrar e ficar na nossa cidade, com todas as conexões necessárias”, ressaltou.

Diretrizes

O secretário-executivo da Secretaria de Transportes Metropolitanos de São Paulo, Paulo Galli, disse que o investimento nas duas linhas de trem que servirão Jundiaí integra o conjunto de diretrizes do governador paulista João Doria para melhorar a mobilidade no estado. 

“Em fevereiro de 2020, devemos realizar uma audiência pública para apresentar o projeto. O contato constante e o apoio dos municípios são fundamentais para que tornemos estas linhas realidades. Dentro do trâmite normal do projeto, o edital será aberto em maio ou junho do ano que vem, se estendendo até outubro. Já as obras devem ter início em janeiro de 2021”, previu Paulo Galli.

O gestor da Unidade de Mobilidade e Transporte (UGMT) de Jundiaí, Silvestre Ribeiro, adiantou que a participação de todas as áreas da Administração da cidade será indispensável para agilizar a tramitação do projeto. 

“Devemos fazer o possível para reduzir os prazos e identificar as interferências que possam existir, no sentido de abrir caminho para viabilizar a PPP. Temos todo interesse nisso, a começar pela identificação dos pontos de integração das linhas e a avaliação do tempo de viagem das pessoas”, contou.

Silvestre Ribeiro utiliza mapa durante reunião que discutiu PPP (Foto: Reprodução/Prefeitura de Jundiaí)

Além disso, Silvestre acrescentou que junto à implantação surgirá empego, aumento no turismo e redução do deslocamento de pessoas, ou seja, o número de acidentes e poluição no ar também serão reduzidos. 

 

Jundiaí

Em parceria com McDonald’s, Jundiaí beneficia mais de 2.800 crianças com o projeto ‘Mc Tour’

Promovido pela Prefeitura de Jundiaí, através do Funss, e com apoio da DAE Jundiaí, da FUMAS e McDonald’s, o Mc Tour visa proporcionar momentos inesquecíveis.

Published

on

Crianças no Mc Donald´s, através do projeto Mc Tour
Foto: Prefeitura de Jundiaí

Desde seu início em 2017, o Mc Tour tem sido uma iniciativa que combina solidariedade, inclusão e educação. Realizado quinzenalmente em Jundiaí, o projeto já atendeu mais de 2.800 crianças em situação de vulnerabilidade social. Promovido pela Prefeitura de Jundiaí, através do Fundo Social de Solidariedade (Funss), e com apoio da DAE Jundiaí, da Fundação Municipal de Ação Social (FUMAS)…

Continue Reading

Jundiaí

Festival anual da Casa da Fonte reúne 200 alunos em espetáculo gratuito em Jundiaí

O evento, que ocorre às 19h30 na EMEB Ivo de Bona, reúne apresentações artísticas e esportiva para comemorar o projeto na vida de crianças e adolescentes.

Published

on

Apresentação do festival da Casa da Fonte
Foto: Divulgação

A Casa da Fonte, projeto socioeducacional mantido pela Companhia Saneamento de Jundiaí (CSJ), realiza nesta quinta-feira (12) seu tradicional festival anual com o tema "Casa da Fonte: Nossa História". O evento, marcado para às 19h30 na EMEB Ivo de Bona, terá apresentações de dança, arte, esporte e muita alegria. Gratuito e aberto ao público, o festival conta com a participação…

Continue Reading

Jundiaí

Jundiaí é premiada pela OPAS com ação da Clínica da Família Hortolândia

A entrega do prêmio está marcada para o próximo dia 17.

Published

on

Médica de Jundiaí durante apresentação.
O trabalho foi apresentado pela Dra. Tatiane, médica do serviço (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

O município de Jundiaí (SP) foi reconhecido com o terceiro lugar no Prêmio Atenção Primária Forte: Caminho para a Saúde Universal, promovido pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e pelo Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS). A entrega do prêmio está marcada para o próximo dia 17. O projeto premiado, intitulado “O Sucesso da Transdisciplinaridade e na Redução…

Continue Reading
Advertisement
Skip to content