Equipe do Hospital São Vicente

Criado em setembro de 2023 para aprimorar o acolhimento, a jornada e a experiência do paciente, o programa “HSV Acolhe” do Hospital São Vicente, comemora um ano e implementa novas medidas para otimizar ainda mais o atendimento.

A equipe do programa, composta por 10 colaboradoras, atua nos Prontos Atendimentos Central, Adulto e de Ortopedia, auxiliando, esclarecendo dúvidas e direcionando os pacientes desde a entrada até a saída das unidades.

Com um atendimento humanizado e sorriso no rosto, as colaboradoras garantem um ambiente acolhedor e contribuem para a satisfação dos pacientes. A nova identificação visual, com uniforme cinza e detalhes em azul, facilita o reconhecimento das profissionais e reforça a padronização e o alinhamento da instituição.

“A iniciativa funciona como mediação entre o paciente e a equipe assistencial, garantindo agilidade no atendimento e reforçando a humanização”, explica a psicóloga responsável, Bianca do Prado. “O paciente sai com todos os encaminhamentos e documentos para dar continuidade ao seu tratamento”, completa.

A equipe do “HSV Acolhe” atua todos os dias, das 7h às 17h nos prontos-socorros e 24h no PAC. “Saber como foi a experiência dos pacientes é fundamental”, informa a coordenadora do Núcleo de Experiência do Paciente do Hospital São Vicente, Caroline Alves Vieira. “As colaboradoras foram selecionadas para que o acolhimento favoreça a organização, a escuta e a comunicação efetiva”, complementa.

Equipe do Hospital São Vicente
Foto: Hospital São Vicente

Paciente no centro do cuidado no Hospital São Vicente

Com o paciente no centro do cuidado, o Hospital São Vicente busca aprimorar continuamente seus serviços. A Ouvidoria, canal oficial para registro de elogios, sugestões e solicitações, funciona de segunda a domingo, das 7h às 19h, presencialmente ou pelos telefones (11) 4583-8264, (11) 4583-8292 e (11) 4583-8242, de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.

A Pesquisa de Satisfação Pós Alta é outra ferramenta importante para avaliar os serviços prestados. Os pacientes internados no HSV a recebem após 24h e 48h de internação, enquanto os pacientes dos PAs a recebem após a alta.

“Nosso trabalho é pautado na humanização e no respeito aos pacientes”, ressalta o superintendente, Matheus Gomes. “Os investimentos em estrutura, equipamentos, capacitações e na participação dos pacientes nas Pesquisas de Satisfação visam garantir acesso à saúde de qualidade e identificar oportunidades de melhoria”, finaliza.

[tdj-leia-tambem]